Como limpar a trufa

- Energía Kcal 31
- Carboidratos g 0.7
- dos quais açúcares g 0.7
- Proteína g 6
- Gorduras g 0.5
- das quais gorduras saturadas g 0.11
- Fibra g 8.5
- Sódio mg 55
- Dificuldade: Muito fácil
- Tempo de preparação: 10 min
- Porção: 10
- Custo: Alto
APRESENTAÇÃO
A trufa, "mágica escultura da terra" para usar uma poética descrição de Alessandro Haber, é um fungo subterrâneo do qual existem, apenas na Europa, mais de trinta espécies diferentes. Seu nome deriva do latim tardio "terrae tufer" ("tuber" em latim clássico) que significa "excrescência de terra", justamente para lembrar sua forma irregular particular. É um produto muito apreciado que se distingue em dois tipos principais: a trufa negra, também chamada de trufa de Norcia, e a mais preciosa trufa branca, conhecida como trufa de Alba ou piemontesa. As duas espécies devem ser tratadas diferentemente na cozinha: para limpar a trufa branca usa-se apenas uma escova de cerdas macias, enquanto durante a limpeza a trufa negra pode ser passada também em água fria. A variedade branca, além disso, deve ser utilizada "ralada" sem cozimento, predominantemente em pratos frios ou crus, para preservar todo o aroma e o leve sabor de avelã; ao contrário, a trufa negra pode ser adicionada aos pratos durante o cozimento, no final. A trufa combina perfeitamente com pratos de sabor delicado como ovos pochê ou fritos, fettuccine, risotos, ravioli, recheios para legumes como no caso das cebolas, a carne de Fassona picada à faca ou um saboroso prato à base de filé. Aqui está como limpar a trufa e como conservá-la corretamente!
- INGREDIENTES
- Trufas 40 g
Como limpar a trufa

Para conservar a trufa que você comprou ou que lhe foi presenteada, você pode mantê-la alguns dias fechada em um pote de vidro, perfeitamente limpo e seco. Para conservar toda a sua fragrância é necessário manter um grau de umidade correto em seu interior. Para isso, é aconselhável envolvê-la, ainda não lavada, com gaze seca e limpa 1, ou com papel de cozinha ou um pedaço de pano sem cheiros de sabão. O importante é que seja envolvida com um material respirável que permita a troca de oxigênio. Coloque-a então em um pote de vidro seco e limpo 2, feche a tampa 3 e guarde o pote em um lugar fresco, até mesmo na prateleira menos fria da geladeira, por cerca de uma semana.

Quando chegar a hora de usar a trufa nas suas preparações, se for a negra, enxágue-a em água corrente fria para eliminar o excesso de terra 4 e limpe-a cuidadosamente removendo todas as impurezas usando uma escova de cerdas semiduras (se for trufa branca, você pode usar uma escova ou pincel de cerdas muito macias) 5. Feito isso, a trufa estará pronta para ser fatiada finamente com o cortador de trufas apropriado 6, para temperar pratos principais, ovos ou aromatizar tenros filés!