Como limpar as favas

- sem glúten
- Sem lactose
- Vegetariano
- Light
- Energía Kcal 105
- Carboidratos g 10.9
- dos quais açúcares g 1
- Proteína g 14
- Gorduras g 0.5
- das quais gorduras saturadas g 0.08
- Fibra g 13.3
- Sódio mg 47
- Dificuldade: Muito fácil
- Tempo de preparação: 20 min
- Custo: Baixo
APRESENTAÇÃO
Nesta seção da nossa Escola de Culinária, vamos descobrir como limpar e conservar as favas, excelentes leguminosas da estação, para usar em várias receitas! Com o termo favas referimo-nos tanto às plantas como às suas sementes. A planta apresenta-se com um caule que pode chegar até 1 metro de altura e produz vagens recheadas com pequenas sementes ovais e achatadas. As favas são encontradas no comércio principalmente no período da primavera-verão, de março a julho. Existem diferentes variedades de favas, a fava mais comum é a Baggiana com a vagem curta e larga e sementes grandes e achatadas, outras variedades existentes são: a Reina Mora caracterizada por um grão arroxeado, a Aguadulce Supersimonia com vagens longas e sementes grandes de sabor delicado e cor verde brilhante e a Superaguadulce que tem sementes grandes de cor verde clara. No momento da compra, as favas frescas podem ser reconhecidas pela vagem intacta e firme. As favas podem ser consumidas cruas se forem frescas ou podem ser salteadas na frigideira, fervidas e reduzidas a purê. A seguir, você encontrará todas as instruções para limpar e conservar as favas.
- INGREDIENTES
- Grãos de fava 1 kg - (tipo Baggiana)
Como limpar as favas

No comércio, você também encontra as favas secas, além das favas frescas. Existem dois tipos: favas secas com a casca ou favas secas descascadas, ou seja, sem a casca externa 1. A diferença entre as duas é o tempo de molho necessário antes do cozimento: 16-18 horas para as favas secas com casca, 8-10 horas para as favas descascadas. Limpar as favas frescas 2 é um procedimento muito simples, mas ao mesmo tempo muito demorado, pois as favas precisam ser descascadas e limpas uma a uma. Para descascar as favas, destaque uma das duas extremidades da vagem 3.

Divida a vagem ao meio 4, abrindo as duas extremidades e abrindo-a completamente, extraia as sementes deslizando o polegar ao longo da parte interna da vagem 5 e recolha as sementes em uma tigela 6.

Elimine a excrescência que cobre a semente da fava fazendo uma leve pressão com os dedos 7. Só depois de remover a excrescência você poderá saber se as favas estão frescas ou não. De fato, se sob a excrescência a cor for clara, significa que a fava é fresca do dia. Se, por outro lado, a cor for preta, significará que as favas foram colhidas há alguns dias e, portanto, é necessário remover a fina camada de pele que envolve as sementes. Com os dedos, faça uma leve pressão na casca ou faça um pequeno corte com uma faquinha e retire a película externa da fava 8. Neste ponto, suas favas estão prontas 9 para serem consumidas cruas ou para serem cozidas.