Como limpar as favas

/5

APRESENTAÇÃO

Nesta seção da nossa Escola de Culinária, vamos descobrir como limpar e conservar as favas, excelentes leguminosas da estação, para usar em várias receitas! Com o termo favas referimo-nos tanto às plantas como às suas sementes. A planta apresenta-se com um caule que pode chegar até 1 metro de altura e produz vagens recheadas com pequenas sementes ovais e achatadas. As favas são encontradas no comércio principalmente no período da primavera-verão, de março a julho. Existem diferentes variedades de favas, a fava mais comum é a Baggiana com a vagem curta e larga e sementes grandes e achatadas, outras variedades existentes são: a Reina Mora caracterizada por um grão arroxeado, a Aguadulce Supersimonia com vagens longas e sementes grandes de sabor delicado e cor verde brilhante e a Superaguadulce que tem sementes grandes de cor verde clara. No momento da compra, as favas frescas podem ser reconhecidas pela vagem intacta e firme. As favas podem ser consumidas cruas se forem frescas ou podem ser salteadas na frigideira, fervidas e reduzidas a purê. A seguir, você encontrará todas as instruções para limpar e conservar as favas.

INGREDIENTES
Grãos de fava 1 kg - (tipo Baggiana)

Como limpar as favas

No comércio, você também encontra as favas secas, além das favas frescas. Existem dois tipos: favas secas com a casca ou favas secas descascadas, ou seja, sem a casca externa 1. A diferença entre as duas é o tempo de molho necessário antes do cozimento: 16-18 horas para as favas secas com casca, 8-10 horas para as favas descascadas. Limpar as favas frescas 2 é um procedimento muito simples, mas ao mesmo tempo muito demorado, pois as favas precisam ser descascadas e limpas uma a uma. Para descascar as favas, destaque uma das duas extremidades da vagem 3.

Divida a vagem ao meio 4, abrindo as duas extremidades e abrindo-a completamente, extraia as sementes deslizando o polegar ao longo da parte interna da vagem 5 e recolha as sementes em uma tigela 6.

Elimine a excrescência que cobre a semente da fava fazendo uma leve pressão com os dedos 7. Só depois de remover a excrescência você poderá saber se as favas estão frescas ou não. De fato, se sob a excrescência a cor for clara, significa que a fava é fresca do dia. Se, por outro lado, a cor for preta, significará que as favas foram colhidas há alguns dias e, portanto, é necessário remover a fina camada de pele que envolve as sementes. Com os dedos, faça uma leve pressão na casca ou faça um pequeno corte com uma faquinha e retire a película externa da fava 8. Neste ponto, suas favas estão prontas 9 para serem consumidas cruas ou para serem cozidas.

Conservação

As favas frescas são muito delicadas, conservam-se na geladeira no máximo por 2-3 dias cobertas com filme plástico 1; alternativamente, você pode escaldá-las por cerca de 4-5 min, deixá-las esfriar, colocá-las em sacos bem fechados 2 e congelá-las. As favas secas, por outro lado, conservam-se de 4 a 6 meses em recipientes bem fechados 3 e colocados em local fresco e seco (não na geladeira).

Conselho

Se você tiver a sorte de encontrar as favas frescas, colhidas há um ou dois dias no máximo, pode comê-las cruas mesmo sem precisar remover a película externa, pois serão muito tenras. Se, por outro lado, não forem frescas ou forem muito grandes, então é necessário remover a película externa que cobre a semente para torná-las mais tenras e menos amargas.

Curiosidade

As favas fornecem ao nosso organismo uma boa quantidade de potássio, magnésio, ferro, selênio, cobre e zinco; além disso, são ricas em proteínas, vitaminas, fibras e sais minerais; são as leguminosas com menos calorias. As favas, em alguns indivíduos com deficiência de uma enzima específica (G6PD), podem causar uma doença chamada favismo, que provoca crises anêmicas, até mesmo graves.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.