Lasanha com lagostins, tomatinhos e pesto de favas

/5

APRESENTAÇÃO

Quando o sabor da terra e do mar se encontram, criam uma combinação de sabores realmente única para trazer à mesa todo o aroma de preparações genuínas e saborosas: as lasanhas com lagostins, tomatinhos e pesto de favas são um verdadeiro festival de cores e sabores bem misturados entre si. São uma versão original das lasanhas, para saborear ingredientes da estação e celebrar a Páscoa ou simplesmente para um almoço primaveril. As finas folhas de massa abraçam um cremoso pesto de favas frescas, deliciosos tomatinhos confit, lagostins carnudos e um saboroso molho bechamel de lagostins que torna esta lasanha realmente especial!

INGREDIENTES

Ingredientes para a lasanha (para uma forma de 30x20)
Lasanha de ovo fina 500 g
Tomates-cereja 500 g
Lagostins 12
Alho 1 dente
Orégano 1 colherinha - seco
Açúcar 1 colherinha
Tomilho quanto baste
Sal fino 1 pitada
Azeite virgem extra quanto baste
Para o pesto de favas
Grãos de fava 300 g - limpas
Queijo pecorino 150 g - para ralar
Azeite virgem extra 100 g
Hortelã 4 folhas
Alho 1 dente
Sal fino 1 pitada
Para o caldo de peixe
Água 1 ½ l - quente
Vinho branco 100 g
Alhos-porós 1 - pequeno
Salsa 1 punhado
Alho 1 dente
Azeite virgem extra quanto baste
Para o creme de lagostins
Manteiga 75 g
Farinha tipo 00 75 g
Extrato de tomate 1 colher
Sal fino 1 pitada
Pimenta branca quanto baste

Preparo

Para preparar as lasanhas com lagostins, tomatinhos e pesto de favas, comece pela limpeza dos lagostins: as cascas serão usadas para o caldo, enquanto os lagostins para o recheio. Corte com a tesoura ao longo do dorso dos lagostins 1, retire delicadamente a cabeça 2 e descasque-os 3.

Faça um corte em cada lagostim no sentido do comprimento 4 e retire delicadamente o fio preto central 5, o intestino do lagostim, para descartá-lo. Limpe o alho-poró removendo a parte mais externa e corte-o em rodelas finas 6.

Agora inicie a preparação do caldo: em uma panela, coloque um fio de azeite e o dente de alho descascado, cortado ao meio e sem o germe verde; em seguida, adicione o alho-poró 7 e deixe-o murchar em fogo baixo por alguns instantes, mexendo com uma colher de pau. Adicione também as cascas dos lagostins 8, regue com o vinho branco 9, deixando evaporar.

Agora adicione a salsa e a água até cobrir tudo 10; deixe cozinhar o caldo por pelo menos 30 minutos em fogo baixo, coberto com uma tampa: ao final do cozimento, o líquido deve reduzir à metade. Enquanto isso, dedique-se ao pesto de favas: descasque as favas abrindo delicadamente a vagem 11 e retirando também a pelinha externa 12.

Coloque as favas no liquidificador junto com o queijo e as folhas de hortelã 13, depois adicione também o azeite 14. Bata tudo até obter uma mistura homogênea 15: guarde-a em uma tigela coberta com azeite ou com película plástica em contato enquanto continua a preparação.

Dedique-se ao cozimento dos tomatinhos confit e dos lagostins: primeiro, pique o tomilho fresco 16, o alho e pegue o orégano seco. À parte, corte os tomatinhos cereja ao meio e retire as sementes 17. Numa frigideira grande, disponha os tomatinhos lado a lado com a parte côncava voltada para cima 18;

tempere-os com a mistura de orégano, tomilho e alho, depois polvilhe com o açúcar 19 e o sal, finalmente regue os tomatinhos com um fio de azeite 20. Acenda o fogo no mínimo e deixe cozinhar por 10-15 minutos para amolecê-los sem derreter; 3 minutos antes de desligar o fogo, adicione os lagostins descascados 21.

Uma vez que o caldo estiver pronto, transfira todo o conteúdo da panela (líquido e cascas) para o liquidificador 22 e bata. Em seguida, coe tudo 23 e recolha o líquido em uma tigela e dissolva nele uma colher de sopa de extrato de tomate 24; você deve obter cerca de 750 ml de caldo que será usado para preparar o molho bechamel.

Em uma panela, coloque a manteiga para derreter em fogo baixo, em seguida, adicione a farinha em chuva 25 mexendo com um batedor para criar o roux. Quando a mistura estiver bem dourada e o roux tiver adquirido uma cor âmbar, adicione o caldo de lagostins aos poucos 26, continue mexendo com um batedor e deixe engrossar tudo em fogo moderado até ficar cremoso como um molho bechamel leve 27.

Agora que você tem todas as preparações, monte as lasanhas: unte uma assadeira de 30x20 cm 28, depois coloque uma camada de creme de lagostins 29 e disponha 3 folhas de lasanha no fundo da assadeira 30. Prossiga com outra camada de creme de lagostins;

dilua o pesto de favas com um pouco de água para torná-lo mais cremoso 31 e coloque uma camada sobre o creme de lagostins 32; tempere com a mistura de lagostins e tomatinhos 33.

Depois, continue repetindo as camadas: primeiro o creme de lagostins, depois a camada de lasanhas 34, o pesto de favas, os lagostins e os tomatinhos, até terminar os ingredientes. Polvilhe a superfície com tomilho picado e orégano 35. Cozinhe as lasanhas em forno estático pré-aquecido a 200°C por cerca de 20 minutos (180°C por 15 minutos se for forno ventilado). Uma vez cozidas, deixe as lasanhas alguns minutos no forno desligado para que o molho se assente melhor. Em seguida, retire do forno 36 e sirva bem quentes!

Conservação

Você pode conservar as lasanhas com lagostins, tomatinhos e pesto de favas, cobertas com película plástica ou em um recipiente hermético por 1-2 dias. Podem ser preparadas no dia anterior, mantidas na geladeira cobertas com película plástica e cozidas no dia seguinte. É possível congelá-las, apenas se todos os ingredientes forem frescos, melhor cruas: para cozinhá-las, basta descongelá-las na geladeira cerca de 24 horas antes e depois assá-las no forno.

Conselho

Se preferir, você pode regar o caldo de crustáceos com conhaque em vez de vinho branco e usar camarões em vez de lagostins!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.