Conchiglioni ao forno com ragu de camarões e merluza ao açafrão

/5

APRESENTAÇÃO

Na mesa de domingo em família nunca faltam os clássicos da tradição culinária caseira, mas entre uma lasanha e uma massa ao forno, por que não propor de vez em quando algo diferente e igualmente rico e apetitoso? Aqui está a ideia para você: conchiglioni ao forno com ragu de camarões e merluza ao açafrão, um prato principal saboroso, com gosto de mar e um toque cremoso que o torna irresistível. Enriquecendo este delicioso prato, o abundante molho bechamel cobre a massa, revelando o rico conteúdo no prato a cada garfada!

INGREDIENTES

Conchiglioni 300 g
Camarões 600 g - inteiros
Filetes de pescada 300 g
Tomates-cereja 200 g
Alecrim 10 g
Vinho branco 100 g
Açafrão 1 saquinho
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Manteiga 20 g
Alho 1 dente
Água ½ copo
Noz-moscada quanto baste
Parmigiano Reggiano DOP quanto baste
para o molho bechamel
Leite inteiro 500 g
Manteiga 50 g
Farinha tipo 00 50 g
Sal fino quanto baste
Noz-moscada quanto baste

Preparo

Para preparar os conchiglioni ao forno com ragu de camarões e merluza ao açafrão, primeiro faça o molho bechamel: em uma panela coloque a manteiga amolecida e a farinha 1. Ligue o fogo baixo e mexa rapidamente com uma colher de pau 2. Com o calor do fogo, a manteiga derreterá e criará com a farinha uma espécie de creminho dourado. Despeje o leite 3

e misture com um batedor de arame 4. Tempere com uma pitada de sal 5 e noz-moscada 6

e mexa até o molho bechamel engrossar 7. Descasque os camarões retirando a cabeça, as patinhas 8 e depois a carapaça 9.

Com uma faca, faça um corte nas costas do camarão e remova, puxando com as mãos, o intestino 10. Uma vez limpos, você obterá cerca de 280 g de camarões. Enxágue-os em água corrente, depois coloque os camarões em uma tábua e corte-os em pedaços 11. Filete a merluza removendo a pele. Faça isso começando pela extremidade da cauda. Faça um corte com uma faca afiada separando a pele da carne. Com a mão, puxe a aba da pele 12 e continue até que esteja completamente removida.

Corte também a merluza em pedaços 13. Agora lave os tomatinhos e corte-os em 4 partes 14. Retire as folhas do alecrim e pique finamente 15. Enquanto isso, coloque no fogo uma panela cheia de água salgada que servirá para cozinhar a massa.

Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite extravirgem e refogue um dente de alho cortado ao meio 16. Adicione os camarões 17 e depois a merluza 18.

Refogue apenas por alguns segundos e adicione uma pitada de sal, uma de pimenta e uma de noz-moscada e mexa. Despeje o vinho branco 19 e deixe evaporar. Adicione também o açafrão dissolvido em 3-4 colheres de sopa de água quente 20 e mexa, depois acrescente a manteiga 21

e o alecrim picado 22. Agora adicione à frigideira os tomatinhos 23 e meio copo de água 24, mexa e cozinhe por 1-2 minutos.

Desligue o fogo e deixe esfriar o ragu de camarões e merluza 25. Cozinhe a massa bem al dente, regulando-se pelo tempo de cozimento indicado na embalagem 26. Em uma assadeira de 24 x 24 cm, despeje no fundo uma concha de molho bechamel 27.

Recheie um a um os conchiglioni com o ragu de camarões e merluza 28 e arrume-os na assadeira 29, depois cubra com o molho bechamel 30.

Polvilhe com queijo ralado 31, regue com um fio de azeite extravirgem 32 e asse no forno estático a 190°C por 25 minutos, depois cozinhe por mais 10 minutos no modo grill. Quando estiver pronto, retire os conchiglioni do forno e deixe esfriar por alguns instantes antes de servir 33.

Conservação

Os conchiglioni com ragu de camarão e merluza podem ser conservados na geladeira por um par de dias.

Conselho

Como alternativa ao molho bechamel, você pode usar molho de tomate.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.