Confetes e serpentinas
- Energía Kcal 525
- Carboidratos g 62.3
- dos quais açúcares g 14.7
- Proteína g 10.1
- Gorduras g 25.2
- das quais gorduras saturadas g 6.89
- Fibra g 1.7
- Colesterol mg 89
- Sódio mg 285
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 60 min
- Tempo de cozimento: 20 min
- Porção: 8
- Custo: Baixo
- Notas + 30 minutos de descanso da massa
APRESENTAÇÃO
Confetes e serpentinas são o símbolo do Carnaval, por isso quisemos reproduzi-los em forma de receita: o resultado são docinhos deliciosos, alegres e muito coloridos, que vão encantar as crianças!
A massa dos confetes e serpentinas é muito semelhante, em consistência e sabor, à das chiacchiere; essa massa é dividida em partes e colorida com diferentes tonalidades, modelada em forma de espiral, como as divertidas serpentinas do período, ou como os pequenos e alegres confetes!
O toque final para estes deliciosos bolinhos é uma polvilhada de açúcar de confeiteiro: mas não exagere, senão os cores ficarão cobertos!
Os confetes e serpentinas chamarão a atenção no seu buffet de doces de Carnaval!
INGREDIENTES
- Ingredientes para a massa
- Açúcar 80 g
- Farinha tipo 00 500 g
- Manteiga 40 g - em temperatura ambiente
- Ovos 3 - médias
- Grappa 30 ml
- Leite inteiro 30 ml
- Sal fino quanto baste
- Casca de limão 1
- Corante quanto baste
- Claras 1 - para pincelar
- Fava de baunilha 1
- para fritar e polvilhar
- Açúcar de confeiteiro quanto baste
- Óleo de amendoim quanto baste
Preparação
Para preparar os confetes e serpentinas, comece fazendo a massa básica: em uma tigela (ou na tigela de uma batedeira com batedor plano, velocidade média), coloque a farinha de trigo, faça um buraco no centro e adicione o açúcar 1, depois as raspas de um limão não tratado, a vanilina e o sal 2. Adicione também a manteiga amolecida à temperatura ambiente 3 e então quebre os ovos em outra tigela,
adicione-os aos outros ingredientes 4. Finalmente, adicione a cachaça ou o rum, se preferir, que servirá para aromatizar a massa, e o leite (5-6). O álcool evaporará totalmente durante a cocção, então não há perigo para as crianças, mas se você quiser evitar o uso de álcool, aromatize os confetes e serpentinas com uma ampola de aroma de rum.
Misture tudo com as mãos 7, até obter uma massa lisa, homogênea e compacta 8, que você cobrirá com filme plástico e deixará descansar em um local fresco (mas não na geladeira) por pelo menos 30 minutos 9.
Passado esse tempo, divida a massa em partes iguais 10, uma para cada tonalidade que você quiser dar aos seus docinhos: nós usamos 4 corantes diferentes, amarelo, azul, vermelho e verde, mas você pode escolher as cores que preferir! Adicione ao centro de cada pedaço de massa, um pouco de corante alimentício 11. Para um melhor resultado, recomendamos usar corantes em gel. ATENÇÃO: sempre use luvas de látex descartáveis durante essas operações, para não manchar suas mãos; troque as luvas para cada pedaço de massa a ser colorido, para não misturar as cores entre si. Misture agora um pedaço de cada vez, para integrar a cor: se não estiver satisfeito com a tonalidade, adicione mais corante até obter a intensidade desejada 12. Enquanto você prossegue com a coloração de um pedaço, lembre-se sempre de cobrir a massa restante com filme plástico, senão ela secará e ficará muito seca.
Não se preocupe se a cor da massa não parecer uniforme, mas listrada, porque depois da manipulação com a máquina de macarrão, ficará perfeitamente homogênea. Divida o pedaço de massa colorida em duas partes: de uma parte faremos as serpentinas, da outra os confetes 13. Agora equipe-se com uma máquina de macarrão e comece a trabalhar com o primeiro pedaço de massa colorida para fazer as serpentinas (lembre-se de envolver o outro em filme plástico para não secar): passe a massa pelos rolos, começando pela espessura mais larga 14 até chegar à mais fina de 1 mm 15. Você verá que a cor da sua massa terá se uniformizado bem.
Quando tiver obtido uma folha da espessura de 1 mm, polvilhe-a um pouco com farinha 16 e passe-a pelos rolos dentados largos, os usados para tagliatelle: você deve obter tiras longas (17-18). Para modelar as serpentinas você precisará de cilindros metálicos, aqueles geralmente usados para formar canudos, um pincel e uma clara de ovo para pincelar.
Enrole uma tira de massa no cilindro, pincele a primeira volta de massa com clara de ovo e enrole outra volta por cima. Desta forma, você fixará bem sua serpentina 19, mas tome cuidado para não pincelar o cilindro com a clara, senão as serpentinas não se soltarão da massa. Enrole o restante da tira ao redor do cilindro e fixe também na parte final com uma volta dupla fixada com clara, como feito antes 20. As serpentinas terão assim a típica forma de espiral! Em seguida, prossiga com a abertura da segunda parte da massa colorida, obtendo sempre uma lâmina com espessura de 1 mm, da qual você cortará, com um pequeno cortador redondo (diâmetro de 3 cm), círculos, ou seja, seus confetes 21. Reamasse os pedaços de massa e corte mais confetes.
Agora você está pronto para fritar: aqueça o óleo, cuja temperatura deve oscilar entre 170° e 180°, coloque em uma escumadeira uma serpentina de cada vez e, delicadamente, mergulhe-a no óleo (22-23). Ela deve cozinhar por poucos segundos, para não alterar muito as cores brilhantes da massa. Faça o mesmo com os confetes 24. Se preferir, você pode tentar também a cocção no forno a 180 graus por 20 minutos (forno estático), obviamente o resultado não será o mesmo, os confetes, por exemplo, não ficarão inchados como os fritos, e também as cores podem ficar alteradas!
Uma vez cozidos (levará cerca de 30 segundos), escorra os confetes e as serpentinas e deixe-os secar sobre papel absorvente 25. Quando estiverem mornos, desenforme as serpentinas, retirando cuidadosamente o cilindro metálico e seus docinhos de Carnaval estarão prontos 27. Proceda do mesmo modo com as outras massas de cores diferentes! Aos seus confetes e serpentinas falta apenas uma polvilhada de açúcar de confeiteiro, se desejar!