Geleia de ruibarbo
- Muito fácil
- 1 h 20 min
- Kcal 299
Chapeau para uma simples tábua de queijos que se torna original quando combinada com uma geleia fora do comum. Se essa suavidade se chama geleia de tomates verdes, o efeito surpresa para seus convidados é garantido. A geleia desses tomates verdes, tão saborosa quanto inusitada, é um mix equilibrado de sabores com o açúcar que adoça a polpa dos tomates verdes e o gosto levemente picante e fresco do gengibre. Assim, torna-se ideal para acompanhar queijos, mas também suculentos pratos de carne vermelha. E para quem quer ousar... por que não experimentar a torta com a geleia de tomates verdes? Temos certeza de que despertamos sua curiosidade, então prepare sua tábua e panela: é hora de cozinhar!
Para preparar a geleia de tomates verdes, comece com a higienização dos potes e tampas, conforme indicado nas diretrizes do Ministério da Saúde mencionadas ao final da receita. Lave os potes sob água corrente 1. Pegue uma panela larga e com bordas altas e forre-a com um pano de prato limpo. Coloque os potes a serem higienizados dentro dela. Coloque outros panos nos espaços entre os potes para evitar que, com eventuais impactos da fervura, se quebrem 2. Cubra a panela com água até cobrir completamente os potes. Deixe ferver e depois abaixe o fogo. Deixe ferver por 20 minutos, depois mergulhe também as tampas. Deixe ferver por mais 10 minutos. Depois desligue o fogo e deixe esfriar. Quando a água atingir temperatura ambiente, retire os potes e deixe-os secar sobre um pano seco 3.
Lave bem os tomates verdes em bastante água 4 e seque-os com um pano. Em seguida, retire o pedúnculo 5 e corte-os primeiro em quartos e depois corte cada quarto ao meio 6.
Depois, pegue uma panela grande. Coloque os tomates verdes 7 e o açúcar 8. Rale na panela também a casca de dois limões não tratados 9.
Agora rale também o gengibre 10. Com a ajuda de uma espátula, misture bem os ingredientes 11. Cozinhe em fogo alto até que a temperatura atinja 108°C. Tenha cuidado para mexer enquanto cozinham para evitar que a geleia grude na panela. Os tomates adquirirão uma cor marrom determinada pela caramelização dos tomates verdes 12.
Por fim, com a ajuda de uma concha, despeje a geleia de tomates verdes nos potes esterilizados enquanto ainda estiver quente 13, deixando 1 cm de espaço da borda de cada pote. Então, feche bem, mas sem apertar demasiado 14 e deixe esfriar 15. Com o calor da geleia, o vácuo será criado naturalmente, o que permitirá conservar o produto por muito tempo. Uma vez que os potes esfriem, verifique se o vácuo foi feito corretamente: você pode pressionar no centro da tampa e, se não ouvir o clássico "click-clack", o vácuo foi feito. Sua geleia de tomates verdes está pronta para ser saboreada!