Geleia de tomates verdes

/5

APRESENTAÇÃO

Chapeau para uma simples tábua de queijos que se torna original quando combinada com uma geleia fora do comum. Se essa suavidade se chama geleia de tomates verdes, o efeito surpresa para seus convidados é garantido. A geleia desses tomates verdes, tão saborosa quanto inusitada, é um mix equilibrado de sabores com o açúcar que adoça a polpa dos tomates verdes e o gosto levemente picante e fresco do gengibre. Assim, torna-se ideal para acompanhar queijos, mas também suculentos pratos de carne vermelha. E para quem quer ousar... por que não experimentar a torta com a geleia de tomates verdes? Temos certeza de que despertamos sua curiosidade, então prepare sua tábua e panela: é hora de cozinhar!

INGREDIENTES
Ingredientes para 750 g de geleia
Tomates verdes 1 kg - marinda
Açúcar 500 g
Casca de limão 2
Gengibre fresco 30 g

Preparo

Para preparar a geleia de tomates verdes, comece com a higienização dos potes e tampas, conforme indicado nas diretrizes do Ministério da Saúde mencionadas ao final da receita. Lave os potes sob água corrente 1. Pegue uma panela larga e com bordas altas e forre-a com um pano de prato limpo. Coloque os potes a serem higienizados dentro dela. Coloque outros panos nos espaços entre os potes para evitar que, com eventuais impactos da fervura, se quebrem 2. Cubra a panela com água até cobrir completamente os potes. Deixe ferver e depois abaixe o fogo. Deixe ferver por 20 minutos, depois mergulhe também as tampas. Deixe ferver por mais 10 minutos. Depois desligue o fogo e deixe esfriar. Quando a água atingir temperatura ambiente, retire os potes e deixe-os secar sobre um pano seco 3.

Lave bem os tomates verdes em bastante água 4 e seque-os com um pano. Em seguida, retire o pedúnculo 5 e corte-os primeiro em quartos e depois corte cada quarto ao meio 6.

Depois, pegue uma panela grande. Coloque os tomates verdes 7 e o açúcar 8. Rale na panela também a casca de dois limões não tratados 9.

Agora rale também o gengibre 10. Com a ajuda de uma espátula, misture bem os ingredientes 11. Cozinhe em fogo alto até que a temperatura atinja 108°C. Tenha cuidado para mexer enquanto cozinham para evitar que a geleia grude na panela. Os tomates adquirirão uma cor marrom determinada pela caramelização dos tomates verdes 12.

Por fim, com a ajuda de uma concha, despeje a geleia de tomates verdes nos potes esterilizados enquanto ainda estiver quente 13, deixando 1 cm de espaço da borda de cada pote. Então, feche bem, mas sem apertar demasiado 14 e deixe esfriar 15. Com o calor da geleia, o vácuo será criado naturalmente, o que permitirá conservar o produto por muito tempo. Uma vez que os potes esfriem, verifique se o vácuo foi feito corretamente: você pode pressionar no centro da tampa e, se não ouvir o clássico "click-clack", o vácuo foi feito. Sua geleia de tomates verdes está pronta para ser saboreada!

Conservação

A geleia de tomates verdes conserva-se por cerca de 3 meses, desde que o vácuo tenha sido feito corretamente e os potes sejam armazenados em local fresco e seco, protegidos de fontes de luz e calor. É aconselhável esperar pelo menos 2-3 semanas antes de consumir a geleia. Uma vez aberto cada pote, conserve na geladeira e consuma dentro de 3-4 dias no máximo.

Conselho

Para uma geleia mais doce e com sabor menos marcante, você pode optar por omitir o gengibre. Se quiser prepará-la para tortas, você pode também batê-la com um mixer de imersão para reduzir os tomates a um purê: versão irresistível!

IMPORTANTE

A preparação caseira de conservas e geleias pode apresentar riscos à saúde. Em um ambiente doméstico, não é possível criar condições e medidas necessárias para garantir a segurança e adequação dos alimentos, que, ao contrário, os procedimentos industriais são capazes de assegurar para prevenir contaminações perigosas. Portanto, é importante seguir rigorosamente as instruções de segurança alimentar para reduzir riscos, mas devemos sempre ter em mente que nunca se poderá obter a mesma segurança alimentar que apresentam as conservas e geleias produzidas em nível profissional. Para uma preparação correta das conservas feitas em casa, remeta-se às diretrizes do Ministério da Saúde.

Curiosidade

Esses tomates particulares tiveram um momento de glória que os levou ao destaque nas mesas quando saiu o filme "Tomates verdes fritos", baseado no livro "Tomates verdes fritos no Café de Whistle Stop" (veja a receita que propomos dos Tomates verdes fritos). Neste último, é indicada a receita para preparar os tomates verdes fritos na última página do livro.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.