Geleia de cítricos

/5

APRESENTAÇÃO

Quais odores você associa ao Natal? Na nossa pesquisa interna, no Giallozafferano, quase todos concordamos que quando está nevando lá fora e as luzes nas ruas da cidade se acendem, não há nada mais natalino do que o perfume de especiarias, laranjas e tangerinas. Queríamos capturar essas preciosas lembranças olfativas em pequenos potes, para uma deliciosa geleia de cítricos. Um doce despertar pela manhã, perfeito para quem ama experimentar uma variação em relação à geleia de laranja. Um pequeno mimo caseiro para presentear, personalizado com etiquetas charmosas. A geleia de cítricos vai liberar sobre o pão recém-torrado todo o mix de sabores, acariciado pelas notas ambaradas e amadeiradas da canela e pelo aroma especiado e floral da baunilha.

Se você adora conservas caseiras, experimente também:

 

INGREDIENTES
Ingredientes para cerca de 4 potes com capacidade de 90 g
Laranjas 2 kg - Umbigo
mandarins 500 g
Açúcar 340 g
Canela em pau 2
Fava de baunilha 1

Preparo

Para preparar a geleia de cítricos, comece pela sanitização dos potes conforme indicado pelo Ministério da Saúde. Depois, descasque as laranjas ao vivo 1. Corte a casca de uma laranja em tiras finas 2. Ferva a água em uma panela pequena e cozinhe por um par de minutos as tirinhas que você obteve 3

Em seguida, escorra-as 4 e repita novamente a operação, fervendo outra água e cozinhando novamente as cascas: repetindo o procedimento com água nova, de fato, você remove uma porcentagem do sabor amargo da casca. Escorra novamente as cascas e reserve 5. Extraia os gomos de polpa das laranjas 6, tentando preservar também o suco que sai (você pode coletá-lo em uma tigela). 

Depois, esprema o suco de todas as tangerinas 7, coe e despeje em uma panela 8; despeje também a polpa das laranjas e seu suco 9,

o açúcar 10, os paus de canela 11, as sementes da vagem de baunilha 12.

Misture os ingredientes 13; acenda o fogo médio-baixo e leve a uma leve fervura: cozinhe assim por 35 minutos. Passados os 35 minutos, você pode adicionar também as cascas de laranja 14. Misture, depois remova a vagem de baunilha 15 e os paus de canela. 

Cozinhe por mais 35 minutos aproximadamente: você deve controlar a temperatura com um termômetro de cozinha: quando estiver a 108° 16, a geleia de cítricos estará pronta. Você pode colocá-la, ainda quente, nos potes recém-sanitizados, ajudando-se com um funil 17. Proceda fechando bem os potes 18 e deixando resfriar completamente a geleia. Certifique-se, antes de consumir, que as tampas não façam o clássico "click-clack" ao pressionar no centro, indicando que o vácuo não foi efetuado corretamente. Para estas e outras orientações, sempre remetemos às informações sobre conservas caseiras do Ministério da Saúde.

Conservação

Conserve a geleia de cítricos na despensa por no máximo 5 meses. Antes de consumi-la, sempre verifique se o vácuo foi mantido ao longo do tempo. As geleias caseiras, contendo uma porcentagem de açúcar inferior ao peso total da fruta, têm tempos de conservação inferiores às com a mesma dose de açúcar e fruta, que podem durar até um ano. Se o pote foi aberto, conserve a geleia na geladeira e consuma-a em até 3 semanas.

IMPORTANTE

O preparo caseiro de conservas e geleias pode apresentar riscos para a saúde. Em um ambiente doméstico, não é possível criar condições e medidas necessárias para garantir a segurança e a adequação dos alimentos, que, ao contrário, os procedimentos industriais são capazes de assegurar para prevenir contaminações perigosas. É, portanto, importante seguir rigorosamente as indicações de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas é preciso sempre ter em mente que nunca se poderá obter a mesma segurança alimentar que apresentam as conservas e geleias produzidas em nível profissional. Para um preparo correto das conservas caseiras, remetemos às diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.