Corona lievitata di albicocche e moscato

/5

APRESENTAÇÃO

Para todos aqueles que estão sempre em busca de novos sabores, aqui está uma receita deliciosa com um sabor realmente especial: a coroa fermentada de damascos e moscato. Um doce fermentado com uma maciez e um aroma únicos proporcionados pelo vinho moscato que aromatiza os damascos e as passas. Rica, substanciosa e sobretudo aromática, a coroa fermentada é uma delícia para saborear em qualquer ocasião, impressionará à primeira vista e conquistará a todos na degustação!

INGREDIENTES

Ingredientes para o fermento
Farinha Manitoba 135 g
Fermento biológico seco 4 g
Água 80 ml
para a massa
Farinha Manitoba 400 g
Açúcar 75 g
Mel 1 colherinha
Sal fino 5 g
Manteiga 120 g
Gemas 3
Fava de baunilha 1
Damascos em calda 100 g - ao moscatel
Geleia de damasco 100 g
Uva passa 100 g
para decorar
Amêndoas em lâminas 20 g

Preparação

Para preparar a coroa fermentada de damascos e moscato comece pelo fermento, ou seja, a massa de base que servirá para dar mais força à fermentação da massa. Em uma tigela peneire a farinha, adicione o fermento desidratado 1 e a água aos poucos 2, misture tudo com uma colher para reunir os ingredientes 3. (Você também pode usar fermento biológico fresco, nesse caso a quantidade a usar é 12 g).

e depois continue à mão sobre a bancada para obter uma massa bem lisa; coloque-a na tigela e cubra com filme plástico 4. Deixe-a fermentar por 1 hora no forno desligado com a luz acesa ou em um ambiente morno. Enquanto isso, dedique-se ao recheio: lave as passas e coloque-as de molho em cerca de 40 ml de xarope de moscato (retirados da dose total de 200 ml) para reidratá-las e aromatizá-las, adicione também as sementes de uma vagem de baunilha 5 e uma colher de sopa de mel 6, deixe macerar tudo por cerca de 1 hora.

Em uma batedeira equipada com batedor, adicione o restante do xarope de moscato, o açúcar 7, as gemas 8 e o sal 9, bata tudo até obter uma mistura espumosa e volumosa.

Substitua o batedor pela pá e adicione a farinha peneirada 10 e o fermento 11, misture tudo por alguns minutos. Quando estiver homogêneo, retire a pá e coloque o gancho, então adicione a manteiga em temperatura ambiente, um pedaço de cada vez 12, esperando para adicionar o próximo até que o anterior tenha sido absorvido.

Quando a massa estiver bem presa ao gancho e estiver lisa e elástica, transfira-a para uma tigela grande, cubra-a com filme plástico 13 e deixe-a fermentar por 2 horas no forno desligado com a luz acesa. Pegue a massa fermentada 14, estenda-a em um retângulo fino de 2-3 mm com cerca de 37 x 54 cm. Você pode untar a superfície de trabalho se necessário, assim a massa não grudará. Pincele a massa com geleia de damasco, deixando cerca de 1 cm de margem 15.

Cubra a superfície com as passas 16 e enrole a massa pelo lado mais comprido (17-18). Coloque a junção para baixo

corte o cilindro obtido no sentido do comprimento 19 para criar dois rolos, entrelace-os um sobre o outro 20 mantendo a parte aberta voltada para cima e depois feche-os formando uma rosca 21.

Pegue os damascos em calda de moscato: corte-os ao meio, retire o caroço e divida-os em quartos 22, depois transfira a coroa para uma assadeira forrada com papel manteiga e no centro coloque uma forma redonda de creme caramel ou de baba em alumínio rígido (adequada para forno) que ajudará a manter a forma de rosca durante o cozimento; coloque os damascos cortados em quartos entre as dobras da coroa ao longo de todo o perímetro 23. Cubra delicadamente com filme plástico e deixe fermentar por mais uma hora no forno desligado com a luz acesa. Após a última fermentação, adicione as amêndoas em lâminas na superfície e asse em forno estático pré-aquecido a 180° por 40-45 minutos (ou em forno ventilado a 160° por 35-40 minutos). Retire do forno a sua coroa fermentada de damascos e moscato 24 e deixe-a amornar antes de servir.

Conservação

Conserve a coroa fermentada de damascos e moscato sob uma cúpula de vidro por no máximo 2-3 dias.

Conselho

Se usar uma geleia com pedaços, passe-a antes por uma peneira para deixá-la mais lisa.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.