Costeleta à palermitana

/5

APRESENTAÇÃO

A costeleta à palermitana é um prato principal saboroso e uma versão mais leve em comparação com a empanada e frita.
Para esta preparação, de fato, não se usa nem manteiga nem ovo e, após mergulhar na farinha de rosca, a costeleta é cozida na grelha. O resultado é uma fatia macia de peito de frango (ou se preferir de carne bovina) com uma cobertura crocante, perfumada com salsa.
A presença do queijo pecorino dá um gosto marcante à farinha de rosca e, para conferir uma nota fresca, pode-se adicionar algumas folhinhas de hortelã. Alternativamente, você pode enriquecer a farinha de rosca com alcaparras picadas ou com molho de tomate, inspirando-se em outro prato da cozinha siciliana, a pasta com sardinha.
A costeleta geralmente é um prato muito amado pelas crianças, com esta versão você poderá agradá-las oferecendo um prato mais saudável, sem abrir mão do sabor!
Você pode acompanhar sua costeleta à palermitana com legumes crocantes ou suculentas batatas assadas, cuja receita você pode consultar aqui!

Descubra também:

  • Cotoletes de frango ao forno 
  • Fetinhas empanadas
  • Costeleta à vienense
  • Costeleta de peixe espada
  • Piccata de frango
  • Costeleta à milanesa da avó
  • Cotoletes de frango
  • Cotoletes ao forno

 

INGREDIENTES
Peito de frango 400 g
Farinha de rosca 130 g
Queijo pecorino 30 g - para ralar
Azeite virgem extra 50 g
Salsa 2 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Limões quanto baste - (opcional)
Hortelã quanto baste - (opcional)

Preparo

Para preparar a costeleta à palermitana comece com a carne. Se utilizar peito de frango, retire cuidadosamente as partes mais gordurosas do peito inteiro 1 e o osso central. Em seguida, com uma faca afiada, corte em fatias de cerca de 1 centímetro. Depois, bata-as com o martelo de carne ou um batedor para amaciar a carne e reduzir a espessura 2. Transfira as fatias de carne para um prato, pincele com óleo de ambos os lados e reserve enquanto continua a preparação 3. Se preferir, você pode usar carne bovina, escolhendo as fatias mais macias, como aquelas de patinho, alcatra ou acém, de acordo com seu gosto.

Em seguida, prepare a farinha de rosca: lave o ramo de salsa fresca. Seque e pique finamente as folhas com a ajuda de uma mezzaluna ou uma faca 4. Em uma tigela grande, coloque a farinha de rosca e adicione a salsa picada 5. Se gostar, pode adicionar algumas folhinhas de hortelã fresca picada. Então, adicione ao composto também o pecorino ralado 6.

Para temperar a farinha de rosca, adicione o sal 7 e a pimenta e misture tudo. Agora você pode pegar a carne reservada e passá-la na farinha de rosca fatia por fatia, pressionando bem com as mãos para que o composto adira (8-9).

Aqueça bem a grelha em fogo médio e cozinhe a carne por 10-15 minutos 10, virando-a algumas vezes na metade do cozimento até que as fatias de carne estejam bem grelhadas de ambos os lados 11. Se preferir, pode cozinhar a costeleta em forno estático pré-aquecido a 190° por cerca de 15 minutos (se forno ventilado 170° por cerca de 10 minutos). A costeleta à palermitana estará então pronta para ser servida bem quente 12. Você pode ralar a casca do limão não tratado e espremer o suco antes de servi-la, acompanhada de uma salada, legumes crocantes ou batatas assadas a seu gosto!

Conservação

A costeleta à palermitana pode ser conservada cozida por 1-2 dias na geladeira, coberta com filme plástico.
Pode ser conservada crua na geladeira por 1-2 dias, coberta com filme plástico para ser cozida posteriormente.
A costeleta à palermitana pode ser congelada crua se foi utilizada carne fresca e não descongelada; antes de cozinhá-la, deve ser descongelada na geladeira na noite anterior.

Conselho

Frango ou peru: a escolha é sua! As costeletas palermitanas são boas de qualquer maneira, mesmo aromatizadas com um toque de limão (a ser adicionado ao óleo antes de pincelar as fatias)

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.