Costelinhas de porco ao vinho branco e erva-doce

/5

APRESENTAÇÃO

As costelinhas de porco ao vinho branco e erva-doce, acompanhadas pela Polenta, são um prato único rico em sabores autênticos e envolventes. A carne, tenra e suculenta, é preparada com uma dupla cocção: primeiro no forno para criar uma crosta dourada, depois em uma panela com vinho branco, caldo, erva-doce e aromas mediterrâneos, que criam um molho aromático e rico. O cozimento lento e prolongado torna as costelinhas muito macias, com um sabor intenso que se funde perfeitamente com a consistência macia da polenta, capaz de absorver o condimento de maneira ideal. A receita das costelinhas de porco ao vinho branco e erva-doce é uma viagem pelos sabores rústicos, para trazer à mesa um prato completo e apetitoso!

Aqui você encontra outras receitas deliciosas com costelinhas de porco:

 

INGREDIENTES

Costeletas de porco 800 g
Cebolas 1 - grande
Alho 2 dentes
Caldo de carne 1 l
Vinho branco 1 copo
Funcho selvagem 2 raminhos
Sementes de erva-doce 1 colherinha
Louro 2 folhas
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para a polenta
Farinha instantânea para polenta 250 g
Água 1 l
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar as costelinhas de porco ao vinho branco e erva-doce, disponha as costelinhas em uma assadeira e salgue-as 1, depois coloque no forno ventilado ajustado a 250° por 20 minutos, até ficarem bem douradas 2. Enquanto isso, limpe e pique finamente a cebola 3.

Em uma panela grande, aqueça um fio de azeite, depois adicione a cebola picada 4 e o alho 5. Refogue em fogo médio até que a cebola fique transparente. Neste ponto, transfira as costelinhas de porco para a panela 6.

Salgue, depois aromatize com as sementes de erva-doce 7 e as folhas de louro 8. Regue com o vinho branco e deixe o álcool evaporar 9.

Cubra com o caldo quente, apimente a gosto e leve à ebulição, depois reduza o fogo, coloque a tampa 12 e deixe cozinhar suavemente por cerca de 2 horas, até que as costelinhas estejam macias. Mexa de vez em quando, adicionando mais caldo ou água conforme necessário.

Enquanto as costelinhas cozinham, prepare a polenta: leve a água salgada a ferver em uma panela 13, depois adicione a farinha de milho para polenta instantânea e cozinhe pelo tempo indicado na embalagem, mexendo continuamente com um batedor 15.

Mantenha a polenta pronta aquecida 16. Uma vez cozidas as costelinhas, prove e ajuste o sal e a pimenta. Emprate, distribuindo no fundo uma camada de polenta 18.

Coloque por cima as costelinhas com seu molho saboroso 19 e complete com raminhos de erva-doce 20. As costelinhas de porco ao vinho branco e erva-doce estão prontas para serem saboreadas 21!

Conservação

As costelinhas de porco podem ser conservadas na geladeira por 1-2 dias, sem a polenta. Aconselha-se não congelar.

A polenta restante pode ser conservada na geladeira por alguns dias.

Conselho

Como alternativa à polenta, você pode acompanhar as costelinhas com Batatas assadas, talvez aromatizadas com alecrim e uma pitada de páprica para um toque picante, ou com um Purê de batatas enriquecido com manteiga e leite quente, perfeito para realçar o sabor do prato com sua consistência aveludada.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.