Crispelle

/5

APRESENTAÇÃO

Como as pizzelle para Nápoles, as crispelle são uma deliciosa comida de rua difundida principalmente no Sul da Itália, em particular nas regiões da Calábria e da Sicília.

As crispelle podem ser servidas como entrada ou como um lanche rápido, ou em um buffet acompanhadas de frios. Mesmo sozinhas são ótimas! O sabor suave do pão frito para a alegria dos mais gulosos! Em algumas versões, dependendo da região de origem em que são preparadas, as crispelle podem ser feitas também com um recheio de ricota e anchovas, para dar um sabor mais intenso e um toque original a um prato simples e rápido de preparar.

Preparamos uma receita clássica e simples, onde as crispelle são fritas após adquirirem uma forma de anel. É costume preparar as crispelle durante as festas de vila. Nessas ocasiões é muito divertido ver os crispellai em ação, que preparam as crispelle com grande habilidade e rapidez.

INGREDIENTES
Ingredientes para 20 crispelle de 25-30 g cada
Farinha tipo 0 300 g
Água 200 ml
Fermento biológico seco 3 g - (ou 11 g se fresco)
Sal 8 g
Açúcar 1 pitada
Óleo de amendoim 1 l - para fritar

Preparação

Para preparar as crispelle, comece peneirando a farinha em uma tigela, ajudando-se com uma peneira de malha bem fina 1. Em seguida, coloque a farinha em um mixer e adicione o fermento 2. Enquanto isso, pegue o açúcar. Coloque-o em um recipiente de vidro e dissolva-o em água morna para permitir que o açúcar se dissolva 3.

Nesse ponto, despeje o açúcar dissolvido na tigela com a farinha e o fermento 4 e a água e, ajudando-se com uma batedeira e gancho, comece a misturar todos os elementos, continuando a adicionar a água aos poucos 5 até obter uma massa homogênea em que os líquidos tenham sido absorvidos 6.

Transfira então a massa para uma superfície de trabalho e trabalhe-a por pelo menos 10 minutos até que fique bem lisa 7. Continue trabalhando a massa até conseguir obter uma forma esférica da mesma 8. Quando obtiver uma esfera com a massa homogênea, coloque-a em uma tigela com o fundo levemente enfarinhado para que a massa não grude, cubra-a com filme plástico para alimentos e deixe-a crescer em um ambiente morno e livre de correntes de ar por pelo menos duas horas, ou até que a massa tenha dobrado de volume 9.

Após o tempo necessário para a fermentação, pegue a massa e corte em pequenos pedaços com cerca de 25-30 g cada 10. Unte as mãos com 10 g de óleo 11 para conseguir modelar a massa e dar a forma desejada 12. Nós recomendamos a forma de anel, pegando cada pedaço de massa e furando o centro com os dedos e continuando a alargar.

Agora pegue uma panela de bordas altas e despeje o óleo vegetal, aquecendo-o até a temperatura de 180°C. Quando o óleo atingir a temperatura de 180°C, mergulhe as crispelle que você preparou 13. Vire as crispelle de vez em quando enquanto fritam para garantir uma fritura uniforme 14. Continue fritando até que obtenham uma coloração dourada e uma textura crocante 15.

Quando estiverem fritas, usando pinças de cozinha, coloque-as sobre papel absorvente para liberar o excesso de óleo 16. Repita a operação para todos os anéis que você preparou 17. Quando tiverem liberado o excesso de óleo, salgue a gosto suas crispelle e sirva imediatamente 18.

Conservação

As crispelle são ótimas para serem consumidas assim que fritas.

Você pode conservar as crispelle, não fritas, no congelador, somente se tiver usado todos os ingredientes frescos. Quando quiser prepará-las, mergulhe-as diretamente no óleo quente ainda congeladas.

Conselho

Para crispelle originais e diferentes das mais clássicas, você pode adicionar anchovas ou alici na massa, que darão às suas crispelle um sabor intenso.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.