Croquetes de carne cozida (bitterballen)

/5

APRESENTAÇÃO

Os croquetes de carne cozida (bitterballen) são uma famosa receita holandesa e um dos petiscos mais deliciosos do mundo! O sabor saboroso e irresistível destas bolinhas suculentas é dado pelo recheio de carne bovina cozida e por um molho feito com o mesmo caldo de carne.
Para tornar as bitterballen macias e derretidas, o segredo é deixar a carne "marinar" no molho durante toda a noite, pois quanto mais a massa repousa mais será facilmente maleável. Na Holanda, as bitterballen são preparadas em casa ou oferecidas em locais como aperitivo junto com bebidas alcoólicas (bitter), de onde derivaria o nome. Segundo a tradição, o recheio é feito com carne bovina, mas você pode prepará-las, por exemplo, com frango ou cogumelos!

INGREDIENTES

Ingredientes para 30 croquetes
Costela de boi 500 g
Água 1 ½ l
Sal fino quanto baste
Para o tempero
Sopa de carne 600 ml
Farinha tipo 00 150 g
Manteiga 100 g
Cebolas brancas 30 g
Salsa 1 punhado
Noz-moscada quanto baste - para ralar
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para empanar e fritar
Ovos 3
Farinha tipo 00 150 g
Farinha de rosca 150 g
Óleo de amendoim 800 ml

Preparo

Para preparar os croquetes de carne cozida (bitterballen), comece preparando a carne cozida: coloque a carne bovina para ferver em 1,5 l de água 1, adicione sal 2 e deixe cozinhar em fogo médio, até que a carne esteja macia: levará pelo menos 1 hora. De vez em quando, retire com uma espumadeira as impurezas que se formam na superfície. Quando a carne estiver cozida, escorra e deixe esfriar 3, enquanto reserva o caldo.

Enquanto a carne cozinha, prepare o molho: pique o maço de salsinha 4, descasque e pique finamente a cebola 5 e coloque em uma panela grande a manteiga 6.

Deixe derreter em fogo baixo, depois adicione a farinha aos poucos, mexendo com um batedor de arame 7, você deve criar o roux e dar uma cor dourada à mistura de farinha e manteiga, tomando cuidado para não queimá-la. Uma vez obtido o roux, adicione o caldo de carne 8 e continue mexendo; tempere com sal e pimenta a gosto. Cozinhe em fogo baixo por alguns minutos, então adicione a cebola 9

e a salsinha picada 10. Cozinhe mais alguns minutos para engrossar; depois desfie a carne com as mãos, reduzindo-a em pedaços 11 e adicione ao molho bechamel 12,

misture 13 e apague o fogo. Transfira a mistura para uma tigela grande, rale a noz-moscada 14 e cubra com filme plástico 15: deve repousar na geladeira por 3-4 horas, de preferência durante toda a noite.

Passado o tempo necessário, você pode pegar a massa e modelá-la, pegando cerca de uma colher de cada vez 16 para criar 30 bolinhas de forma esférica. Passe-as na farinha 17, nos ovos batidos 18.

e na farinha de rosca 19. À medida que as faz, coloque-as em uma bandeja forrada com papel manteiga 20 e leve à geladeira cobertas com filme plástico para firmar por pelo menos 30 minutos; depois frite algumas de cada vez em óleo quente (pode usar óleo de amendoim), aquecido a uma temperatura de 190° que deve ser mantida, controlando com um termômetro para alimentos 21.

Quando estiverem bem douradas, escorra-as 22 e coloque-as em uma bandeja forrada com papel absorvente para escorrer 23. Seus croquetes de carne cozida estão prontos para serem saboreados quentes 24!

Conservação

Você pode conservar a massa crua por 2 dias na geladeira coberta com filme plástico. Já fritos, eles se conservam na geladeira por 1-2 dias e podem ser aquecidos conforme necessário.
Não é recomendável congelar os croquetes para evitar perder a consistência macia e derretida.

Conselho

Os croquetes de carne cozida também podem ser preparados com carne de vitela ou frango!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.