Torta de frutas vermelhas

/5

APRESENTAÇÃO

A torta de frutas vermelhas é uma sobremesa fresca muito apreciada, um verdadeiro clássico delicioso e elegante, que agrada realmente a todos. Esta torta, ótima para servir como sobremesa ou lanche, é feita com uma base de Massa podre recheada com um delicioso Creme de confeiteiro. Mas o que torna esta torta realmente especial e irresistível? O segredo é o agradável contraste que se cria entre o doce sabor do creme e o fresco e ligeiramente ácido das frutas vermelhas, que você também pode experimentar na versão Tiramisù com frutas vermelhas. Basta uma fatia e você ficará agradavelmente surpreso com o sabor!

 

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa podre (para uma forma de 35x11 cm)
Manteiga 85 g - frio
Gemas 1
Farinha tipo 00 170 g
Limões - 1/2
Açúcar de confeiteiro 70 g
para o creme de confeiteiro
Leite inteiro 200 ml
Amido de milho (maizena) 25 g
Gemas 3 - gemas
Açúcar 70 g
Creme de leite fresco líquido 50 ml
Fava de baunilha - meio
para a cobertura
Morangos Silvestres 125 g
Amoras 125 g
Groselha vermelha 125 g
Mirtilos 125 g
Framboesas 125 g
Hortelã 5 folhas

Preparo

Para preparar a torta de frutas vermelhas, comece pela Massa podre, iniciando com a farofa: em um processador, coloque a farinha peneirada e a manteiga recém-retirada da geladeira, cortada em pedaços 1. Bata tudo até obter uma mistura com aparência de areia e farinha, em seguida, despeje a farofa obtida em uma superfície de trabalho (ou em uma tigela) e adicione o açúcar de confeiteiro peneirado 2; faça uma forma de fonte e no centro coloque as raspas de limão 3.

Adicione também a gema 4, depois trabalhe brevemente a massa, apenas o tempo suficiente para compactá-la, para que a massa não aqueça demais com o calor das mãos e permaneça quebradiça 5. Forme uma bola e achate-a bem; envolva-a em filme plástico 6 e coloque na geladeira por pelo menos 30 minutos para firmar.

Enquanto isso, prepare o Creme de confeiteiro. Coloque no fogo uma panela grande com o leite 7 e o creme de leite 8; em seguida, pegue a fava de baunilha, faça um corte com uma faca e extraia as sementes raspando-a. Adicione tanto as sementes quanto a vagem de baunilha à mistura de leite e creme 9 e acenda o fogo em chama baixa. Quando a mistura quase ferver, desligue o fogo e deixe a baunilha em infusão por pelo menos 5 minutos.

Enquanto isso, coloque as gemas em uma tigela grande e adicione o açúcar 10. Misture tudo com um batedor elétrico (ou uma batedeira manual) para obter um creme homogêneo e depois adicione a maisena peneirada 11, sempre misturando para incorporá-la bem ao restante da mistura. Após 5 minutos, retire a vagem de baunilha que havia deixado em infusão no leite e creme 12.

Nesse ponto, adicione à mistura os ovos batidos com o açúcar e a maisena, misturando bem com um batedor 13. Acenda novamente o fogo baixo e misture continuamente para engrossar a mistura por no máximo 4 minutos. Quando o creme de confeiteiro estiver bem espesso 14, desligue o fogo e despeje em uma tigela baixa e larga, cobrindo imediatamente com filme plástico em contato para evitar a formação de uma crosta incômoda 15; deixe esfriar primeiro à temperatura ambiente e depois na geladeira por pelo menos uma hora.

Enquanto isso, unte e enfarinhe a forma de torta de 35x11 cm (como alternativa, você pode usar uma forma redonda de cerca de 20 cm de diâmetro) 16; após 30 minutos, retire a massa podre da geladeira e remova o filme plástico. Transfira a bola para uma superfície de trabalho levemente enfarinhada 17, depois com um rolo abra a massa podre na espessura de cerca de 1 cm e que meça cerca de 35x11 cm 18.

Enrole a base obtida no rolo e desenrole sobre a forma retangular 19; depois de bem estendida, sempre com o rolo, pressione as bordas da forma para remover as partes laterais em excesso 20, e por fim, com os dentes de um garfo, perfure a superfície sem ultrapassar a massa 21.

Agora proceda com a Como fazer a cocção às cegas: cubra a base com papel manteiga e preencha o interior da forma com esferas de porcelana (ou com leguminosas secas) 22 e asse em forno estático pré-aquecido a 180° por cerca de 20 minutos (ou em forno ventilado a 160° por 15 minutos): a massa obtida deve cozinhar sem colorir excessivamente. Após o cozimento, retire a forma do forno, retire as esferas (ou as leguminosas secas) e deixe a base da torta esfriar. Uma vez fria, retire o papel manteiga da massa podre 23. Terminado o tempo de resfriamento necessário, com um saco de confeitar com bico canelado, preencha a base da torta com o creme de confeiteiro já frio 24.

Lave as frutas vermelhas em água corrente fresca, depois distribua-as delicadamente por toda a superfície da torta de maneira homogênea 25. Finalmente, decore a torta de frutas vermelhas adicionando folhas de hortelã 26 e sirva 27.

Conservação

Se quiser, você pode preparar o creme de confeiteiro e a massa podre no dia anterior e montar a torta uma hora antes de servi-la. Você pode conservar a torta de frutas vermelhas na geladeira coberta com filme plástico por no máximo 5 dias. Para a massa podre: conserve na geladeira, coberta com filme, por no máximo dois dias; é possível congelá-la envolvida em filme plástico ou em um saco plástico por no máximo 2-3 meses. Você pode conservar o creme de confeiteiro na geladeira por no máximo 2-3 dias, coberto com filme; pode congelá-lo por um mês.

Dica

Se quiser completar sua torta com um toque final adicional, recomendo cobrir as frutas vermelhas com gelatina para doces.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.