Crostini de polenta com cogumelos e fonduta de Grana Padano

/5

APRESENTAÇÃO

A polenta é ótima para acompanhar pratos robustos e suculentos da nossa tradição, mas é ideal também para fazer chips e originais crostini para guarnecer com os ingredientes mais variados. O crostini de polenta frita com cogumelos e fonduta de Grana Padano é um aperitivo rústico e saboroso, perfeito para enriquecer seus menus de outono! A base crocante acolhe uma mistura de sabores simples mas imbatíveis, valorizada pelo toque aveludado do creme de queijo... uma ideia saborosa para aguçar o apetite dos amigos ou, por que não, para usar a polenta que sobrou!

INGREDIENTES

Ingredientes para cerca de 32 crostinis
Farinha instantânea para polenta 300 g
Água 600 g
Azeite virgem extra 15 g
Sal fino quanto baste
Óleo de sementes quanto baste - para fritar
Para os cogumelos
Cogumelos champignon 350 g - (para limpar)
Alho 1 dente
Salsa quanto baste
Cebolinha verde quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para a fonduta
Leite inteiro 200 g
Grana Padano DOP 70 g - Reserva por mais de 20 meses

Preparo

Para preparar os crostinis de polenta frita com cogumelos e fonduta de Grana Padano, comece preparando a polenta: coloque a água, o óleo e o sal em uma panela de bordas altas 1 e leve para ferver, depois adicione a farinha instantânea para polenta em forma de chuva 2, mexendo energicamente com uma colher de madeira para evitar a formação de grumos. Cozinhe por cerca de 10 minutos até obter uma consistência bastante densa e compacta 3.

Despeje a polenta ainda quente em uma bandeja de 33x24 cm e espalhe com uma espátula até atingir uma espessura de 5 mm 4; para deixá-la mais lisa na superfície, você pode cobrir a bandeja com uma folha de papel manteiga e nivelar a polenta com um rolo de massa (5-6). Coloque a bandeja na geladeira para endurecer por pelo menos uma hora.

Enquanto isso, você pode cuidar da limpeza dos cogumelos: retire a parte final do caule com uma faquinha, depois descasque tanto o caule quanto a parte superior (7-8). Finalmente, umedeça uma folha de papel de cozinha e esfregue delicadamente para eliminar eventuais resíduos de terra 9: você precisará de cerca de 250 g de cogumelos limpos.

Corte os cogumelos em fatias finas 10, depois pique a salsinha 11 e a cebolinha 12.

Amasse levemente o dente de alho e refogue em uma frigideira com óleo por alguns minutos, depois adicione os cogumelos 13, a salsinha e a cebolinha 14, tempere com sal e pimenta e cozinhe em fogo médio por cerca de 5 minutos 15.

Quando estiver bem firme, retire a polenta da geladeira e corte em retângulos de 5x6 cm 16. Coloque o óleo de sementes em uma panela e aqueça até atingir uma temperatura de 160°C. Frite alguns retângulos de polenta por vez por cerca de 3 minutos de cada lado 17, depois escorra em um papel absorvente 18.

Passe para a preparação da fonduta de Grana Padano DOP: despeje o leite em uma panela pequena 19 e leve a uma leve fervura, depois adicione o Grana Padano DOP ralado 20 e cozinhe em fogo moderado por cerca de 10 minutos, mexendo continuamente com um batedor, até que atinja uma consistência cremosa 21.

Agora você pode montar os crostinis: despeje uma colher de chá de fonduta de Grana Padano DOP 22, guarneça com uma colher de chá de cogumelos 23 e tempere com uma pitada de pimenta. Seus crostinis de polenta frita com cogumelos e fonduta de Grana Padano estão prontos para serem saboreados 24!

Conservação

Recomenda-se consumir os crostinis de polenta frita com cogumelos e fonduta de Grana Padano no mesmo dia.

Dica

Você pode substituir os champignons por outros tipos de cogumelos, como os porcini ou os chiodini, por exemplo!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.