Crumble de vegetais

/5

APRESENTAÇÃO

O crumble de vegetais é uma entrada atraente, uma saborosa versão salgada da tradicional sobremesa inglesa aqui proposta com uma variedade de vegetais em cubos no lugar das frutas, um cremoso pesto de ervilhas e um crumble crocante aromatizado com alecrim.
Servido em copinhos de vidro de sobremesa, o crumble torna-se em poucas etapas um refinado finger food, onde se alternam texturas e sabores com um toque fresco que tornam o crumble de vegetais um prato de verão original e convidativo. Venham descobrir também as outras versões doces do crumble, elas vão te conquistar!

INGREDIENTES

Ingredientes para 6 copinhos
Pimentões vermelhos ½
Pimentão amarelo ½
Cenouras 1
Abobrinhas 1
Cebolinha fresca 2
Casca de limão ½
Água 200 ml - (quente)
para o creme de ervilhas
Ervilhas 250 g
Iogurte grego 150 g
Casca de limão ½
Hortelã 4 folhas
Caldo de legumes quanto baste
para o crumble
Farinha de amêndoas 20 g
Farinha tipo 00 80 g
Manteiga 100 g - (frio da geladeira)
Grana Padano DOP 40 g - (para ralar)
Alecrim 1 raminho
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar o crumble de vegetais, debulhe as ervilhas 1, depois em uma panela doure um dente de alho com um fio de óleo e acrescente as ervilhas debulhadas 2, cubra com a tampa 3 e cozinhe por cerca de 10 minutos, se necessário, adicione uma concha de Caldo de legumes para não secar demais.

Salgue, apimente a gosto e retire algumas colheres de sopa de ervilhas para misturar com os outros vegetais 4. Corte os pimentões ao meio e depois em tiras finas 5, corte as pontas das abobrinhas e corte-as em cubinhos pequenos 6,

faça o mesmo com as cenouras 7 e depois corte as cebolinhas em tiras finas 8. Neste ponto, doure a cebolinha na panela com um fio de óleo, depois adicione os pimentões vermelhos 9

e os amarelos, as cenouras 10, cozinhe por 5-6 minutos, depois despeje a água quente 11 ou o caldo de legumes e adicione as abobrinhas em cubinhos 12

e as duas colheres de sopa de ervilhas 13 que você reservou. Prossiga por mais 5 minutos e depois ajuste o sal e a pimenta, e aromatize com a casca de limão ralada 14 e o alecrim. Agora cuide do crumble: coloque no processador de alimentos as farinhas, o queijo parmesão ralado 15

a manteiga fria em pedaços 16, o alecrim e uma pitada de sal, ative as lâminas por poucos instantes, o tempo necessário para criar uma massa arenosa 17, distribua-a uniformemente em uma assadeira forrada com papel manteiga e asse em forno estático a 160° por 15 minutos (ou em forno ventilado a 140° por 10 minutos). Após o cozimento, retire o crumble do forno e deixe esfriar 18.

Para finalizar, prepare o creme de ervilhas: coloque o iogurte grego em um recipiente de borda alta, adicione as ervilhas 19 (se não gostar, remova antes o dente de alho) tempere com a casca de limão 20 e as folhas de hortelã 21

depois bata com o mixer de imersão para obter uma mistura cremosa 22. Transfira o creme para um saco de confeitar 23 e despeje uma camada 24 nos copinhos de vidro de sobremesa com capacidade de cerca de 185 gramas.

Depois cubra com uma segunda camada de vegetais 25 e finalize cobrindo a superfície com o crumble salgado 26. O crumble de vegetais está pronto, decore-o com um galho de alecrim 27, coloque-o na geladeira até o momento de servir e saboreie à temperatura ambiente.

Conservação

Conserve o crumble de vegetais na geladeira por 2-3 dias, você pode congelar a preparação se tiver utilizado ingredientes frescos e não descongelados. Você pode conservar separadamente os vegetais em cubos e o creme de ervilhas na geladeira em recipientes herméticos e depois montar o crumble antes de servir.

Conselho

Para obter um crumble perfeito, preste atenção à temperatura que não deve ser muito alta, caso contrário a massa queimará externamente, permanecendo crua por dentro. Varie os vegetais do seu crumble conforme a disponibilidade da estação para criar receitas infinitas e saborosas!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.