Eisbein na cerveja

/5

APRESENTAÇÃO

O joelho de porco para muitos é o rei dos pratos principais assados, aqueles de convívio, deliciosos e que agradam a todos, como a versão de hoje: joelho na cerveja! Graças aos preciosos conselhos contidos na receita, você obterá a consistência perfeita para o joelho na cerveja: o longo e delicado cozimento garantirá uma carne extremamente macia por dentro e levemente dourada por fora. O fundo de cozimento terá o aroma delicado da cerveja, com um toque de chef que irá surpreendê-lo! Acompanhamento clássico? Sem dúvidas: Batatas assadas!
Enfim, você deve ter entendido que o joelho na cerveja é realmente uma receita que nos encantou, apostamos que acontecerá o mesmo com você!

Se você quer ter uma ideia de quantas outras delícias poderá preparar com o joelho de porco, temos o que você precisa:

INGREDIENTES
Joelho de porco 1 ¼ kg - (3 peças)
Cebolas douradas 300 g
Caldo de carne 400 g
Cerveja loira 1 l
Louro 1 folha
Alecrim 1 raminho
Manteiga 40 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar o joelho na cerveja, comece limpando as cebolas 1, fatie-as não muito finas 2 e coloque-as em uma panela larga e de bordas altas com um fundo de óleo 3.

Doure em fogo médio baixo, perfumando com alecrim e louro 4. Enquanto isso, salgue 5 e apimente os joelhos de porco 6.

Despeje um pouco de óleo em uma frigideira de aço 7 e sele os joelhos em fogo médio alto, primeiro de um lado 8 e depois do outro 9: lembre-se de que para virar a carne é sempre bom usar pinças ou colheres de madeira.

Ajuste o sal das cebolas 10 e, neste ponto, transfira os joelhos selados 11. Na frigideira onde você selou a carne, remova o excesso de gordura e deglace o fundo com a cerveja 12.

Raspe bem o fundo com uma colher de madeira 13 e deixe ferver tudo por cerca de 5 minutos para engrossar um pouco 14. Transfira o líquido para a panela com os joelhos 15.

Despeje também o Caldo de carne quente 16 e cubra com a tampa 17 deixando cozinhar em fogo baixo por cerca de 3 horas e meia 18: o tempo pode variar dependendo do tamanho dos joelhos.

Após o tempo de cozimento, coloque a carne em um recipiente e cubra com filme plástico para não secar 19. Retire o louro e o alecrim do fundo de cozimento 20 e bata o molho com a ajuda de um mixer de mão 21.

Enquanto faz essa operação, adicione também a manteiga fria em pedaços, assim não se separará do molho, 22 e deixe incorporar. Ajuste o sal se necessário 23 e junte novamente com a carne. É assim que se faz o joelho na cerveja, aproveite-o quente 24.

Conservação

Você pode conservar o joelho na cerveja na geladeira por até 3 dias, tenha o cuidado de manter a carne bem coberta para não escurecer.

Conselho

Para cozinhar o joelho na cerveja, usamos uma clara que é a mais agradável ao paladar, mas você pode se aventurar usando, por exemplo, uma stout que dará uma nota tostada e defumada ou uma i.p.a que, em vez disso, trará uma acidez pronunciada.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.