Enroladinhos de polenta

/5

APRESENTAÇÃO

O queijo derrete, as peras ao vinho tinto perfumam a sala de jantar... estamos falando de uma entrada original que junta "queijo e peras" de uma forma que vai surpreender você: rolinhos de polenta! Coração cremoso de Taleggio e Parmigiano envolto por uma suave camada de polenta servida junto com fatias crocantes de peras ao vinho. Um toque de tomilho e os rolinhos de polenta estão prontos para satisfazer o paladar dos seus convidados!

INGREDIENTES

Ingredientes para 4 rolinhos
Farinha instantânea para polenta 125 g
Água 500 g
Azeite virgem extra 10 g
Sal grosso quanto baste
Tomilho quanto baste
para o recheio
Queijo Taleggio 200 g
Parmigiano Reggiano DOP 40 g - para ralar
Pimenta preta quanto baste
para acompanhar
Peras Williams 500 g
Vinho tinto 200 g
Sal fino quanto baste
Azeite virgem extra 40 g

Preparação

Para preparar os rolinhos de polenta, encha uma panela de borda alta com água e comece a aquecer em fogo baixo. Quando a água ferver, adicione sal 1 e despeje cerca de 10 g de azeite de oliva 2, então adicione a farinha aos poucos mexendo com um batedor de arame 3

Cozinhe em fogo baixo por alguns minutos, continuando a mexer, para não formar grumos 4. Após o tempo de cozimento, a polenta deve estar suave e não muito firme, desligue o fogo, cubra com uma tampa 5 e reserve a polenta. Remova a crosta do Taleggio e corte o queijo em cubos 6.

Agora unte a parte central de uma folha de papel manteiga espalhando com uma espátula 7 e despeje a polenta na parte untada, duas colheres de sopa serão suficientes 8. Espalhe sobre a superfície com a espátula 9,

até obter um quadrado de cerca de 10x10 cm. Recheie a parte central com 50 g de Taleggio cortado em cubos e o parmesão ralado 10, por fim polvilhe a gosto com pimenta-do-reino. Dobre a folha de papel manteiga levantando as laterais para dobrar mais facilmente as partes laterais 11, então enrole delicadamente a folha para criar um rolinho 12. Prossiga da mesma forma para os outros: recomendamos fazer essas operações rapidamente para não deixar endurecer muito o que sobra na panela.

Depois de enrolar todos os rolinhos 13, coloque-os em uma bandeja 14 e deixe-os endurecer na geladeira por pelo menos 20 minutos. Agora cuide do acompanhamento: lave e corte as peras ao meio sem descascá-las 15, em seguida, remova as sementes e o miolo central,

divida novamente cada metade em duas partes iguais e cada quarto em 3 fatias 16. Aqueça um fio de azeite de oliva na frigideira, adicione as fatias de pera 17, adicione sal e pimenta a gosto 18

doure as peras de ambos os lados e depois regue com o vinho tinto 19, deixe o vinho evaporar e cozinhe as peras de ambos os lados por 2-3 minutos, elas devem permanecer crocantes 20. Após o tempo de descanso, pegue os rolinhos de polenta, corte-os ao meio na diagonal 21.

Aqueça um fio de azeite de oliva na frigideira e doure por cerca de 2 minutos os rolinhos (22-23), eles devem dourar levemente na superfície e o recheio deve derreter. Uma vez prontos, sirva os rolinhos de polenta com as peras ao vinho, perfume-os com tomilho fresco e saboreie-os bem quentes 24!

Conservação

Uma vez cozidos é preferível consumi-los imediatamente. Se você não os fritou na frigideira, pode conservá-los na geladeira enrolados por no máximo 2 dias. Congelar não é recomendado.

Conselho

Como alternativa ao Taleggio, pode-se usar também Gorgonzola. Você pode preparar os rolinhos no dia anterior, assim, estando na geladeira, eles vão endurecer melhor.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.