Pizza de polenta

/5

APRESENTAÇÃO

A pizza de polenta é um prato único original, saboroso e versátil! Você pode preparar a Polenta do zero, como fizemos, ou usar a polenta que sobrou para transformá-la em uma ótima receita de combate ao desperdício. Em ambos os casos, use a imaginação e escolha seus ingredientes favoritos para temperá-la: aqui propomos uma camada de queijo derretido enriquecida com uma colorida mistura de legumes de inverno e nozes. Para tornar esta polenta ao forno ainda mais apetitosa, revelamos um truque... um creme de couve e tomates secos que adicionará um toque de umami a cada mordida! Prepare a pizza de polenta para um jantar em família ou sirva cortada em pedaços para um aperitivo delicioso.

Descubra outras receitas de reaproveitamento com polenta:

 

INGREDIENTES

Para a polenta (para 2 formas)
Farinha instantânea para polenta 375 g
Água 1 ½ l
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino 3 colherinhas
Para os legumes
Abóbora delica 220 g
Couve de Bruxelas 200 g
Cogumelos champignon 180 g
Cogumelos chanterelle 100 g
Chalota 1
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o creme de couve
Couve negra 100 g
Tomates Secos em Óleo 50 g - (não escorridos)
Pimenta fresca 1
Sal fino quanto baste
Para rechear
Mozzarella 400 g
Queijo Taleggio 300 g
Miolo de nozes 30 g
Tomilho quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar a pizza de polenta, primeiro prepare os legumes: limpe as couves de Bruxelas e corte-as ao meio 1, depois descasque a cebola e corte em fatias 2. Remova a base terrosa dos cogumelos champignon e fatie também 3.

Lave a abóbora e corte em fatias finas, sem descascar 4, depois divida as fatias ao meio novamente 5. Reúna todos os ingredientes em uma tigela e adicione também os cogumelos chanterelle, que você limpou delicadamente com um pano úmido 6.

Tempere com azeite 7, sal 8 e pimenta, depois misture massageando tudo com as mãos 9.

Distribua os legumes em uma assadeira forrada com papel manteiga e asse em forno estático pré-aquecido a 220°C por 20-25 minutos 10. Enquanto isso, prepare o creme de couve: remova o caule central das folhas de couve 11, depois branqueie por 3-4 minutos 12.

Escorra a couve e transfira para um mixer, depois adicione os tomates secos com seu azeite 13 e a pimenta vermelha 14. Bata até obter uma consistência cremosa e reserve 15. Corte a mussarela em fatias e coloque em um escorredor para drenar o excesso de água.

Para preparar a polenta, ferva uma panela de água com 3 colheres de chá de sal, depois adicione a farinha aos poucos 16. Cozinhe pelo tempo indicado na embalagem, mexendo com um batedor 17. Unte com azeite uma assadeira forrada com papel manteiga 18.

Quando estiver pronta, despeje metade da polenta na assadeira (a quantidade é para 2 formas) e nivele com as costas de uma colher, se necessário usando um pouco de azeite 19. Tempere a superfície com metade da mussarela em fatias e metade do queijo taleggio em pedaços 20, depois adicione pequenas porções de creme de couve. Asse a 210°C em modo estático por 10 minutos, depois retire do forno e deixe descansar por alguns minutos. Alterne para modo grill e asse novamente por 2 minutos para gratinar o queijo 21.

Neste ponto, retire do forno e distribua metade dos legumes, depois decore com as nozes 22 e o tomilho 23. Coloque a assadeira novamente sob o grill por 3-5 minutos, depois finalize com uma pitada de pimenta. Proceda da mesma forma para preparar a segunda forma e sirva sua pizza de polenta ainda quente 24!

Armazenamento

A pizza de polenta pode ser guardada na geladeira por alguns dias.

Você pode guardar o creme de couve na geladeira por alguns dias em um pote hermético coberto com uma camada de azeite.

Dica

Se você estiver usando polenta que sobrou, basta colocá-la o mais próximo possível das fatias na forma e cobrir tudo com o queijo que, ao derreter, manterá tudo junto!

A mussarela tende a liberar um pouco de água durante o cozimento, por isso é necessário deixar a pizza de polenta descansar após a primeira gratinada, para absorver o líquido em excesso. Se preferir, pode usar mussarela para pizza, que é mais seca.

O creme de couve e tomates secos é um concentrado de sabor, ideal para conferir um gosto umami a muitas receitas, como bruschettas e wraps. Prepare em abundância e guarde conforme indicado!

Gostou desta falsa pizza? Experimente também estas variações: Falsa pizza de couve-flor e Pizza de carne!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.