Espetinhos de peixe com molho Worcestershire

/5

APRESENTAÇÃO

Com vontade de fazer um churrasco? Aqui está uma ideia deliciosa que combina um buquê de sabores do mar: espetos de peixe em molho Worcestershire. Mergulhe os suculentos pedaços de camarões, atum e anchovas em uma marinada à base deste famoso molho inglês e descubra como os espetinhos se tornarão tenros e saborosos, graças também à adição de mel e vinho branco. Um sabor rico ligeiramente agridoce que se harmoniza perfeitamente com o acompanhamento fresco e crocante, como a panzanella que preparamos. Delicie-se com este prato principal de peixe, perfeito para preparar em um jantar em pé, na companhia de amigos... talvez no terraço, com a chegada das primeiras noites de primavera e verão.

Experimente também a versão no forno, com uma cobertura crocante irresistível, pronta para ser descoberta!

INGREDIENTES

Ingredientes para 4 espetinhos
Atum 300 g
Camarões grandes 8
Anchovas (anchovas) 130 g - (8 filés)
molho Worcestershire 40 ml
Mel millefiori 150 g
Vinho branco seco 40 g
Casca de laranja 1
Azeite virgem extra 40 g
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste
para a panzanella crocante
Pepinos 2
Limões 1
Pão rústico 2 fatias
Hortelã 6 folhas
molho Worcestershire 1 colher
Azeite virgem extra 1 colher
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar os espetinhos de peixe em molho Worcestershire, a primeira coisa a fazer é limpar as anchovas. Para estas operações, você pode usar luvas se preferir: retire delicadamente a cabeça e abra uma anchova de cada vez como um livro 1; remova a espinha interna passando-as em água corrente 2 e vá colocando-as abertas em um refratário 3

Em seguida, passe à limpeza dos camarões: retire a cabeça 4, remova as patas e retire a carapaça delicadamente 5. Usando um palito, remova também o intestino interno; em seguida, reserve-os 6

Pegue o filé de atum e corte antes em fatias grossas 7 e depois em cubos grandes 8, de modo a obter 8 deles. Neste ponto, comece a montar os espetinhos. Pegue um palito de madeira e enfie um pedaço de atum e um camarão 9, deslizando-os até o final. 

Em seguida, adicione mais um pedaço de atum 10, um par de filetes de anchovas 11 e finalize com um camarão 12

Repita a mesma operação para os outros espetinhos e vá colocando-os em uma assadeira grande ou em um refratário 13. Passe para a marinada: em uma tigela, misture o mel, o molho Worcestershire 14 e o vinho branco 15

Adicione também o óleo 16, a casca ralada da laranja 17, sal e pimenta. Misture tudo com um batedor e despeje a marinada sobre os espetinhos 18. Cubra com filme plástico e deixe marinar na geladeira por pelo menos 20 minutos. 

Enquanto isso, comece a preparar a panzanella crocante, que você pode servir como acompanhamento. Corte as fatias de pão em cubos grandes 19. Em seguida, em uma frigideira bem quente, despeje o molho Worcestershire e o óleo 20. Adicione os cubos de pão 21 

e toste-os por alguns minutos até que fiquem bem dourados 22. Reserve e passe a preparar o pepino. Depois, remova a casca externa no sentido do comprimento apenas em alguns pontos 23 e corte-o em fatias finas 24

Pegue o limão, descasque-o ao vivo, tendo o cuidado de remover toda a parte branca 25; depois, separe os gomos 26. Transfira para uma tigela as fatias de pepino, junto com o pão salteado na frigideira 27.

Adicione os gomos de limão, as folhas de hortelã fresca 28 e tempere com sal, pimenta e um fio de óleo 29. Em seguida, misture tudo 30. A panzanella está pronta.

Passe para o cozimento dos espetinhos: escorra-os da marinada e coloque-os em uma grelha quente 31. Espere cerca de 3 minutos, depois vire-os e finalize o cozimento por mais 3 minutos 32. Sirva seus espetinhos ainda quentes, acompanhando com a panzanella crocante 33.

Conservação

É preferível consumir os espetinhos imediatamente após cozidos. Os espetinhos podem ser conservados crus na geladeira por um dia, no máximo, dentro da marinada. A panzanella também pode ser conservada na geladeira por até dois dias, mas ficará menos crocante. 

Conselho

Esses espetinhos podem ser feitos com vários tipos de peixe, respeitando assim a sazonalidade do pescado; o resultado será eficaz de qualquer forma. O prato pode ser ainda mais fresco, acompanhando os espetinhos e a panzanella com um molho à base de iogurte grego natural.

Para um consumo seguro de peixe cru, marinado ou semicocido

Antes de consumir peixe cru, marinado ou não perfeitamente cozido, recomenda-se congelar por pelo menos 96 horas a -18 graus em um congelador doméstico marcado com 3 ou mais estrelas, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.