Fagottino alle mele e culatello

/5

APRESENTAÇÃO

Você está em dúvida entre doce e salgado? Às vezes não é necessário escolher, basta procurar a resposta em receitas como esta: trouxinha de maçã e culatello! Ficou curioso? Claro, a combinação não é das mais comuns e alguns de vocês podem ser céticos, mas confiem: é uma combinação de sabores realmente bem-sucedida! O recheio é uma delícia de sabor inconfundível: a maçã Fuji com sua polpa firme e suculenta é temperada com açúcar e granulado de avelãs, permanecendo crocante e saborosa mesmo após o cozimento. Sua doçura combina perfeitamente com a do culatello, tão macio e delicado. Este recheio original é envolto em uma massa folhada crocante: nada mais atraente para um aperitivo saboroso e delicioso. O momento mais gratificante é quando você os coloca no forno: você vai sentir o aroma inebriante em toda a cozinha!

INGREDIENTES
Ingredientes para 8 trouxinhas
Maçãs Fuji 320 g
Massa folhada 460 g - retangular
Culatello 100 g - em fatias finas
Açúcar mascavo 50 g
suco de laranja 50 g
Granulado de avelã 50 g
Ovos 1 - médio para pincelar

Preparação

Para preparar a trouxinha de maçã e culatello, comece pelo recheio. Pegue as maçãs, corte-as ao meio e descasque-as 1. Remova o miolo e corte-as primeiro em fatias e depois em cubos 2. Então, pegue uma panela com fundo antiaderente e bordas altas e adicione o açúcar 3.

Em seguida, esprema o suco de uma laranja 4 e coe em uma peneira fina, recolhendo o suco em uma tigelinha 5. Despeje-o na panela 6. Aqueça em fogo baixo por alguns minutos, mexendo bem os ingredientes para dissolver o açúcar.

Uma vez dissolvido o açúcar, adicione as maçãs 7 e deixe amolecer em fogo bem baixo por 15 minutos, continuando a mexer 8. A maçã no final do cozimento não deve se desfazer totalmente, mas permanecer suficientemente macia. Quando estiver pronta, transfira para uma tigela, deixe esfriar, então adicione o granulado de avelãs 9.

Misture bem os ingredientes para incorporá-los 10 e reserve. Depois, dedique-se à massa folhada: pegue-a e com uma carretilha de corte, corte quatro quadrados de 15 cm de lado de cada rolo de massa folhada retangular 11. Separe os quadrados de massa e coloque fatias de culatello no centro de cada pedaço 12.

Sobre eles, adicione pedaços de maçã 13, tomando cuidado para não adicionar muito líquido das maçãs, pois isso pode umedecer demais a massa, fazendo com que o líquido vaze durante o cozimento no forno. Repita as operações para as outras 7 trouxinhas, até terminar os ingredientes. Depois, pegue um ovo e bata com um garfo 14: pincele nos bordos da massa para facilitar o fechamento da trouxinha 15.

Feche as trouxinhas ao meio 16 e junte todas as bordas. Sele-as com os dentes de um garfo 17 para evitar que o recheio vaze durante o cozimento. Neste ponto, as trouxinhas estão prontas: coloque-as em uma assadeira forrada com papel manteiga e pincele a superfície com o restante do ovo batido 18. Finalmente, asse em forno estático pré-aquecido a 220°C por cerca de 12 minutos (se usar um forno ventilado, a 200°C por cerca de 8 minutos: sugerimos testar o cozimento de uma trouxinha para melhor ajustar as outras).

Passado esse tempo, retire do forno 19 e deixe esfriar, colocando em uma tábua de cortar ou prato de servir 20. Desfrute de suas trouxinhas de maçã e culatello 21!

Conservação

Você pode conservar suas trouxinhas de maçã e culatello por até 2 dias na geladeira, em um recipiente hermético.

Não recomendamos a congelação após assadas. No entanto, você pode congelar as trouxinhas antes de assar, apenas se tiver usado todos os ingredientes frescos e não descongelados.

Conselho

Para quem quer se aventurar na cozinha com esta preparação, sugerimos muitas variantes saborosas: em vez do culatello, você pode usar um presunto cru doce, substituir o suco de laranja por suco de limão e aromatizar com canela. Se preferir, pode também adicionar à granulado de avelãs nozes, avelãs e/ou amêndoas finamente picadas. Então, dê espaço à criatividade nesta receita!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.