Filé mignon ao Amarone

/5

APRESENTAÇÃO

O filé de boi ao Amarone é um prato principal suculento e refinado, perfeito para trazer à mesa todo o charme da tradição vêneta em uma versão elegante e impressionante. O protagonista absoluto é o Amarone della Valpolicella, um vinho tinto importante, intenso e aveludado: reduzido na panela, transforma-se em um molho rico e perfumado, capaz de envolver a carne e realçar sua maciez natural.

Os medalhões de filé, rapidamente dourados para obter uma crosta irresistível, permanecem macios e suculentos e são cobertos com a redução de vinho que torna cada pedaço realmente especial.

Para completar o prato, há um creme de couve-flor e cogumelos porcini de sabor cheio e envolvente, ideal para a estação fria. Se, entretanto, quiser adaptar a receita do filé de boi ao Amarone para os meses mais quentes, você pode substituir a base de vegetais por alternativas sazonais, mantendo o mesmo jogo de texturas e a mesma elegância.

Experimente outras maneiras saborosas de cozinhar o filé:


Se você ama este vinho, não perca também o Risotto all'Amarone: um grande clássico veronês, cremoso e perfumado.

INGREDIENTES

Filé de boi 1 kg
Azeite virgem extra quanto baste
para o molho Amarone
Vinho tinto 750 ml - Amarone
Cebolas brancas 50 g
Alecrim 2 raminhos
Manteiga 30 g - frio
Azeite virgem extra quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste
para o creme de cogumelos e couve-flor
Couve-flor 1 kg - (para limpar)
Cogumelos secos 40 g - porcini
Alho 2 dentes
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar o filé de boi ao Amarone, primeiro coloque os cogumelos porcini secos de molho em 300 g de água morna por cerca de 30 minutos, certificando-se de que fiquem bem imersos 1. Enquanto isso, cuide da couve-flor: depois de cortar o talo e as folhas externas, fatie-a 2. Em uma panela aqueça um fio de azeite com 2 dentes de alho 3.

Adicione a couve-flor 4 e refogue brevemente. Retome os cogumelos amolecidos e acrescente-os à couve-flor 5, junto com a água de molho filtrada 6.

Salgue 7, apimente 8, cubra com a tampa 9 e cozinhe por 20-30 minutos ou até que a couve-flor esteja macia.

Enquanto isso, limpe o filé removendo a membrana externa e obtenha medalhões de 250 g 10, depois seque-os com papel toalha para absorver bem. Aqueça em uma frigideira grande um fio de azeite extra virgem em fogo médio-alto 11 e, quando estiver bem quente, coloque os medalhões 12.

Doure-os por 2-3 minutos de cada lado até que se forme uma bela crosta 13, depois transfira-os para um prato e mantenha-os aquecidos. Agora limpe e fatie a cebola 14. Na mesma frigideira em que você dourou a carne, aqueça um fio de azeite com o alecrim 15.

Adicione a cebola e refogue por alguns minutos 16, depois adicione o Amarone 17; deixe evaporar, salgue 18 e deixe reduzir por cerca de 15 minutos em fogo baixo.

Quando as cebolas estiverem macias e o fundo reduzido 19, filtre tudo através de uma peneira 20 para obter um molho liso 21.

Coloque o fundo filtrado de volta na panela e continue cozinhando por mais 10 minutos, até que o volume tenha reduzido cerca de dois terços. Neste ponto, desligue o fogo e adicione a manteiga muito fria em cubos 22, girando a panela para derreter e emulsionar o molho até que fique brilhante e aveludado; reserve-o 23. Retome a couve-flor cozida com os cogumelos e bata no liquidificador de imersão 24.

Você deve obter um molho liso e homogêneo 25. Coloque os medalhões de volta na panela com o molho Amarone, reacenda o fogo e banhe-os 26 por cerca de um minuto em fogo médio, apenas para aquecê-los sem continuar muito o cozimento. Sirva distribuindo o creme de couve-flor e porcini no prato 27.

Coloque a carne por cima 28 e finalize com o molho de vinho 29. Sirva imediatamente o seu filé de boi ao Amarone 30!

Conservação

Recomendamos consumir imediatamente o filé de boi ao Amarone.

Você pode preparar o creme de couve-flor e cogumelos com antecedência, armazená-lo na geladeira e aquecê-lo antes de servir o filé.

Conselho

Se quiser variar o creme mantendo o mesmo equilíbrio elegante do prato, você pode substituir a couve-flor e os cogumelos por um creme de aipo e batatas, que é delicado e ligeiramente doce, perfeito com o Amarone.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.