Risoto de linguiça
- Fácil
- 50 min
O risoto ao Amarone é um saboroso prato principal preparado com ingredientes de excelente qualidade provenientes da região de Verona.
O arroz usado para esta receita é o Vialone Nano, cultivado na Bassa Veronese e protegido pela marca IGP, que é tostado em panela com uma cebola chalota picada e tutano de boi e flambado com o Amarone della Valpolicella, um excelente vinho tinto de sabor pleno e aveludado, produzido na região da Valpolicella.
Por último, o risoto é finalizado com o Monte Veronese ralado, um queijo de leite de vaca feito na província setentrional de Verona.
O risoto ao Amarone é uma receita que deve ser experimentada, com um sabor envolvente e encorpado, que reúne em um prato alguns dos sabores mais apreciados da cozinha vêneta.
Para preparar o risoto ao Amarone, comece picando finamente a cebola chalota 1. Em uma panela, derreta 30 g de manteiga junto com o tutano de boi 2, adicione a cebola chalota e deixe-a murchar com uma concha de caldo de carne 3.
Adicione o arroz e deixe-o tostar bem 4, em seguida, despeje o Amarone aos poucos em duas ou três vezes, esperando que o vinho já adicionado seja bem absorvido 5. Isso levará pelo menos 5 minutos, durante os quais você mexerá com uma colher de pau 6.
Continue cozinhando o risoto em fogo baixo, adicionando o caldo de carne uma concha de cada vez 7. Quando o arroz estiver al dente, desligue o fogo e finalize o risoto com os restantes 30 g de manteiga e com o queijo Monte Veronese ralado 8, misturando com a colher 9. O risoto ao Amarone está pronto para ser servido!