Focaccia de trigo queimado com tomatinhos

/5

APRESENTAÇÃO

Vocês também são apaixonados por focaccia de tomatinhos e orégano? Então, vocês não podem deixar de experimentar a nossa focaccia de trigo queimado com tomatinhos! A farinha de trigo queimado liberará um aroma defumado e tostado ao mesmo tempo... um toque inovador para sua Focaccia, embora na verdade este trigo queimado faça parte da antiga tradição rural, que atualmente está sendo redescoberta cada vez mais. O truque para obter uma focaccia macia é justamente Focaccia de batata; enquanto a adição de óleo faz com que a maciez interna desta focaccia se contraste com a crosta crocante da superfície. Enriqueça sua focaccia adicionando frescos tomatinhos pachino para dar um toque de doçura e aromatize com uma pitada de orégano!

Descubra também estas variações:

INGREDIENTES

Ingredientes para uma assadeira de 32 cm
Farinha de trigo queimada 125 g
Sêmola de trigo duro remacinada 375 g
Batatas 200 g
Sal fino 25 g
Fermento biológico seco 5 g
Água 400 g
Azeite virgem extra 50 g
para temperar
Tomates Pachino 300 g
Azeite virgem extra 20 g
Orégano quanto baste
Sal fino quanto baste
para a bancada
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar a focaccia de trigo queimado com tomatinhos, primeiro coloque para ferver as batatas em água salgada por cerca de 20 minutos 1, o tempo de cozimento depende do tamanho das batatas, se ao perfurá-las com um garfo a batata escorregar facilmente, significa que estão prontas. Neste ponto, descasque-as 2, passe-as por um espremedor de batatas 3 e deixe amornar.

Enquanto isso, em uma batedeira coloque a farinha de semolina remacinada, a de trigo queimado 4, o fermento desidratado 5 e acione a batedeira com o gancho montado, despejando quase toda a água, em temperatura ambiente, aos poucos 6, reservando cerca de 50 gramas.

Uma vez que a massa atingir uma consistência sólida, adicione o sal dissolvido na água reservada anteriormente 7, depois adicione também o óleo 8 e amasse por cerca de 10 minutos. A massa ficará muito macia, mas não se preocupe se não se desgrudar da tigela, o importante é que esteja bem misturada 9.

Neste ponto, adicione as batatas esmagadas e já mornas 10, deixe a batedeira funcionar por mais alguns minutos 11 e com a ajuda de uma espátula, despeje a massa sobre uma superfície de trabalho untada 12.

Em seguida, dê dobras de reforço levando as partes externas da massa para o centro 13. Forme uma bola 14 e coloque-a em uma tigela grande 15, cubra tudo com filme plástico, depois deixe-a crescer por cerca de 1 hora no forno apenas com a luz acesa, depois coloque-a na geladeira e deixe fermentar durante toda a noite.

Na manhã seguinte, retire da geladeira e deixe novamente em temperatura ambiente por cerca de 2 horas 16. Depois, despeje a massa, sempre com a ajuda de uma espátula, novamente sobre uma superfície de trabalho untada e dê novamente as dobras 17. Forme uma bola e coloque-a em uma assadeira untada 18.

Com as mãos untadas, estenda a massa pressionando com os dedos até cobrir toda a assadeira 19. Espalhe óleo sobre a focaccia 20, depois lave bem os tomatinhos e corte-os ao meio 21.

Coloque-os sobre toda a focaccia, com a parte da pele voltada para cima 22 e deixe fermentar novamente por uma hora em temperatura ambiente. Por fim, adicione o orégano e o sal 23 e asse em forno ventilado pré-aquecido por cerca de 40 minutos a 190°C 24.

Conservação

A focaccia de trigo queimado com tomatinhos deve ser servida recém-saída do forno. Ela se conserva na geladeira bem coberta por no máximo 2 dias: lembre-se de aquecê-la no forno antes de saboreá-la. Pode ser congelada após ser assada.

Conselho

A focaccia de trigo queimado com tomatinhos tem pouco fermento, portanto, é necessário uma fermentação lenta. Se quiser pular a etapa na geladeira, você pode deixar sua massa, sempre coberta, em temperatura ambiente por cerca de 4-5 horas, ou até que ela tenha dobrado de volume.

Curiosidade

A farinha de trigo queimado nasce da tradição rural de recolher os grãos de trigo que ficaram no chão após a colheita e a queima das palhas. Os grãos de trigo, então, eram recolhidos, moídos e misturados com uma parte de farinha branca. Quando comprar farinha tornou-se mais fácil para os agricultores, o trigo queimado desapareceu do consumo. Hoje em dia, está se espalhando novamente, embora atualmente seja obtido de maneira diferente do original, ou seja, aproveitando a torrefação e não a queima completa do trigo. O que se obtém, no entanto, é sempre uma farinha com um sabor muito particular e uma cor escura que caracteriza o produto final.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.