Frango em carpione

/5

APRESENTAÇÃO

O termo carpione, além de indicar um peixe de lago, é um tipo de marinada usada para conservar peixes de carne delicada, como a truta ou peixes pequenos como as sardinhas.
Esta preparação é muito difundida em várias regiões da Itália, com diferentes variantes: a mais comum consiste em enfarinhar o peixe, fritá-lo e depois mariná-lo em uma emulsão à base de água, vinho branco, vinagre e pimenta, geralmente enriquecida com legumes. Em algumas receitas, também se prevê o uso de ervas aromáticas como o louro e a sálvia. O sabor intenso e marcante que caracteriza esta marinada lembra o sabor decidido de outra preparação tradicional em que predomina o sabor do vinagre com seu aroma inconfundível, as Abobrinha a scapece.
Nós propomos uma versão diferente desta receita típica usando carne como alternativa ao peixe: o frango em carpione. Uma maneira original e saborosa de saborear o frango, que é cortado em tiras e frito, antes de descansar por uma noite imerso na característica marinada. Sirva o frango em carpione como aperitivo ou prato principal, você conquistará até os mais céticos, amantes do carpione tradicional!

INGREDIENTES

Peito de frango 1 kg
Água 500 ml
Vinho branco seco 250 ml
Vinagre de vinho branco 250 ml
Cenouras 1
Cebolas roxas 1
Aipo 1 talo
Farinha tipo 00 quanto baste
Pimenta-do-reino em grãos quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste
para fritar
Óleo de amendoim quanto baste

Preparação

Para preparar o frango em carpione, comece descascando a cenoura, depois corte-a em fatias finas no sentido do comprimento 1. Pegue a cebola, descasque e divida ao meio, depois coloque a parte plana de uma metade em uma tábua de corte e fatie no sentido do comprimento 2. Lave bem o salsão sob água corrente e remova as folhas externas, laterais e do topo. Remova a membrana filamentosa externa com o descascador de legumes. Divida o salsão ao meio e corte em várias tiras finas 3.

Prepare o carpione: em uma tigela grande, despeje a água 4, o vinagre de vinho branco 5 e o vinho branco seco 6,

sal 7 adicione a pimenta em grãos 8 e coloque na marinada os legumes cortados em tiras: o salsão 9,

a cenoura 10 e a cebola 11, misture com uma colher de pau para dar sabor aos ingredientes. Agora cuide da carne: corte o peito de frango em tiras com cerca de 1,5 cm de espessura 12.

Em uma bandeja, coloque uma camada de farinha, sal e pimenta 13 e enfarinhe as tiras de frango para cobri-las completamente 14. Agora coloque no fogo uma panela de borda alta adequada para fritura, despeje o óleo de sementes 15 e aqueça-o, deve atingir uma temperatura de cerca de 170°. Se não tiver um termômetro de cozinha, para verificar a temperatura do óleo, esfarele um pouco de farinha na panela antes de adicionar as tiras de frango: se chiar significa que o óleo está suficientemente quente para a fritura.

Frite as tiras de frango, poucas de cada vez, por alguns minutos até que fiquem levemente douradas 16. Escorra com uma escumadeira 17 e coloque para secar em uma bandeja forrada com papel absorvente 18.

Deixe esfriar as tiras de frango e depois coloque-as no carpione (19-20), cubra a tigela com filme plástico 21. Deixe descansar por uma noite e depois sirva na mesa no mesmo recipiente.

Conservação

O frango em carpione é conservado na geladeira coberto com filme plástico por 2 a 3 dias. Não é recomendada a congelamento.

Conselho

O carpione é um dos clássicos da cozinha italiana, geralmente usado para peixinhos fritos, trutas, sardinhas, tainhas ou sardinhas. A mistura de aromas varia de família para família, então saiba que você pode "carpionizar" o frango (ou o peru) com ervas aromáticas como louro, sálvia, hortelã ou até mesmo salsa!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.