Salmão em marinada com julienne de legumes

/5

APRESENTAÇÃO

O carpione é uma preparação típica, muito difundida em várias regiões italianas, que consiste em enfarinhar o peixe, fritá-lo e depois mariná-lo em uma emulsão à base de água, vinho branco, vinagre e pimenta, enriquecida geralmente com legumes.
Geralmente, para esta preparação, são usados peixes de lago como a truta ou peixes pequenos como as alborelas.
Nós propomos uma versão igualmente saborosa e apetitoso feita com salmão fresco: salmão em carpione com julienne de legumes. Na receita que propomos, o salmão é Salmão marinado cru, para realçar seu sabor servindo-o como carpaccio de peixe.
O resultado serão pequenos pedaços de salmão com um sabor intenso e marcante que caracteriza essa marinada, onde predomina o sabor do vinagre com seu perfume e aroma inconfundíveis. Servir o salmão em carpione com julienne de legumes é um prato saboroso, simples e rápido de preparar, ideal como entrada ou como segundo prato.

Experimente também estas receitas com salmão:

INGREDIENTES
Filé de salmão 500 g
Água 300 ml
Vinho branco seco 120 ml
Vinagre de vinho branco 80 ml
Cenouras ½
Cebolas roxas ½
Aipo 1 talo
Pimenta-do-reino em grãos quanto baste
Pimenta rosa quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparação

Para realizar o salmão em carpione, certifique-se de ter comprado salmão norueguês; caso contrário, recomenda-se congelá-lo por pelo menos 96 horas a -18 graus e depois descongelá-lo para utilizá-lo na receita. Em seguida, pegue a cebola, descasque-a e divida ao meio, coloque a parte plana de uma metade em uma tábua e fatie-a no sentido do comprimento 1. Lave bem o aipo sob água corrente e elimine as folhas externas, laterais e do topo. Elimine a membrana fibrosa externa com um descascador de legumes. Divida o aipo ao meio e corte em tirinhas 2. Descasque a cenoura e depois corte-a em tiras finas no sentido do comprimento 3.

Prepare o carpione: em uma tigela grande, coloque a água 4, o vinagre de vinho branco 5 e o vinho branco seco 6, salgue,

acrescente a pimenta rosa e a pimenta preta em grãos 7 e adicione na marinada os legumes cortados em tirinhas: o aipo 8, a cenoura 9

e a cebola 10, misture com uma colher de pau para dar sabor aos ingredientes. Agora cuide do salmão: é fundamental que o salmão seja fresco e, principalmente, certifique-se com seu fornecedor que ele foi "abatido", ou seja, congelado na temperatura correta. Limpe o filé removendo as espinhas com uma pinça de cozinha 11 e depois corte o salmão em tirinhas finas 12.

Coloque os pedaços de salmão no carpione 13, cubra a tigela com filme plástico 14. Deixe marinar o salmão na geladeira por pelo menos 2 horas. Após o tempo necessário, o peixe terá absorvido os aromas da marinada e você poderá saborear seu salmão em carpione com julienne de legumes 15.

Conservação

Conserve o salmão em carpione com julienne de legumes na sua marinada coberto com filme plástico por no máximo 3 dias na geladeira. Não é recomendado congelar.

Dica

Você pode aromatizar o carpione com ervas aromáticas como o louro, a sálvia, a menta ou até mesmo a salsinha.

Para um consumo seguro de peixe cru, marinado ou semicozido

Antes de consumir peixe cru, marinado ou não totalmente cozido, recomenda-se congelar por pelo menos 96 horas a -18 graus em um freezer doméstico marcado com 3 ou mais estrelas, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.