Frango na gaiola

/5

APRESENTAÇÃO

O frango na gaiola é um segundo prato saboroso e original, ideal para servir o frango de uma maneira nova e apetitosa. Peitos de frango macios são enrolados com fatias de abobrinha grelhadas e fatias de bacon fresco e, em seguida, envoltos em uma simpática rede de massa folhada que, uma vez cortada com uma ferramenta especial para losangos, assumirá a forma de uma deliciosa gaiola.
Este prato estimula agradavelmente o paladar, que encontrará a crocância da gaiola de massa folhada e o sabor suculento da cobertura de abobrinhas e bacon, para depois se chocar com a delicadeza do peito de frango. Se, além disso, você quiser realçar ainda mais o sabor do seu frango na gaiola, acompanhe-o com mostarda ou uma mais delicada maionese falsa e para dar um toque de fragrância extra, polvilhe a gaiola com sementes de gergelim branco antes de assar. O resultado será um segundo prato alternativo, que você poderá saborear até mesmo frio, durante um piquenique, por exemplo. Só resta preparar o frango na gaiola, descobri-lo e saboreá-lo mordida após mordida!

INGREDIENTES

Peito de frango 500 g
Abobrinhas 200 g - (8 fatias)
Pancetta defumada 50 g - (8 fatias)
Louro 2 folhas
Alho 1 dente
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para a gaiola
Massa folhada 230 g - retangular
Ovos 1
Sementes de gergelim quanto baste

Preparo

Para preparar o frango na gaiola, comece pelas abobrinhas: certifique-se de que sejam bastante longas e largas, assim cobrindo o peito de frango com mais facilidade. Lave-as com cuidado, apare-as e corte 8 fatias com espessura de cerca de 2-3 mm no sentido do comprimento com uma faca ou um mandolim 1. Coloque uma grelha para aquecer e, uma vez quente, coloque as fatias de abobrinha 2. Cozinhe de ambos os lados por alguns minutos, até que fiquem ligeiramente tostadas e amolecidas 3.

Agora corte e desosse o peito de frango: coloque o peito de frango inteiro sobre uma tábua e divida-o ao meio 4. Remova o osso em forma de y e sinta o lado do corte para verificar se não restaram pedaços de cartilagem. Salgue 5, apimente e regue com óleo 6 a gosto os peitos de frango de ambos os lados.

Massageie os peitos de frango com as mãos para temperar uniformemente a superfície 7. Em seguida, envolva os peitos de frango alternando as fatias de abobrinha grelhadas com fatias de bacon 8. Vire a parte mais rosada do bacon para fora, assim os peitos de frango ficarão mais coloridos. No total, você deve usar cerca de 4 fatias de abobrinha e 4 fatias de bacon. Cubra os peitos de frango de um lado e depois dobre para baixo as partes em excesso, de modo a cobrir também o outro lado 9. Serão necessárias fatias de abobrinha e bacon bastante longas, caso sejam mais curtas, cubra primeiro um lado, vire o peito e cubra também o outro com outras fatias.

Envolva os peitos de frango que você recheou com filme plástico 10, apertando bem o filme nas laterais como uma bala 11. Esta operação ajudará a dar aos peitos uma forma cilíndrica. Em seguida, transfira-os para a geladeira e deixe-os descansar por 1 hora. Uma vez envoltos no filme, você pode deixar os peitos de frango descansarem por toda a noite, assim poderá também prepará-los na noite anterior para o dia seguinte, dessa forma o frango assumirá uma forma mais regular. Depois desse tempo, pegue uma frigideira grande, despeje um fio de óleo e doure 1 dente de alho descascado com algumas folhas de louro 12.

Uma vez que o alho esteja dourado, retire da geladeira os peitos de frango que você colocou para descansar, remova o filme plástico e doure-os na frigideira de ambos os lados em fogo baixo por cerca de 20 minutos 13. Quando estiverem cozidos, deixe os peitos de frango esfriar em uma grade, para que o excesso de óleo escorra. Enquanto isso, prepare a gaiola: pegue um rolo de massa folhada retangular já pronto, coloque-o sobre uma superfície enfarinhada e trabalhe-o brevemente com o rolo 14. Em seguida, corte 1/3 no sentido do comprimento e divida a peça ao meio, de modo a obter 2 retângulos, que servirão como base para a gaiola 15.

Corte o restante da massa folhada com a roda especial para losangos, depois de passar o rolo na farinha 16 ou, se você não tiver a ferramenta, pode criar tiras de massa folhada com cerca de meio cm de largura e cruzá-las sobre o frango como se faz com tortas. Então, coloque o peito de frango recheado sobre a base de massa folhada, bata um ovo e, usando um pincel, pincele as bordas da base. Em seguida, abra delicadamente com as mãos a rede de massa folhada que você criou, cobrindo os peitos de frango 17. Finalmente, dobre as bordas da rede em excesso para a base, selando bem a "gaiola" 18.

Coloque os peitos de frango na gaiola em uma assadeira retangular que você cobriu com papel manteiga e pincele agora a superfície com o ovo batido 19. Polvilhe a gaiola com sementes de gergelim branco 20 e asse em forno estático pré-aquecido a 200° por cerca de 40 minutos. Quando a superfície estiver bem dourada 21, deixe esfriar um pouco e depois corte em fatias. Seu frango na gaiola está pronto para ser servido e apreciado até mesmo frio, talvez acompanhado de mostarda ou de nossa maionese falsa!

Conservação

Você pode congelar, por cerca de 2 meses, o peito ainda cru e envolto nas fatias de abobrinha e bacon e depois descongelá-lo na geladeira quando necessário; ou pode congelá-lo depois de dourá-lo na frigideira e, uma vez descongelado, terminar o cozimento no forno. O frango na gaiola, uma vez cozido, pode ser conservado em um recipiente hermético por 2 dias na geladeira.

Dica

Para a série "Piquenique com classe", o frango na gaiola não decepciona as expectativas, é simples de preparar e o resultado será maravilhoso, pronto para surpreender qualquer um que se sente à sua mesa. Além disso, é prático: ótimo também servido frio e perfeito para consumir ao ar livre. Com a massa folhada restante, você pode fazer palitos crocantes e deliciosos para acompanhar o frango. O que falta? Sim, o molho: sugerimos mostarda ou maionese falsa, o que você acha?

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.