Friggione

- Energía Kcal 175
- Carboidratos g 31
- dos quais açúcares g 31
- Proteína g 5.6
- Gorduras g 3.2
- das quais gorduras saturadas g 1.21
- Fibra g 5.9
- Colesterol mg 2
- Sódio mg 541
- Dificuldade: Muito fácil
- Tempo de preparação: 15 min
- Tempo de cozimento: 3 h 30 min
- Porção: 4
- Custo: Muito baixo
- Notas 4 horas para a maceração da cebola
APRESENTAÇÃO
O friggione é uma especialidade tradicional de Bolonha, trata-se de um molho substancioso à base de cebolas brancas e tomates pelados.
O friggione é considerado uma receita realmente histórica tanto que a receita original é conservada na Câmara de Comércio de Bolonha, privilégio reservado apenas aos mais conhecidos tortellini, às tagliatelle e ao ragù.
A preparação do friggione é na realidade muito simples, um pouco mais longa a preparação, devido aos tempos de maceração, é aconselhável portanto prepará-lo na noite anterior para o dia seguinte.
- INGREDIENTES
- Banha 2 colherinhas
- Sal 1 colherinha
- Açúcar 1 colherinha
- Cebolas brancas 2 ½ kg
- Tomates pelados 200 g
Preparo

Para preparar o friggione, comece limpando as cebolas brancas 1, depois fatie-as bem finamente com uma mandolina ou com uma faca afiada 2. Coloque-as em uma tigela grande e adicione a colher de chá de sal grosso 3

e a de açúcar 4, deixe tudo macerar por pelo menos 4 horas, mexendo de vez em quando.
Coloque as cebolas e o líquido que liberaram em uma panela, adicionando a banha 5, deixe cozinhar em fogo baixo por pelo menos 2 horas, mexendo de vez em quando 6.

Quando as cebolas tiverem escurecido, adicione os tomates pelados 7 e continue cozinhando por pelo menos mais uma hora e meia; o resultado final deverá ser uma espécie de creme 8, neste ponto ajuste o sal e a pimenta. Sirva o friggione em crostinis 9 ou como molho de acompanhamento para carne ou polenta.