Ziti ao forno em branco

/5

APRESENTAÇÃO

Descubra como preparar irresistíveis ziti ao forno em branco, uma alternativa cremosa e saborosa aos tradicionais Ziti ao forno (receita limpa-geladeira). Nesta versão sem tomate, o ragù branco e o Bechamel envolvem os ziti (também conhecidos como Zite), um formato de massa típico que se presta a molhos ricos e suculentos como o proposto nesta receita.

Os ziti ao forno em branco são ideais para o almoço de domingo, para um jantar com convidados e para todas aquelas vezes que você quer servir uma Macarrão ao forno apetitosa e com uma consistência esticada!

Aqui estão outras receitas com ziti para experimentar:

INGREDIENTES

Ziti 500 g
Parmigiano Reggiano DOP 60 g
para o ragù
Carne moída de vitela 350 g
Carne moída de porco 350 g
Cebolas 100 g
Cenouras 100 g
Aipo 100 g
Chalota 50 g
Caldo de carne 400 g
Vinho branco seco 60 g
Azeite virgem extra 30 g
Sal fino quanto baste
para o molho bechamel
Leite inteiro 800 g
Farinha tipo 00 40 g
Manteiga 40 g
Sal fino quanto baste
Tomilho quanto baste

Preparação

Para preparar os ziti ao forno em branco, comece pelo ragù: limpe e pique finamente a echalota 1 e a cebola 2, depois faça uma brunoise da cenoura 3.

Faça o mesmo com o aipo 4 e reserve os vegetais picados. Aqueça um fio de azeite em uma frigideira antiaderente e doure a carne de vitela por alguns minutos 5, regando com metade do vinho branco 6.

Transfira para uma tigela 7 e proceda da mesma forma com a carne de porco 8, regando com o vinho restante 9.

Junte as duas carnes moídas douradas 10 e reserve. Em uma panela, aqueça um pouco de azeite extravirgem 11, adicione a echalota, a cebola, o aipo e a cenoura 12 e deixe dourar em fogo médio-alto com uma pitada de sal.

Quando o refogado estiver macio e perfumado 13, adicione a carne dourada 14 e regue com o Caldo de carne quente 15.

Cubra com a tampa 16 e cozinhe em fogo baixo por cerca de uma hora e meia, até que o ragù esteja macio e bem ligado. Enquanto isso, prepare o molho bechamel: aqueça o leite em uma panela 17, enquanto em outra panela derreta a manteiga 18.

Adicione a farinha 19 e misture. Despeje o leite quente aos poucos, mexendo com um batedor 20, continue cozinhando em fogo baixo até ferver, mexendo continuamente 21. Quando o molho bechamel estiver denso e cremoso 21, tempere com o tomilho, retire do fogo e cubra com filme plástico em contato.

Passe então para a massa: quebre os ziti ao meio 22 e cozinhe em água fervente salgada por cerca de 5 minutos 23, depois escorra 24.

Transfira a massa para uma tigela grande 25. Adicione um terço do molho bechamel 26 e um terço do ragù 27.

Misture bem para distribuir o tempero 28. Pegue agora uma assadeira de 20x28 cm: espalhe uma camada de molho bechamel no fundo 29 e disponha os ziti de maneira horizontal, alinhando-os ordenadamente 30.

Cubra com mais ragù 31, algumas colheres de molho bechamel 32 e uma pitada de Parmigiano Reggiano ralado 33.

Disponha então a segunda e última camada de massa, desta vez na vertical 34, e complete com o ragù restante e quase todo o molho bechamel restante 35. Polvilhe generosamente a superfície com Parmigiano Reggiano ralado 36.

Distribua na superfície o molho bechamel reservado 37 e leve ao forno estático pré-aquecido a 170°C por 15 minutos, depois continue assando por 10 minutos a 230°C em modo estático. Quando a superfície estiver dourada e ligeiramente crocante 38, retire do forno e deixe esfriar um pouco seus ziti ao forno em branco antes de servi-los 39!

Conservação

Os ziti ao forno em branco podem ser conservados por um par de dias na geladeira, também ficam ótimos reaquecidos.

Não recomendamos congelar.

Conselho

Se você não gosta de tomilho, pode temperar o molho bechamel com sálvia, alecrim ou uma folha de louro: adicione-os enquanto aquece o leite e remova-os antes de adicionar ao roux, assim você obterá uma nota perfumada mas delicada.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.