Friselle

/5

APRESENTAÇÃO

Quem passa o verão nos belos locais do Sul não pode deixar de conhecê-las e apreciá-las para um almoço rápido à beira-mar: são as friselle. Das costas e campos do Salento até a Calábria e a Campânia, as friselle são amadas e temperadas de várias maneiras saborosas. Cada região tem sua versão e cada um segue sua receita preferida, utilizando diferentes tipos de farinhas, frequentemente empregando o fermento natural e dando uma forma sempre diferente (com buraco ou sem, ovais ou redondas). Mas além disso, o que muda de lugar para lugar é também o seu nome; as friselle são conhecidas também como freselle, spaccatelle, frese, friseddre e frise. O que une todas as receitas é o fato de que as friselle, após uma primeira cocção, são cortadas horizontalmente ainda mornas e passadas novamente no forno para obter o típico efeito biscoitado que as caracteriza! Hoje, como antigamente, as friselle representam uma ótima maneira de dar uma segunda vida aos pães ciabatta que sobraram, um pão italiano de alta hidratação que pode ser encontrado no comércio em forma de rosca ou bastão. Este pão, de fato, era colocado no forno a lenha já apagado e com o calor restante secava completamente, de modo a poder ser conservado por um tempo bastante longo, facilitando assim o transporte e uso quando necessário. Preparem também vocês estas deliciosas friselle caseiras seguindo a nossa versão e lembrem-se de "molhá-las", ou seja, umedecê-las com água para amaciá-las, antes de temperá-las com tomatinhos, Friselle com tomate e anchovas ou de utilizá-las para preparar uma espécie de panzanella!

INGREDIENTES

Ingredientes para o fermento
Farinha tipo 00 50 g
Água 50 g
Fermento biológico fresco 3 g
para 10 friselle
Sêmola 300 g
Farinha tipo 00 310 g
Água 330 g
Sal fino 10 g

Preparo

Para preparar as friselle, comece pelo fermento. Despeje a água em uma jarra e dissolva o fermento biológico fresco nela 1. Em seguida, despeje a farinha em outra tigela, adicione a mistura de água e fermento 2 e mexa com um garfo 3.

Quando obtiver uma mistura lisa 4, cubra com filme plástico e deixe fermentar em temperatura ambiente por cerca de 2 horas ou até que tenha dobrado de volume 5. Neste ponto, passe para a massa propriamente dita. Em uma tigela maior, despeje tanto a farinha quanto a semolina 6.

Misture com um garfo para combinar as duas farinhas 7; em seguida, despeje a água aos poucos 8 e comece a amassar com as mãos 9.

Quando terminar de adicionar a água, adicione também o fermento 10 e continue amassando. Em seguida, adicione o sal 11 e amasse novamente.

Neste ponto, transfira a mistura para uma bancada e trabalhe-a por cerca de dez minutos 13. Quando estiver lisa, dê-lhe uma forma esférica 14 e transfira para uma tigela grande 15.

Cubra com filme plástico 16 e deixe fermentar por 2 horas em temperatura ambiente, ou até que tenha dobrado de volume 17. Em seguida, transfira novamente para a bancada 18

e sem trabalhar muito, forme um rolo 19. Divida-o em 5 pedaços de 210 g 20. De cada pedaço, forme um rolo com cerca de 35-40 cm de comprimento 21

e feche-o em círculo para formar a rosca 22. Pressione delicadamente para unir as duas extremidades da massa. Transfira as rosquinhas para uma assadeira forrada com papel manteiga, mantendo-as bem espaçadas 23 e deixe fermentar por cerca de 1 hora 24.

Cozinhe em forno estático pré-aquecido a 220° por 20 minutos, depois retire do forno 25 e deixe esfriar sobre uma grade na prateleira do meio. Abaixe a temperatura do forno para 170° e quando as rosquinhas estiverem mornas, corte-as ao meio horizontalmente com uma faca de serra 27.

Coloque-as novamente na assadeira coberta com papel manteiga 28 e asse novamente por 40 minutos. Em seguida, abaixe o forno para 160° e espere mais 40 minutos. Desta forma, as friselle secarão bem por dentro e se ficarem muito claras, aumente novamente a temperatura para 180° até dourá-las na superfície, o que levará cerca de 10 minutos. Retire do forno 29 e deixe esfriar as friselle. Neste ponto, você pode conservá-las ou "molhá-las" antes de temperá-las a gosto com óleo, sal, pimenta, tomatinhos, manjericão 30 ou outros ingredientes como mussarela de búfala, anchovas, atum...

Conservação

As friselle podem ser conservadas por 8-10 dias em um saco de papel em um ambiente seco.

Conselho

A segunda cocção deve ser realizada logo após dividir as rosquinhas ao meio; assim, você obterá a consistência certa e a típica rugosidade, de modo que, ao umedecê-las, elas absorvam uniformemente toda a água e amoleçam perfeitamente para serem temperadas e consumidas.

Você pode preparar a massa à noite ou de manhã e deixá-la fermentar na geladeira por 8-10 horas em vez das 2 horas de fermentação. Se preferir, pode usar também farinha integral, ajustando a quantidade de água de acordo com a consistência da massa.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.