Brandacujun

/5

APRESENTAÇÃO

O brandacujun não é um prato exótico, vem da Ligúria, assim como a Panissa ligure! É uma deliciosa entrada feita de bacalhau seco batido com batatas, macio e aromático, perfeito para saborear espalhado em crostini de pão torrado. Uma receita antiga que, pela consistência e procedimento, lembra outros pratos regionais à base de bacalhau, como o famoso Bacalhau mantecado à veneziana. Diz-se que esta preparação era popular entre os marinheiros: nos navios nunca faltavam bacalhau seco e batatas, alimentos práticos de conservar e cozinhar durante as longas travessias no mar. Há várias explicações para o nome singular Brandacujun, a menos "maliciosa" refere-se ao gesto tradicional de girar repetidamente (ou seja, brandar) durante o cozimento. Assim as batatas e o bacalhau se desmancham e se misturam, obtendo uma emulsão perfeita. O resultado é de fato um prato cremoso e envolvente, com sabores rústicos, mas atemporais! Comece pelo bacalhau seco já demolhado, assim você pula a Como dessalgar o bacalhau mais longa!

Descubra outras formas de preparar bacalhau seco e bacalhau:

INGREDIENTES
Bacalhau seco 600 g - (já demolhado)
Batatas 300 g
Azeite virgem extra 100 g
Alho 1 dente
Salsa 15 g
Casca de limão 1
Sal fino quanto baste
Pimenta branca quanto baste

Preparação

Para preparar o brandacujun, corte o bacalhau seco (já demolhado) em pedaços relativamente grandes 1. Em seguida, descasque as batatas e corte-as em pedaços grandes 2. Lave e pique a salsa 3.

Em uma panela, coloque o bacalhau seco 4 e as batatas, cubra com água fria 5 e leve para ferver, levará cerca de 30-40 minutos de cozimento em fogo médio-alto. Enquanto o peixe cozinha, com uma escumadeira, retire a espuma que se forma na superfície 6.

O bacalhau seco estará pronto quando começar a desmanchar. Escorra 7 e deixe esfriar. Retire a pele 8 e as espinhas 9 do bacalhau seco 8 (essa operação é mais fácil de realizar após o cozimento). Enquanto limpa, esfarele-o com as mãos para desfibrá-lo.

Pique o alho 10, em seguida coloque-o em uma panela grande o suficiente onde você já aqueceu um fio de óleo 11 12, deixe temperar bem em fogo moderado.

Adicione o bacalhau seco com as batatas 13, despeje mais óleo 14 e a salsa picada 15.

Feche com uma tampa e continue a cozinhar em fogo baixo. A cada 5-7 minutos, gire a panela para misturar 16. No total, você deve cozinhar por cerca de 1 hora, girando de vez em quando e despejando o resto do óleo aos poucos durante o cozimento 17. No final do cozimento, quando tudo estiver bem desmanchado, adicione sal 18 e pimenta.

Retire do fogo 19 e perfume com as raspas de limão 20. O Brandacujun está pronto para ser saboreado! Sirva quente, morno ou até mesmo frio sobre crostini de pão torrado 21.

Conservação

O brandacujun pode ser guardado na geladeira por 2-3 dias. Não é recomendado congelar.

Conselho

A proporção entre bacalhau seco e batatas é 2:1. Assim, se obtém uma boa consistência e não se perde o sabor do bacalhau seco. Você pode acompanhar o Brandacujun com pão torrado, azeitonas Taggiasca e pinhões tostados. Em algumas versões da receita, é previsto o uso de bacalhau em alternativa ao bacalhau seco.

Cuidado para não confundir bacalhau seco com Bacalhau assado, trata-se sempre de bacalhau, mas muda o método de conservação: no primeiro caso, o peixe é seco ao ar frio, enquanto no segundo, é colocado em sal. Em ambos os casos, é necessário demolhá-lo antes de usar ou comprá-lo já demolhado.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.