Gelato de leite

/5

APRESENTAÇÃO

O sorvete mais clássico e o mais fácil de preparar em casa é certamente o sorvete fiordilatte. Por sua consistência cremosa e sabor delicado, combina perfeitamente com todos os outros sabores como chocolate e frutas. É irresistível até no inverno, talvez com um Zabaione quente, com marron glacé, ou algumas migalhas de torrone no período de Natal! Seja qual for a estação ou a ocasião em que você queira saboreá-lo, a primeira coisa a fazer é escolher os melhores ingredientes. O tipo de leite utilizado faz a diferença, é a base para obter um produto excelente, como explica o chef Ugo Alciati que fez um sorvete fiordilatte com poucos ingredientes: seu leite é obtido rigorosamente das vacas brancas piemontesas (presídio Slow Food) que produzem apenas 9-10 litros por dia em comparação com os 60-70 litros de uma criação clássica, garantindo um produto muito concentrado, nutritivo e saboroso. A isso se juntam polposas sementes de baunilha, farinha de sementes de alfarroba, creme de leite fresco e açúcar. Além de ingredientes excelentes, sabiamente misturados, também os tempos de repouso são importantes para obter um bom sorvete... mas não queremos revelar mais nada! Você descobrirá passo a passo tudo o que precisa fazer para obter um sabor especial e uma consistência perfeitamente cremosa! Se você quiser adicionar um toque gourmet a esta preparação, como propõe o chef Alciati, poderá servir o sorvete fiordilatte com uma coulis de damasco e uma cascata de crumble de chocolate.

Descubra também como preparar um delicioso Iogurte congelado!

INGREDIENTES
Ingredientes para cerca de 1,5 kg de sorvete
Leite inteiro 1 l
Creme de leite fresco líquido 190 g - fria da geladeira
Açúcar 230 g
Fava de baunilha 1
Farinha de alfarroba 2 ½ g

Preparação

Para preparar o sorvete fiordilatte, a primeira coisa a fazer é despejar o leite em uma panela 1, acenda em fogo moderado. Enquanto isso, corte a vagem de baunilha e retire apenas as sementes 2, que serão transferidas para dentro do leite 3.

Misture de vez em quando para não deixar o leite grudar 4, que deverá atingir o ponto de fervura. Enquanto isso, junte em uma tigela açúcar e farinha de sementes de alfarroba 5; misture com um batedor até que estejam completamente misturados e não haja grumos 6.

Assim que o leite começar a ferver, retire do fogo e misturando continuamente com o batedor, adicione a mistura de pós muito lentamente 7; desta forma, você evitará a formação de grumos. Quando estiver bem absorvido 8, coloque a panela de volta no fogo e leve a uma leve ebulição, continuando a misturar bem e continuamente 9.

Aos primeiros sinais de ebulição, transfira a panela para dentro de uma tigela grande o suficiente cheia de água e gelo 10. Continue a misturar sempre com o batedor 11. Desta forma, a temperatura diminuirá rapidamente e você conseguirá reduzir a carga bacteriana que se desenvolve entre 60° e 30°. Assim que a temperatura estiver abaixo de 30°, você pode adicionar o creme de leite frio 12. Continue a misturar com o batedor para incorporá-lo.

A base está pronta, cubra a panela com filme plástico 13 e transfira para a geladeira para amadurecer por no mínimo 4 horas, no máximo 12. Retire a panela da geladeira e misture com um batedor 14, durante o repouso, os açúcares podem se depositar no fundo e as gorduras emergirem na superfície. Neste ponto, dependendo da sorveteira que você usa, retire uma quantidade adequada da mistura. Despeje dentro da máquina 15

e ative-a 16. A mistura durará cerca de 40-50 minutos, em qualquer caso, este tempo também pode variar dependendo da máquina utilizada. O restante da mistura pode ser armazenado na geladeira e misturado posteriormente. Assim que atingir uma consistência cremosa 17, você poderá desligar a máquina. Se quiser saboreá-lo imediatamente, usando duas colheres umedecidas, retire as porções individuais "a quenelle" ajudando-se com duas colheres 18

e componha as várias taças 19 20. Sirva o sorvete rapidamente 21, caso contrário, transfira-o para uma bandeja e armazene no freezer considerando que ficará menos cremoso.

Conservação

O sorvete fiordilatte deve ser degustado na hora, mas se preferir pode armazená-lo no freezer por pouquíssimos dias (você pode mantê-lo por mais tempo, mas ele perderá em aroma e consistência), lembrando que ficará menos cremoso.

Os conselhos do Chef para um sorvete perfeito

Em vez da farinha de sementes de alfarroba, você pode usar 50 g de amido de milho.

Escolha leite de agricultura biológica, pois garantirá um produto excelente de animais e agricultura controlada.

A vagem de baunilha sem a polpa pode ser utilizada: bata-a junto com uma parte do açúcar e utilize essa mistura para preparar bolos e biscoitos.

O creme de leite deve ser adicionado frio de geladeira, pois no momento em que é adicionado quente, as gorduras nobres que contém são destruídas. Usamos uma com uma % de gordura entre 38 e 40%.

O amadurecimento na geladeira da base do sorvete faz com que a farinha de sementes de alfarroba se hidrate bem, o açúcar se dissolva e a mistura fique bem amalgamada.

O sorvete fiordilatte, para ser plenamente apreciado, deve ser consumido assim que estiver pronto. Como alternativa, se você planeja armazená-lo no freezer, poderá usá-lo para preparar um bolo de sorvete!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.