Sorvete de tiramisù

/5

APRESENTAÇÃO

Se você é amante do sorvete caseiro e do Tiramisù, a doce solução é uma só: sorvete de tiramisù! Ele foi criado em nossas cozinhas pelo famoso sorveteiro toscano Sergio Dondoli, que compartilhou conosco também sua deliciosa receita de Sorvete de chocolate Inspirado na sobremesa mais amada pelos italianos, este sorvete pode ser saboreado simplesmente em um Casquinha de sorvete, talvez também feito em casa se você quiser se aventurar na preparação, ou servido com os biscoitos champanhe embebidos na típica calda de café, aqui enriquecida com um ingrediente especial que dará um aroma único e atraente.

Venha descobrir outras Sorvete de stracciatella feitas em casa:

INGREDIENTES

para 1 kg de sorvete
Leite inteiro 334 g
Creme de leite fresco líquido 50 g
Gemas 80 g
Fava de baunilha 1
Mascarpone 150 g
Café 50 g
Farinha de alfarroba 5 g
para a calda
Água 150 g
Açúcar 350 g
para a calda de café
Café 100 g
Açúcar 30 g
Amaretto (licor) 30 g
para decorar
Biscoitos Savoiardi quanto baste
Cacau em pó amargo quanto baste
Café em pó quanto baste

Preparação

Para preparar o sorvete de tiramisù, comece pela calda: em uma panela, aqueça a água 1 e adicione aos poucos o açúcar 2, mexendo com o batedor de arame 3.

Quando começarem a subir as bolhas 4, transfira para uma travessa e deixe esfriar 5. Coloque o leite em uma panela 6.

Adicione 330 g da calda recém-preparada 7, as gemas 8 e o creme de leite 9.

Complete com a farinha de sementes de alfarroba 10 e as sementes da vagem de baunilha 11. Tudo deve ser combinado na panela a frio. Agora ligue o fogo médio e mexa 12 com o batedor.

Leve a mistura a 85°, sempre mexendo 13. Retire do fogo, aguarde chegar a 65°, sempre mexendo. Neste ponto, você pode adicionar o mascarpone aos poucos 14. Despeje o café preparado com a moka 15.

Misture para incorporar 16, depois transfira a mistura para uma travessa, cubra com filme plástico 17 e deixe descansar por duas horas na geladeira. Enquanto isso, prepare a calda de café: faça o café com a moka, ainda quente, adoce 18.

Aromatize com o licor de amaretto 19. Reserve para esfriar. Recupere a mistura de tiramisù da geladeira e despeje na sorveteira 20, ligue a máquina e deixe funcionar pelo tempo recomendado - com nossa sorveteira, são necessários 30 minutos para o ponto correto 21. Transfira o sorvete pronto para um saco de confeitar.

Monte a sobremesa: mergulhe os biscoitos champanhe na calda de café de um lado só 22, coloque depois um biscoito em um prato de servir 23, distribua o sorvete por cima 24.

Continue com outro biscoito embebido na calda 25, então polvilhe com cacau em pó 26 e pó de café. O sorvete de tiramisù está pronto para ser saboreado 27.

Conservação

O sorvete mantecado pode ser conservado no freezer por no máximo um mês, em um recipiente com tampa hermética.

Conselho

O licor de amaretto é uma variante que dará um toque aromático à calda, se não gostar, você pode omiti-lo ou adicionar outro licor de sua preferência, como Rum ou Grand Marnier.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.