Geleia de morango
- Fácil
- 50 min
- Kcal 27
Muitos ignoram, mas os apaixonados “culinaristas” que se dedicam ao preparo de conservas sabem muito bem o quanto são cobiçadas e valiosas as pétalas de rosa.
Graças a essas pétalas perfumadíssimas, colhidas ao amanhecer, é possível preparar uma deliciosa geleia que pode ser apreciada nas noites de inverno quando as rosas já são apenas uma lembrança distante.
A geleia de pétalas de rosa é uma conserva muito especial, mas igualmente simples de fazer, devendo ser preparada justamente no período da primavera, quando as rosas estão florescendo.
Primeiro, colha rosas totalmente desabrochadas, mas não murchas, para não correr o risco de que as flores já tenham perdido seu perfume, a principal característica desta geleia.
Escolha então rosas, de preferência vermelhas ou rosas, perfumadas e carnudas.
Remova as pétalas cortando a parte final e amasse-as no pilão junto com as sementes de anis.
Coloque, então, a polpa obtida em um liquidificador, adicione metade do açúcar e processe tudo até obter uma mistura pulverizada composta por açúcar e pétalas.
Despeje tudo em uma panela de aço inoxidável, adicione o restante do açúcar, o suco de limão, a água de rosas, a água e leve à fervura.
Cozinhe em fogo moderado, mexendo de vez em quando e retirando a espuma, se necessário, por 25-30 minutos ou até que uma gota da mistura, deixada cair sobre um prato, permaneça firme.
Por fim, despeje a geleia ainda quente nos potes, feche hermeticamente e conserve em um local bem fresco até o uso.
Consumir após pelo menos um mês.