Tagliatelle com pétalas de rosa

/5

APRESENTAÇÃO

As rosas eram utilizadas já nos tempos dos antigos romanos para temperar diversas preparações, desde alimentos até bebidas. Assim, decidimos nos inspirar nessa antiga tradição para preparar as tagliatelle com pétalas de rosa. Um prato principal de sabor delicadíssimo e aroma intenso que se fundem e envolvem com gosto as tagliatelle de ovo. Descobrirão que esta receita, além de muito simples, é perfeita para preparar em ocasiões importantes ou celebrações especiais, graças ao charme irresistível das flores!

INGREDIENTES
Tagliatelle de ovo largo 250 g
Rosa 2 - (comestíveis de cor vermelha)
Azeite virgem extra 30 g
Creme de leite fresco líquido 150 g
Presunto cozido 150 g - magro
Chalota 40 g
Sal fino 1 pitada
Noz-moscada quanto baste -
Pimenta branca quanto baste

Preparo

Para preparar as tagliatelle com pétalas de rosa, comece colocando a água para a massa no fogo e, enquanto isso, pique a cebola chalota, coloque-a em uma panela junto com o azeite extravirgem 1 e deixe-a temperar por alguns minutos em fogo baixo, mexendo para não grudar; enquanto isso, corte o presunto em cubos e reserve 50 g para a guarnição final 2. Quando a cebola chalota estiver murcha, adicione 100 gramas de presunto em cubos 3

deixe fritar em fogo alto por poucos minutos, até que mudem ligeiramente de cor 4, depois adicione o creme de leite líquido 5 e rale a noz-moscada 6

ajuste o sal e a pimenta branca moída 7 e, após misturar tudo, desligue o fogo e bata com um mixer de imersão 8 até obter um creme liso e homogêneo 9.

Assim que a água da massa estiver fervendo, coloque a massa 10 e cozinhe-a conforme os tempos indicados na embalagem; enquanto isso, destaque delicadamente todas as pétalas das rosas comestíveis 11 e limpe as pétalas com um pano úmido, tomando muito cuidado para não danificá-las 12,

em seguida, corte-as em tiras finas 13. Assim que as tagliatelle estiverem al dente, escorra-as, mas certifique-se de reservar a água do cozimento para tornar o molho cremoso e mais líquido; misture e adicione os 50 gramas de presunto reservados anteriormente 14 e, por fim, decore com as tiras de pétalas de rosas, sem misturar novamente. Sirva as tagliatelle com pétalas de rosa bem quentes 15.

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente as tagliatelle com pétalas de rosa.

Não se recomenda a congelação.

Conselho

As tagliatelle são perfeitas para reter o molho deste tipo de preparação, mas se preferir outros formatos, por que não experimentar?! Por exemplo, você pode tentar com as fettuccine, mas se quiser "ousar", então experimente com massas curtas como penne ou farfalle! Um último conselho, você também pode tentar com rosas de pétalas rosas. Na base de cada pétala há uma unha ligeiramente amarga, se quiser, retire-a para evitar o leve retrogosto.

Curiosidade

As flores, além de serem lindas, coloridas e perfumadas, também são comestíveis. Obviamente, nem todas, e para reconhecer as comestíveis que se encontram no mercado, até mesmo no supermercado, basta ler na embalagem a palavra "edule", ou seja, comestível, pois não foram tratadas com fertilizantes e pesticidas. E se quiser ter ainda mais certeza, tente cultivar suas próprias rosas. Já os antigos romanos costumavam preparar receitas usando flores. No entanto, eles não eram os únicos! De fato, entre os testemunhos históricos mais recentes, parece que durante as apresentações de William Shakespeare era servido água de rosas.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.