Pétalas de rosa cristalizadas

- Sem lactose
- Vegetariano
- Dificuldade: Muito fácil
- Custo: Baixo
- Notas + o tempo de secagem (cerca de 2 horas)
APRESENTAÇÃO
As pétalas de rosa cristalizadas podem ser utilizadas para decorar sobremesas de vários tipos, conferindo ao prato elegância e sofisticação.
O preparo, que envolve pincelar as pétalas com clara de ovo e depois passá-las no açúcar, é muito fácil e rápido e garante um resultado surpreendente.
Como as pétalas serão degustadas junto com a preparação que irão enfeitar, escolha rosas não tratadas ou, melhor ainda, do seu jardim, de várias cores e nuances para criar várias pétalas cristalizadas para colocar nas suas sobremesas, tornando-as ainda mais convidativas e preciosas.
Preparo

Segure com uma mão o botão inteiro de pétalas e com a outra mão faça uma leve torção na base da rosa: dessa forma, todas as pétalas devem se soltar sem quebrar 1. Após essa operação, você deverá ter em uma mão o botão inteiro de pétalas e na outra o caule da rosa com a sua base 2. Verifique e limpe as pétalas das rosas uma a uma com um pano muito macio, em seguida coloque-as em uma tigela 3.

Quebre um ovo e separe a gema da clara: coloque a clara em uma tigelinha. Despeje açúcar em outra tigelinha. Pegue uma pétala de cada vez e, com um pincel de cozinha, pincele-a delicadamente e completamente com a clara 4, e depois passe-a no açúcar 5. Coloque todas as pétalas assim obtidas em uma bandeja, sem sobrepô-las, e deixe secar até que fiquem rígidas 6. Uma vez secas, você pode usar suas pétalas cristalizadas para decorar bolos, cupcakes, sorvetes, cremes, mousses, saladas de frutas, etc.