Ghormeh sabzi

/5

APRESENTAÇÃO

A inspiração para criar novas receitas pode vir de várias formas: uma lembrança de família, uma maneira criativa de usar as sobras, um prato experimentado durante uma viagem... neste caso, foi um encontro fortuito com uma jovem iraniana que quis compartilhar conosco o que é considerado o prato nacional de seu país, o ghormeh sabzi! Um ensopado de carne enriquecido com cebolas, feijões vermelhos e abundantes ervas aromáticas, caracterizado por uma fragrância intensa e um longo cozimento, fundamental para realçar cada aroma individual. Alguns dos ingredientes previstos na receita original não são facilmente encontrados na Itália, mas tentamos substituí-los para criar uma versão que todos possam replicar em casa: para conferir ao ensopado sua característica nota azeda, por exemplo, optamos pelo suco e pela casca de um limão, para adicionar como alternativa aos tradicionais limões secos, enquanto o feno-grego fresco foi substituído pelas mais comuns sementes... se conseguirem encontrar os ingredientes originais, no entanto, não hesitem em usá-los seguindo as instruções fornecidas no final da receita! Estão prontos para se deixar transportar em uma viagem entre os sabores e aromas da antiga Pérsia? Uma vez chegados ao destino, lembrem-se de servir o ghormeh sabzi junto com o arroz basmati ou com a salada shirazi!

INGREDIENTES
Vitelo 1 ½ kg - capa de ombro
Cebolas roxas 320 g
Feijão vermelho seco 140 g
Alhos-porós 200 g - a parte verde
Cebolinhas 70 g - a parte verde
Salsa 80 g
Coentro 80 g
fenacho 15 g - sementes
Cúrcuma em pó 10 g
Água 1 l
Lima 1 - o suco e a casca
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar o ghormeh sabzi, primeiro corte o pedaço de carne em fatias de 3-4 cm de espessura 1, depois reduza-as a cubos 2. Descasque as cebolas roxas e corte-as em fatias finas 3.

Lave e corte finamente a parte verde do alho-poró 4, depois faça o mesmo com a parte verde das cebolinhas 5. Finalmente, lave e pique tanto a salsa 6

quanto o coentro 7 e reserve a mistura de ervas, alho-poró e cebolinha em uma tigela. Aqueça o óleo em uma panela grande, adicione a cebola 8 e deixe dourar por alguns minutos até murchar 9.

Neste ponto, adicione a carne e deixe dourar em fogo médio, mexendo com uma colher de pau para não grudar 10. Adicione o sal 11 e a cúrcuma 12 e mexa novamente.

Adicione os feijões secos 13 e 1 litro de água 14, depois tampe 15 e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos.

Enquanto isso, aqueça um fio de óleo em outra panela e toste as sementes de feno-grego por alguns minutos 16, depois adicione a mistura de ervas, alho-poró e cebolinha que você reservou 17 e deixe cozinhar em fogo médio durante os 20 minutos de cozimento da carne 18.

Depois deste tempo, adicione as ervas cozidas dentro da panela com a carne 19, depois acrescente também a casca 20 e o suco de limão 21.

Coloque a tampa 22 e cozinhe em fogo médio-baixo por pelo menos 3 horas, até que o ensopado fique denso e cremoso 23. Sirva seu ghormeh sabzi acompanhado de arroz basmati cozido no vapor 24!

Conservação

O ghormeh sabzi pode ser conservado na geladeira por no máximo 3 dias. Se desejar, pode congelar o ensopado após esfriar completamente.

Conselho

Os cortes de carne mais indicados são aqueles que requerem um longo cozimento, como o acém ou a barriga de vitela, mas, se preferir, você também pode usar carne bovina ou de cordeiro. Se tiver feno-grego disponível (fresco ou seco), não o adicione junto com as outras ervas aromáticas, mas doure-o na frigideira apenas nos últimos 2 minutos para evitar conferir um sabor amargo à preparação. Se usar os limões secos (limu omani) em vez do limão fresco, lembre-se de perfurá-los com um garfo para liberar todo o seu sabor!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.