Gnocchetti sardi com peixe-espada e pistaches

/5

APRESENTAÇÃO

Quando se pensa em um prato saboroso, espera-se ter que enfrentar sempre longas preparações e ingredientes mais variados, talvez difíceis de encontrar, talvez apenas com uma volta ao mundo em 80 dias! Mas não é o caso dos gnocchetti sardi com peixe-espada e pistaches. Poucos e simples sabores provenientes do Mediterrâneo que se misturam juntos para trazer à sua mesa um prato principal delicioso. O peixe-espada combina perfeitamente com a farofa de pistaches tostados, emanando um aroma que despertará o apetite já durante o cozimento. Portanto, se você está pensando em preparar um almoço ou jantar delicioso para seus convidados, surpreenda-os com esses gnocchetti sardi com peixe-espada e pistaches!

Experimente também esta deliciosa variação: gnocchetti sardi com creme de pimentões, tomatinhos e camarões.

INGREDIENTES
Nhoque da Sardenha 320 g
Peixe-espada 500 g
pistachios 40 g - descascados
Aipo 50 g
Cenouras 50 g
Vinho branco 50 g
Azeite virgem extra 40 g
Alho 1 dente
Tomilho quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar os gnocchetti sardi com peixe-espada e pistaches, comece limpando os vegetais. Depois de lavar, eliminar as duas extremidades e descascar as cenouras 1, corte-as ao meio e depois em palitos 2 e posteriormente em cubinhos de cerca de meio centímetro 3.

Faça o mesmo com o talo de aipo, mas primeiro retire a parte externa fibrosa, ajudando-se com um descascador de legumes 4. Corte também em cubinhos 5. Em uma panela, despeje o óleo junto com os pequenos cubos de cenoura e aipo e adicione também o dente de alho descascado, deixando cozinhar tudo em fogo alto por 7-8 minutos, mexendo de vez em quando para evitar que os vegetais queimem ou grudem no fundo 6.

Durante esse tempo, retire a pele das fatias de peixe-espada 7 e depois passe ao corte: para dar um toque mais criativo, você pode cortar o peixe-espada tanto em cubos grandes quanto em cubinhos com espessura de cerca de 3-4 mm 8. Retire o dente de alho do refogado 9

e adicione as folhinhas de tomilho 10. Junte os cubos de peixe-espada 11 e deixe cozinhar por alguns minutos. Assim que os cubinhos de peixe-espada adquirirem uma cor clara, adicione o vinho branco 12.

Assim que o álcool evaporar completamente, você pode ajustar o sal e a pimenta 13. Em uma frigideira, coloque os pistaches 14 e toste-os por alguns minutos em fogo alto, prestando muita atenção para que não queimem, pois ficariam amargos, então mexa frequentemente 15.

Assim que estiverem dourados, coloque-os em uma tábua de corte e esfarele-os cortando com a ponta da faca 16. Cozinhe os gnocchetti em bastante água fervente e salgada 17 e, assim que estiverem al dente, escorra-os 18.

Despeje a massa na panela com o molho, dessa forma absorverão o sabor do tempero 19, misture e adicione os pistaches tostados 20. Os gnocchetti sardi com peixe-espada e pistaches estão prontos, basta servir nos pratos e saborear ainda quentíssimos 21!

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente os gnocchetti sardi com peixe-espada e pistaches, mas se preferir, você pode armazená-los na geladeira por, no máximo, um dia em um recipiente hermético.

Conselho

Uma nota de cor a mais? Adicione alguns tomates cereja!

Se, no entanto, você quiser tornar o prato ainda mais especial, experimente substituir o peixe-espada por tamboril.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.