Gnoccone de espinafre

/5

APRESENTAÇÃO

O gnoccone de espinafre é um prato principal que é preparado fazendo um rolo com a massa dos nhoques, que é então recheado com espinafre, presunto cozido e Grana Padano.
O gnoccone de espinafre pode ser preparado com antecedência e depois levado ao forno para gratinar pouco antes de servir, você irá surpreender seus convidados com esta receita original e de grande efeito, preservando ainda o sabor dos nhoques tradicionais.
Um prato principal para oferecer também às crianças, pois além de ser um prato rico e nutritivo, é também muito saboroso.
Para quem gosta de preparar nhoques, fazer o gnoccone de espinafre será uma brincadeira de criança, divirta-se experimentando novos recheios, por exemplo, usando a scamorza defumada no lugar do Grana Padano ou substituindo o presunto cozido por speck para um sabor mais marcante.

Se você ama rolos salgados, não perca a nossa variante com batatas, presunto e provolone derretido!

INGREDIENTES

Ingredientes para dois rolos de 25 cm (750 g)
Batatas vermelhas 850 g - farináceos
Farinha tipo 00 350 g
Ovos 1
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para o recheio
Espinafre 600 g
Presunto cozido 200 g - fatias finas
Grana Padano DOP 100 g
Alho 1 dente
Manteiga 50 g - (opcional)
para a bancada
Farinha tipo 00 quanto baste

Preparo

Para preparar o gnoccone de espinafre, comece cozinhando as batatas com a casca em bastante água 1 por cerca de 20 minutos (ou 10 minutos em panela de pressão). Enquanto isso, lave os espinafres e coloque uma frigideira no fogo com um fio de óleo e o dente de alho 2, deixe o óleo pegar sabor (retire o alho se não gostar), adicione os espinafres limpos 3 e salteie-os na frigideira,

cubra a frigideira com uma tampa e deixe cozinhar por alguns minutos até que os espinafres estejam bem cozidos 4. Escorra os espinafres com uma peneira 5, os espinafres devem estar bem secos para evitar que soltem água. Salgue-os e deixe esfriar. Cuide agora das batatas: uma vez cozidas 6,

descasque-as ainda quentes 7 e amasse-as com um passador 8 ou um espremedor de batatas, coletando-as em uma tigela. Adicione a farinha peneirada 9, o sal e a pimenta e

amasse com as mãos 10, incorpore o ovo inteiro 11, continue amassando até obter uma massa fácil de trabalhar 12. Amasse rapidamente, mantendo sempre a superfície enfarinhada.

Com um rolo, estenda a massa sobre um pedaço de papel manteiga 13 até obter um formato retangular que meça 20 cm x 28 cm 14. Coloque os espinafres por cima, deixando cerca de 1,5 cm de espaço na borda 15.

Depois, estenda as fatias de presunto 16 e tempere com o Grana Padano ralado 17. Agora dobre o gnoccone de espinafre pelo lado mais comprido 18

e enrole bem apertado 19, envolva-o em filme plástico 20 e deixe descansar na geladeira por cerca de 4 horas. Após esse tempo, retire o filme plástico e envolva o gnoccone de espinafre no papel manteiga, perfure com um palito 21 e envolva o gnoccone no musseline (um tecido muito leve ideal para cozinhar alimentos)

amare as duas extremidades do tecido com um fio de cozinha 22 e cozinhe o gnoccone de espinafre em água fervente salgada por cerca de 30 minutos 23. Se você não tiver musseline, pode envolver o gnoccone em papel alumínio e proceder da mesma forma. Uma vez cozido, deixe esfriar o gnoccone, corte-o em fatias de cerca de 1 cm de espessura 24

e coloque em uma assadeira ligeiramente untada com óleo 25. Polvilhe com o Grana Padano ralado 26 e, se preferir, com manteiga derretida. Deixe gratinar em forno pré-aquecido a 200° por cerca de 15 minutos até que a superfície das fatias esteja dourada. Seu gnoccone de espinafre está agora pronto para ser saboreado.

Conservação

Você pode conservar o gnoccone na geladeira, coberto com filme plástico por 3-4 dias (melhor se inteiro). Você pode congelar o gnoccone, inteiro ou em fatias, após a fervura; uma vez descongelado, corte-o em fatias (caso esteja inteiro) e coloque no forno para gratinar.

Conselho

Amo nhoques e cozinhar este prato foi um suplício e uma maravilha: um suplício porque eu estava impaciente para poder comê-lo (e até tirarmos a foto, eu não podia) e uma maravilha porque quando finalmente coloquei na boca, que espetáculo! Esta é a minha versão preferida, mas asseguro que ninguém ficará de fora se você personalizar o recheio com seus embutidos, queijos e verduras preferidos! Finalmente, para um verdadeiro triunfo de espinafre, recomendo preparar a massa básica como a dos nhoques verdes: delicioso!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.