Kumquat em calda de açúcar

/5

APRESENTAÇÃO

Os kumquats em calda são uma deliciosa conserva à base de kumquat, mais conhecidos como tangerinas chinesas. Após o cozimento em água e açúcar, os kumquats absorvem a base açucarada que contrasta com as notas ácidas e cítricas desta deliciosa tangerina chinesa. Se você quiser preparar a geleia de kumquat, preservando a fruta na sua totalidade, pode usar este procedimento: a calda envolve a fruta, deixando-a macia e suculenta. Nem todos podem gostar do sabor ácido dos kumquats, mas há um truque para contornar essa característica: basta fervê-los algumas vezes em água quente e você terá kumquats realmente saborosos e não muito amargos para comer inteiros com casca! Além disso, em calda, são uma iguaria irresistível para saborear a qualquer momento do dia. Pode utilizá-los na preparação de bolos (como a deliciosa Torta com Kumquat Caramelizado) ou em combinação com carnes, especialmente se forem vermelhas e com alto teor de gordura, ou queijos macios.

Se você ama cítricos, experimente também nosso licor de tangerina, perfumado e aromático!

INGREDIENTES
Kumquats 550 g
Açúcar 350 g
Água 360 g

Preparo

Para preparar os kumquats em calda, comece com a sanitização dos potes e tampas, conforme indicado nas diretrizes do Ministério da Saúde mencionadas no final da receita. Em seguida, pegue os kumquats e enxágue-os em bastante água. Depois, prossiga para diminuir o sabor amargo da casca: pegue uma panela de bordas altas e encha com bastante água e aqueça. Quando a água estiver fervendo, adicione os kumquats 1 e deixe ferver por 2-3 minutos. Em seguida, escorra 2. Repita a operação de ferver os kumquats pelo menos 3 vezes. Finalmente, coloque os kumquats em uma tigela e deixe esfriar 3.

Agora pegue os kumquats e corte-os ao meio 4. Depois, pegue uma panela de bordas altas e encha com bastante água. Quando a água estiver fervendo, adicione os kumquats 5. Em seguida, adicione o açúcar 6.

Deixe cozinhar por 30-40 minutos em fogo baixo para caramelizar os kumquats. Os kumquats estarão caramelizados quando adquirirem uma coloração âmbar 7. Nesse ponto, escorra-os usando uma peneira e colete a calda em uma tigela 8. Em seguida, coloque os kumquats ainda quentes nos potes que você sanitizou, que podem ser de diversos tamanhos, conforme suas necessidades. Encha com a calda que coletou na tigela, deixando cerca de um centímetro abaixo da borda do pote 9. Se usar potes com tampas de rosca (twist off), feche bem, mas sem apertar muito, e deixe esfriar. Com o calor da mistura, o vácuo será criado, permitindo conservar o produto por um longo tempo. Uma vez que os potes esfriem, verifique se o vácuo foi criado corretamente: você pode pressionar o centro da tampa e, se não ouvir o clássico "click-clack", o vácuo foi criado. Se, por outro lado, você usar potes com tampas de borracha, no momento de consumir os kumquats, você pode fazer o teste de vácuo puxando a aba apropriada: se ao puxar fizer um som seco, significa que o conteúdo foi preservado com o vácuo correto. Se, no entanto, ao puxar a aba a vedação parecer "mole", significa que o vácuo não foi criado corretamente e é melhor não consumir o conteúdo. Depois de verificar que a conservação foi bem-sucedida, seus kumquats em calda estão prontos para serem consumidos!

Conservação

Desde que o vácuo tenha sido criado corretamente, os kumquats em calda podem ser conservados por 3 meses, em local fresco e seco, longe de fontes de luz direta. Recomenda-se aguardar pelo menos 1 semana antes de consumi-los. Uma vez aberto, um pote pode ser conservado na geladeira e recomenda-se consumir o conteúdo em 3-4 dias.

Dica

Para aromatizar os kumquats em calda, você pode adicionar sementes de uma vagem de baunilha durante o cozimento. Você pode combinar os kumquats em calda com pratos principais de carnes vermelhas e queijos frescos e macios: para uma combinação original e estimulante que vai deixar todos boquiabertos!

IMPORTANTE

A preparação caseira de conservas e geleias pode apresentar riscos à saúde. Em um ambiente doméstico, não é possível criar condições e medidas necessárias para garantir a segurança e a adequação dos alimentos, algo que os processos industriais são capazes de assegurar para prevenir contaminações perigosas. Portanto, é importante seguir rigorosamente as diretrizes de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas é sempre importante lembrar que nunca se pode alcançar a mesma segurança alimentar presente nas conservas e geleias produzidas profissionalmente. Para uma preparação correta de conservas feitas em casa, remetemos às diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.