Lasanha com ragu de cavala e cogumelos

/5

APRESENTAÇÃO

Uma lasanha suave e saborosa com ragu de cavala e cogumelos é o que precisamos no domingo, para deliciar o paladar com um prato fumegante e aproveitar o merecido relaxamento após as dificuldades da semana. Hoje propomos esta versão, tipicamente outonal, perfeita para preparar quando os cogumelos estão frescos e contêm todos os aromas do sub-bosque. Nas lasanhas com ragu de cavala e cogumelos escolhemos os, também chamados cantharellus, que têm um sabor delicado inconfundível e uma cor âmbar que se casa perfeitamente com os pedaços de cavala, um peixe azul dos mais saborosos que você também pode apreciar na versão do cavala na frigideira ou do cavala com laranja. As carnes firmes e de sabor decidido deste peixe, de fato, são a conclusão perfeita do tempero intercalado por camadas coloridas de lasanhas verdes e rica bechamel. Em um original encontro terra e mar, estas lasanhas verdes contêm sabores especiais e envolventes que irão conquistá-lo... na primeira camada! Superemos o conceito clássico de lasanhas com cogumelos e vamos para a virada com as lasanhas ao ragu de cavala e cogumelos: vamos começar!

INGREDIENTES

Ingredientes para assadeira 20x30cm
Lasanha de ovo verde 500 g
Cavalinha 900 g
Alho 1 dente
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para os cogumelos
Cogumelos chanterelle 600 g
Alhos-porós 150 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para o caldo
Aipo 50 g
Cenouras 50 g
Cebolas brancas 50 g
Pimenta-do-reino em grãos 6
Louro 1 folha
Azeite virgem extra 60 g
Vinho branco 50 g
Água 1 l
para o roux
Azeite virgem extra 100 g
Farinha tipo 00 100 g

Preparação

Para preparar as lasanhas com ragu de cavala e cogumelos, comece limpando o peixe. Pegue a cavala eviscerada, enxague-a em água corrente e retire a cauda 1, as barbatanas laterais localizadas próximo à cabeça do peixe 2 e a dorsal 3. Em seguida, vire o peixe e remova também as outras barbatanas laterais.

Agora faça um corte firme na região da cabeça 4. Incida a parte dorsal da cavala e, começando pela cauda, deslize a lâmina horizontalmente em relação à superfície de trabalho 5 para separar o primeiro filé 6. Vire o peixe e realize a mesma operação do outro lado: assim você obterá também o segundo filé.

Agora pegue uma pinça de cozinha e remova as espinhas do peixe 7. Proceda removendo a pele de cada filé: deslize a lâmina horizontalmente em relação à superfície de trabalho entre a pele do peixe e sua carne, procedendo delicadamente para separá-las 8. Coloque os restos do peixe em uma tigela e reserve-os, enquanto dispõem os filés de cavala em outra tigela coberta com filme plástico transparente e mantenha-os por enquanto na geladeira. Neste momento, dedique-se ao caldo, lavando e secando legumes e ervas aromáticas. Depois corte grosseiramente aipo, cenoura e cebola 9.

Doure-os por 1-2 minutos com um fio de óleo em uma panela grande e de bordas altas. Em seguida, adicione os restos do peixe 10. Escalde os ingredientes por 1 minuto e regue com o vinho 11. Quando estiver completamente evaporado, despeje a água 12 e deixe cozinhar em fogo moderado por 20 minutos.

Finalmente, adicione a pimenta em grão 13 e o louro 14: deixe cozinhar por mais 5-10 minutos para que o caldo se aromatize. Quando estiver pronto, desligue o fogo, coe-o e mantenha o caldo de lado em uma tigela 15.

Continue com a preparação do bechamel: em uma panela de bordas altas e fundo antiaderente, aqueça o óleo e adicione a farinha em chuva 16, mexendo vigorosamente os ingredientes com um batedor de mão. Quando o roux estiver pronto, adicione o caldo de peixe 17, continuando a mexer para evitar a formação de grumos. Deixe cozinhar em fogo moderado até começar a ferver para permitir que o bechamel engrosse 18. Quando atingir a consistência certa, desligue o fogo, despeje em uma tigela aplicando um filme plástico em contato para evitar a formação de uma crosta na superfície e leve à geladeira para esfriar.

Prepare agora o tempero das lasanhas: corte a cavala em pedaços não muito grandes 19, os cantarellus em fatias finas 20 e o alho-poró em rodelas finas 21.

Aqueça o óleo em uma frigideira antiaderente e doure um dente de alho 22. Quando estiver dourado, retire-o e adicione o alho-poró, mexendo de vez em quando para murchar uniformemente. Em seguida, adicione os cantarellus 23, ajustando sal e pimenta. Deixe cozinhar em fogo moderado por 6 minutos e, quando prontos, reserve-os 24.

Em seguida, pegue outra frigideira antiaderente e doure um dente de alho com um fio de óleo 25: retire-o quando estiver dourado. Depois, adicione à frigideira os pedaços de cavala 26, cozinhando em fogo moderado. Tempere com sal e pimenta, finalmente regue com vinho branco 27.

Quando o vinho evaporar, desligue o fogo 28: levará cerca de 2 minutos de cozimento. Agora você terá todos os ingredientes prontos e poderá começar a montar as lasanhas. Despeje uma fina camada de bechamel em uma assadeira de 20x30cm e regue com óleo 29. Disponha as lasanhas verdes sobre o bechamel cobrindo totalmente a superfície da assadeira 30.

Depois crie uma nova camada de bechamel e disponha os cantarellus uniformemente na superfície 31. Adicione os pedaços de cavala também de forma uniforme 32. Neste ponto, pegue outras lasanhas e disponha-as na assadeira em um sentido oposto à primeira camada para formar idealmente um padrão entrelaçado 33.

Despeje um fio de óleo, uma leve camada de bechamel e novamente cantarellus e cavala: proceda desta forma até terminar as camadas. Conclua com uma camada de lasanhas e bechamel, sobre a qual deve-se colocar o tempero de cogumelos e peixe 34. Em seguida, leve ao forno estático pré-aquecido a 200°C por 20 minutos (se tiver um forno ventilado, opte por 180°C por 10-12 minutos) 35. Depois do tempo de cozimento, retire a assadeira do forno e deixe alguns minutos à temperatura ambiente antes de levar à mesa suas lasanhas ao ragu de cavala e cogumelos 36!

Conservação

É preferível consumir estas lasanhas com ragu de cavala e cogumelos assim que prontas. Se necessário, você pode armazená-las na geladeira: cubra com filme plástico transparente ou guarde em um recipiente hermético por no máximo 1-2 dias. Estas lasanhas também podem ser preparadas no dia anterior se usar peixe fresco e não descongelado: uma vez prontas, guarde-as na geladeira cobertas com filme plástico e cozinhe no dia seguinte antes de servir.

Você também pode congelá-las, somente se tiver usado ingredientes frescos, preferencialmente crus: quando necessário, pode descongelá-las na geladeira no dia anterior e depois assá-las no forno antes de consumir.

Conselho

Uma deliciosa variante destas lasanhas de peixe? Substitua os cantarellus por cogumelos porcini!

Para um consumo seguro dos cogumelos

Para uma escolha, tratamento e conservação corretas dos cogumelos, remetemos às diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.