Lasanha com ragu de cordeiro

/5

APRESENTAÇÃO

A lasanha com ragu de cordeiro é uma receita que combina um dos pratos mais amados da culinária italiana, a lasanha, com um dos símbolos da mesa pascal: o cordeiro. O resultado é um prato saboroso e muito aromático: a carne de cordeiro, de fato, é marinada em uma mistura de ervas que conferem perfumes e aromas a esta carne de sabor marcante.
E para temperar, não espere o tradicional molho bechamel, mas sim um molho de pecorino de sabor intenso que combina bem com este prato.
A lasanha com ragu de cordeiro representa um ótimo compromisso para quem não quer abrir mão da tradição mas busca novas ideias para surpreender amigos e parentes com um prato de sabor único. Experimente também a lasanha com ragu de linguiça para uma versão mais rápida de preparar mas igualmente saborosa!

INGREDIENTES

Ingredientes para uma assadeira de 20X30 cm
Lasanha de ovo 500 g
Cordeiro 800 g - desossado
Tomates rama 800 g
Tente 300 g
Vinho tinto 200 ml
Cebolas brancas 1
Alho 1 dente
Alecrim 1 raminho - para picar
Sálvia 4 folhas - para picar
Louro 2 folhas - para picar
Azeite virgem extra quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste
para o molho bechamel
Leite inteiro 750 ml
Farinha tipo 00 70 g
Queijo pecorino 60 g - para ralar
Manteiga 60 g

Preparação

Para preparar a lasanha com ragu de cordeiro, comece eliminando a gordura da carne 1, depois corte-a em pequenos cubos 2, coloque-a em uma tigela e adicione o azeite de oliva 3

e as ervas picadas 4 (sálvia, louro, alecrim e alho). Cubra com filme plástico 5 e deixe a carne marinar na geladeira por meia hora. Em uma frigideira grande, aqueça um fio de azeite de oliva, adicione a cebola picada 6 e deixe murchar em fogo baixo por alguns minutos,

acrescente os cubos de cordeiro marinados escorridos 7, doure os pedaços por 10 minutos e depois adicione o vinho tinto 8 e deixe evaporar. Enquanto isso, lave e corte os tomates em cubos 9,

adicione-os à carne 10, tempere com sal e pimenta e continue cozinhando com a tampa por pelo menos uma hora 11. Enquanto isso, prepare o molho bechamel: aqueça o leite em uma panela pequena 12 e aromatize com noz-moscada.

Em outra panela pequena, derreta a manteiga, adicione a farinha mexendo com o batedor 13 até engrossar a mistura, depois despeje o leite quente 14 e, sempre mexendo com o batedor, incorpore o pecorino ralado 15.

Deixe o molho engrossar 16 e depois desligue o fogo. Neste ponto, o ragu de cordeiro está pronto 17, corte a provola em cubos 18

e comece a montar a lasanha: regue uma assadeira retangular que meça 30x20 cm com azeite de oliva 19, espalhe uma camada de bechamel de pecorino, distribua as folhas de massa 20 e tempere com o ragu de cordeiro 21

e os pedaços de provola 22, cubra com bechamel e continue da mesma maneira alternando as camadas até esgotar os ingredientes. Termine a lasanha com uma camada de ragu e bechamel 23 e cubos de provola. Asse a lasanha em forno estático pré-aquecido a 200°C por 30 minutos (ou em forno ventilado a 180°C por 20 minutos). Quando estiver pronto, retire a lasanha com ragu de cordeiro do forno 24, deixe esfriar um pouco e depois sirva 27!

Conservação

Você pode conservar a lasanha com ragu de cordeiro na geladeira, coberta com filme plástico ou em um recipiente hermético por 1-2 dias. Pode ser preparada no dia anterior, mantida na geladeira coberta com filme plástico e assada no dia seguinte. É possível congelá-la, somente se forem utilizados todos os ingredientes frescos, melhor crua: para assá-la será suficiente descongelá-la na geladeira cerca de 24 horas antes e depois assá-la no forno.

Conselho

Se não gostar do sabor marcante do pecorino, você pode substituir o bechamel de pecorino por um saboroso creme de parmesão.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.