Licor de romã

/5

APRESENTAÇÃO

Símbolo de abundância e bom agouro, ótimo sozinho, para preparar doces, Geleia de romã e pratos salgados. Hoje mostramos como transformar a romã em licor! O licor de romã é perfeito também como presente, junto com outras preparações feitas em casa, para enriquecer suas cestas de Natal! Cor vibrante, sabor cativante, perfeito para um agradável pós-refeição ou para acompanhar seus momentos preferidos. Este licor merece um lugar de honra ao lado de outros feitos em casa para oferecer ou presentear, como o de Licor de café, Licor de Nutella, Licor de alcaçuz ou até mesmo os mais tradicionais como o licor de Licor de mirto. Você terá uma ampla escolha para suas degustações!

INGREDIENTES
Ingredientes para 1,5 L
Romã 1 kg - (debulhada 690 g)
Álcool puro 500 ml - 96º
Açúcar 500 g
Água 800 g

Preparação

Para preparar o licor de romã, comece descascando a romã com cuidado para remover a casca fina branca que envolve os grãos 1. Coloque as sementes em um pote com tampa hermética 2 e adicione o álcool 3.

Feche o pote 4 e deixe por 12 dias para macerar em um lugar escuro e seco. Todos os dias, agite o pote. Após 12 dias, recupere a mistura e passe-a por uma peneira para coletar o suco 5. Prepare a calda: despeje a água em uma panela 6

Adicione o açúcar 7 e aqueça a calda sem deixar ferver, para que o açúcar se dissolva 8. Deixe a calda esfriar. Uma vez fria, despeje o álcool macerado 9.

Misture para incorporar 10 e despeje o licor de romã em uma garrafa 11. Deixe à temperatura ambiente por 20 dias antes de servi-lo 12.

Conservação

O licor de romã pode ser conservado por 90 dias na geladeira ou à temperatura ambiente, se não estiver muito quente.

Conselho

Para conferir uma nota aromática, você pode adicionar um pau de canela às sementes de romã em maceração.

IMPORTANTE

A preparação caseira de conservas e geleias pode apresentar riscos à saúde. Em um ambiente doméstico, não é possível criar condições e medidas necessárias para garantir a segurança e a adequação dos alimentos, que, ao contrário, os procedimentos industriais são capazes de assegurar para prevenir contaminações perigosas. É importante seguir rigorosamente as diretrizes de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas é sempre necessário lembrar que nunca se obterá a mesma segurança alimentar que as conservas e geleias produzidas profissionalmente oferecem. Para uma correta preparação das conservas feitas em casa, remetemos às diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.