Licor de mirto

/5

APRESENTAÇÃO

O licor de murta é, na Sardenha, sinônimo de licor típico tradicional.
Nos restaurantes, ao final da refeição, pede-se ou oferece-se um licor de murta, e em muitas casas, ainda hoje, este licor é preparado de maneira tradicional.
O sabor e a cor únicos do licor de murta devem-se ao fruto da planta de murta
(Myrtus communis), que gera bagas de cor azul-violeta, que tornam este licor único.

Se você ama licores caseiros, experimente também essas variações:

  • Licor de hortelã
  • Licor de manjericão
  • Licor de romã
  • Meloncello

Se você está procurando um digestivo não alcoólico, o canarino é o que você precisa.

INGREDIENTES
Bagas de murta 600 g
Água 1 l
Açúcar 600 g
Álcool puro 1 l - a 90°

Preparo

Coloque as bagas de murta em um recipiente hermético grande o suficiente para conter tanto as bagas quanto o álcool.
Cubra as bagas de murta com o álcool e deixe descansar em um local escuro e fresco por pelo menos 40 dias, agitando o recipiente de vez em quando.
Depois desse tempo, filtre o álcool das bagas de murta e dos resíduos e esprema delicadamente as bagas com um pano ou com gaze para extrair todos os sucos e essências que absorveram.
Enquanto isso, prepare uma calda fervendo a água e dissolvendo o açúcar; uma vez obtida a calda, deixe esfriar e depois misture com o álcool aromatizado. Filtre novamente tudo, engarrafe e deixe o licor assim obtido descansar por pelo menos um mês, melhor se dois, em um local fresco.

Conselho

É possível modificar as quantidades de água e açúcar para tornar o licor de murta mais adequado ao seu gosto, lembrando que se você possui 1 litro de essência (com álcool a 90°), adicionando 1 litro de calda, dividir-se-á a graduação volumétrica do álcool por dois, obtendo assim um licor que terá uma graduação de cerca de 45°. Aumentando a quantidade de calda, obteremos, portanto, uma graduação menor.
Em algumas regiões da Sardenha, a murta é preparada substituindo uma parte ou todo o açúcar pelo peso equivalente de mel (frequentemente de medronheiro).

Curiosidade

O melhor período para fazer o licor de murta é sem dúvida no período de inverno, pois as bagas de murta devem ser colhidas quando atingem sua inconfundível cor negra e ainda não ficaram muito duras; isso ocorre de novembro a janeiro, dependendo do clima e da exposição dos arbustos de murta.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.