Linguine com vôngole e bottarga
- Fácil
- 25 min
As linguine com bottarga e berbigão são um saboroso prato principal, que se inspira em uma receita típica da tradição culinária da Sardenha. Na Sardenha (também na Ligúria) o termo "berbigão" refere-se a amêijoas, enquanto por exemplo na Toscana refere-se a tellinas.
O formato de massa, semelhante a um espaguete achatado, também conhecido como linguine, envolve o molho de bottarga de tainha, que confere à preparação um sabor característico: se você nunca provou este ingrediente particular que dá aos pratos um toque agradavelmente saboroso, aqui está a oportunidade para fazer essa experiência! E para completar a homenagem à Sardenha, você poderia terminar o almoço ou jantar com deliciosas pardulas como sobremesa!
Descubra também nossas linguine com amêijoas e bottarga!
Para preparar as linguine com bottarga e berbigão, comece preparando as amêijoas: limpe-as descartando aquelas com a concha quebrada, depois enxágue repetidamente em água corrente fria 1. Agora coloque as amêijoas em uma peneira grande que deve ser imersa em uma bacia cheia de água, por cerca de meia hora, para permitir que soltem eventuais impurezas 2. Após o tempo necessário, escorra bem as amêijoas e reserve, depois doure dois dentes de alho esmagados em uma frigideira antiaderente com três colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem 3.
Quando o alho estiver pronto, adicione as amêijoas 4 e cubra com uma tampa para que abram (serão necessários poucos minutos) 5. Enquanto isso, leve uma panela com água salgada para ferver e cozinhe as linguine, depois escorra al dente 6.
Quando as amêijoas estiverem abertas, adicione a salsa picada 7 e a massa escorrida al dente 8, depois acrescente a bottarga de tainha ralando-a diretamente sobre a massa 9. Misture bem para incorporar todos os ingredientes, desligue o fogo e suas linguine com bottarga e berbigão estão prontas para serem servidas à mesa.