Fregola com amêijoas e bottarga

/5

APRESENTAÇÃO

A fregola com vôngole e bottarga é um prato principal que celebra a culinária e os sabores da Sardenha. A fregola, de fato, é um formato de massa típico da culinária da ilha, pequenos grãos que são tostados para obter pratos com uma consistência ligeiramente crocante, e é uma base perfeita para os outros ingredientes. As vôngole trazem todo o sabor do mar, salino e intenso, enquanto sua consistência macia cria um belo contraste com a da fregola. E depois há a bottarga, o "caviar do Mediterrâneo", o verdadeiro tesouro da culinária sarda, que com seu sabor marcante e ligeiramente amargo adiciona uma profundidade única ao prato. Um prato que une simplicidade e sofisticação, tradição e amor pela culinária.

Se você está procurando outras receitas com fregola, experimente também:

INGREDIENTES
Fregola 360 g
Amêijoas veraci 500 g - já escorridas
Bottarga de tainha quanto baste
Polpa de tomate 100 g
Vinho branco ½ copo
Alho 1 dente
Pimenta fresca 2
Salsa 1 ramalhete
Azeite virgem extra quanto baste
Sal quanto baste

Preparação

Para preparar a fregola com vôngole e bottarga, como primeiro passo em uma frigideira, coloque um fio de azeite, adicione o alho, os talos de salsa e a pimenta 1, deixe dourar em fogo alto por alguns minutos. Junte as vôngole e deglace com o vinho branco 2. Tampe com uma tampa 3 e espere as vôngole abrirem.

Coe o líquido das vôngole 4 e separe as vôngole de suas conchas, deixando algumas vôngole inteiras para a decoração final. Transfira a fregola para a mesma frigideira onde você cozinhou as vôngole 5 e toste em fogo baixo por 2 minutos. Em seguida, adicione a água das vôngole 6.

Adicione a polpa de tomate 7 e cozinhe. A água de cozimento das vôngole pode não ser suficiente, então adicione água quente, pouco a pouco. Se necessário, ajuste o sal. Por último, acrescente as vôngole 8 e a salsa picada 9.

Coloque um fio de azeite e misture bem 10. Sirva, adicione algumas vôngole com concha 11 e salsa picada 12.

Rale um pouco de bottarga de tainha sobre a superfície 13, complete com um fio de azeite 14. A fregola com vôngole e bottarga está pronta para ser servida 15.

Conservação

É melhor consumir a fregola com vôngole e bottarga imediatamente, mas se sobrar, você pode armazená-la na geladeira, em um recipiente fechado, por no máximo 2 dias.

Conselho

Você pode enriquecer a receita com legumes da estação para adicionar uma nota de cor e frescor.

Você pode usar as especiarias e ervas aromáticas de sua preferência.

É importante não exagerar no picante, pois pode mascarar o sabor delicado das vôngole.

Gostou da combinação de vôngole com bottarga? Experimente a receita de paccheri com alcachofras, vôngole e bottarga!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.