Geleia de laranjas amargas de Sevilha

/5

APRESENTAÇÃO

A geleia de laranjas amargas é talvez uma das mais conhecidas do mundo, graças também ao fato de ser a geleia emblema do Reino Unido.
Na Inglaterra, esta geleia se diferencia totalmente de todas as outras que são chamadas de jam e recebe o nome de marmalade, justamente para indicar que se trata de uma preparação completamente diferente.
A peculiaridade desta geleia não está apenas na denominação diferente, mas no fato de que é preparada com uma variedade particular de laranjas, as laranjas de Sevilha.
Estas laranjas estão disponíveis no mercado apenas do início de janeiro até o final de fevereiro e, enquanto são completamente imcomestíveis cruas por serem muito amargas e ácidas, transformadas em geleia são realmente ótimas.

Descubra também a nossa Geleia de limão sem casca!

INGREDIENTES
Laranjas 2 kg - amargo (de Sevilha)
Água 3 l
Suco de limão 2
Açúcar 3 kg

Preparação

Primeiramente, lave bem as laranjas e corte-as ao meio, depois esprema-as com um espremedor e colete o suco em uma panela.
Separe as sementes colocando-as em um saquinho de tecido.
Esvazie bem as laranjas com uma colher, coletando a polpa e as sementes.
Neste ponto, corte as cascas das laranjas em tiras e coloque-as junto com o suco em uma panela antiaderente; depois, coloque também o saquinho com as sementes, cubra tudo com água e deixe cozinhar por 2 horas.

Enquanto a geleia cozinha, dedique-se à esterilização dos frascos e tampas, conforme indicado nas diretrizes do Ministério da Saúde no final da receita.


Remova o saquinho com a polpa das laranjas e aperte-o com uma colher para liberar o suco em excesso.
Adicione o açúcar, o suco dos 2 limões e mexa com uma colher de madeira até que o açúcar esteja completamente dissolvido.
Leve tudo à fervura, retire a espuma e cozinhe por pelo menos mais 5 minutos.
Desligue o fogo, mexa bem para distribuir as cascas de laranja de forma homogênea e envasile imediatamente, ainda quente, nos frascos de vidro que você esterilizou, tendo o cuidado de deixar 1 cm de espaço da borda do frasco.


Aperte bem as tampas esterilizadas, mas sem apertar excessivamente e deixe esfriar. Com o calor da geleia, será formado um vácuo, que permitirá conservar o produto por um longo tempo. Depois que os frascos esfriaram, verifique se o vácuo foi criado corretamente: você pode pressionar o centro da tampa e, se não ouvir o clássico "click-clack", o vácuo foi formado. Sua geleia de laranjas amargas de Sevilha está pronta para ser degustada!

Conservação

A geleia de laranjas amargas de Sevilha pode ser conservada por cerca de 3 meses, desde que o vácuo tenha sido criado corretamente e os frascos sejam armazenados em um local fresco e seco, longe de fontes de luz e calor. Recomenda-se aguardar pelo menos 2-3 semanas antes de consumir a geleia. Uma vez aberto cada frasco, conservar na geladeira e consumir no prazo máximo de 3-4 dias.

Conselho

Se você quiser deixar sua geleia menos ácida, pode usar metade laranjas de Sevilha e metade laranjas normais, embora, obviamente, o resultado não será o mesmo.
As cascas das laranjas não precisam ser necessariamente cortadas em tiras, mas você pode tranquilamente optar por cortá-las em cubos ou pedaços pequenos, a seu gosto.

Curiosidade

Estranho, mas verdade?
Apesar de esta deliciosa geleia ser famosa, não apenas no Reino Unido, mas também em muitos outros países do mundo, na cidade produtora das laranjas particulares com as quais é preparada, ou seja, Sevilha, não se costuma comer nem preparar a marmalade e, além disso, as laranjas azedíssimas são deixadas para apodrecer no chão, até nos passeios.

IMPORTANTE

A preparação caseira de conservas e geleias pode apresentar riscos à saúde. Em um ambiente doméstico, de fato, não é possível criar condições e medidas necessárias para garantir a segurança e adequação dos alimentos, ao contrário do que os procedimentos industriais conseguem assegurar para prevenir contaminações perigosas. É, portanto, importante seguir rigorosamente as indicações de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas é preciso sempre ter em mente que nunca se terá a mesma segurança alimentar que apresentam as conservas e geleias produzidas profissionalmente. Para uma correta preparação de conservas caseiras, remetemos às diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.