Cerejas em calda com Vinho do Porto e canela
- Fácil
- 35 min
- Kcal 251
A geleia de laranjas amargas é talvez uma das mais conhecidas do mundo, graças também ao fato de ser a geleia emblema do Reino Unido.
Na Inglaterra, esta geleia se diferencia totalmente de todas as outras que são chamadas de jam e recebe o nome de marmalade, justamente para indicar que se trata de uma preparação completamente diferente.
A peculiaridade desta geleia não está apenas na denominação diferente, mas no fato de que é preparada com uma variedade particular de laranjas, as laranjas de Sevilha.
Estas laranjas estão disponíveis no mercado apenas do início de janeiro até o final de fevereiro e, enquanto são completamente imcomestíveis cruas por serem muito amargas e ácidas, transformadas em geleia são realmente ótimas.
Descubra também a nossa Geleia de limão sem casca!
Primeiramente, lave bem as laranjas e corte-as ao meio, depois esprema-as com um espremedor e colete o suco em uma panela.
Separe as sementes colocando-as em um saquinho de tecido.
Esvazie bem as laranjas com uma colher, coletando a polpa e as sementes.
Neste ponto, corte as cascas das laranjas em tiras e coloque-as junto com o suco em uma panela antiaderente; depois, coloque também o saquinho com as sementes, cubra tudo com água e deixe cozinhar por 2 horas.
Enquanto a geleia cozinha, dedique-se à esterilização dos frascos e tampas, conforme indicado nas diretrizes do Ministério da Saúde no final da receita.
Remova o saquinho com a polpa das laranjas e aperte-o com uma colher para liberar o suco em excesso.
Adicione o açúcar, o suco dos 2 limões e mexa com uma colher de madeira até que o açúcar esteja completamente dissolvido.
Leve tudo à fervura, retire a espuma e cozinhe por pelo menos mais 5 minutos.
Desligue o fogo, mexa bem para distribuir as cascas de laranja de forma homogênea e envasile imediatamente, ainda quente, nos frascos de vidro que você esterilizou, tendo o cuidado de deixar 1 cm de espaço da borda do frasco.
Aperte bem as tampas esterilizadas, mas sem apertar excessivamente e deixe esfriar. Com o calor da geleia, será formado um vácuo, que permitirá conservar o produto por um longo tempo. Depois que os frascos esfriaram, verifique se o vácuo foi criado corretamente: você pode pressionar o centro da tampa e, se não ouvir o clássico "click-clack", o vácuo foi formado. Sua geleia de laranjas amargas de Sevilha está pronta para ser degustada!