Geleia de pimentas picantes

/5

APRESENTAÇÃO

A geleia de pimentas é uma preparação típica da Calábria, onde a pimenta é muito usada e a gastronomia local a utiliza amplamente em inúmeras receitas. Para fazer a geleia de pimentas picantes, também são usados Geleia de pimentão para dar corpo à geleia e suavizar o sabor picante que, de outra forma, seria muito concentrado; em seguida, adiciona-se açúcar refinado para dar uma nota agridoce, típica deste tipo de conserva, e vinho tinto para saborizar a mistura.
Deguste sua geleia de pimentas picantes feita em casa acompanhada de uma tábua de queijos variados: como a Crostini com ricota e geleia de pimenta fresca ou defumada, o queijo tipo robiola ou queijos mais cremosos e macios de massa mole, como o Quark, que suavizam parte da picância sem tirar o gosto; ou então escolha queijos maturados como, por exemplo, o Pecorino, indicado para os mais audazes, amantes de sabores intensos.

Esta conserva é uma ideia perfeita para enriquecer suas cestas de Natal feitas à mão com um produto da tradição!

INGREDIENTES
Pimenta fresca 200 g - vermelho picante
Pimentões vermelhos 800 g
Açúcar 500 g
Sal fino 1 pitada
Vinho tinto 50 ml

Preparação

Para preparar a geleia de pimentas picantes, comece pelos pimentões: lave-os, seque-os e corte a parte superior 1, depois corte-os ao meio no sentido do comprimento e retire os filamentos brancos internos e as sementes 2. Finalmente, corte-os em pedaços 3.

Neste ponto, coloque um par de luvas e proceda da mesma forma com as pimentas: lave-as, retire o cabinho 4, corte-as ao meio no sentido do comprimento e retire as sementes 5, por fim, corte as pimentas em pedaços 6.

Coloque os pedaços de pimentões e pimentas em uma panela grande e adicione o açúcar refinado 7, o sal 8 e o vinho 9 e cozinhe em fogo bem baixo.

Cubra a panela com uma tampa 10, tendo o cuidado de deixar uma abertura para o vapor, e cozinhe por cerca de uma hora. Use esse tempo para proceder com a sanitização dos potes e das tampas, conforme indicado nas diretrizes do Ministério da Saúde mencionadas ao final da receita. Uma vez concluída essa operação, volte à sua geleia: desligue o fogo 11 e passe tudo pelo passador de legumes 12, demorando-se nas cascas para extrair o máximo de polpa possível.

Quando terminar de passar as pimentas pela peneira, obterá uma polpa homogênea 13. Neste ponto, coloque novamente a mistura em fogo baixo e cozinhe, mexendo frequentemente 14 e retirando a espuma, se necessário, para eliminar a camada branca que pode se formar na superfície durante o cozimento. Cozinhe por 30 minutos, até que a geleia tenha se tornado densa 15.

Após 30 minutos, faça o teste do pires: retire um pouco da mistura com uma colher de chá e deixe cair uma gota em um prato, que deve permanecer compacta 16, esta é a prova de que sua geleia está pronta. Se a gota escorregar e não ficar compacta, continue o cozimento pelo tempo necessário, mexendo frequentemente. Desligue o fogo e transfira a geleia quente para os potes previamente sanitizados: use uma concha e um funil para geleias 17. Encha os potes deixando 1 centímetro da borda, depois feche bem as tampas, mas sem apertar excessivamente. Deixe esfriar: com o calor da geleia, criará-se o vácuo, que permitirá conservar o produto por um longo tempo. Uma vez que os potes estiverem frios, verifique se o vácuo está correto: pressione o centro da tampa e, se não ouvir o clássico "click-clack", o vácuo foi criado 18. Sua geleia de pimentas picantes está pronta para ser degustada!

Conservação

A geleia de pimentas picantes se conserva por cerca de 3 meses, desde que o vácuo tenha sido criado corretamente e os potes sejam armazenados em um local fresco e seco, longe de fontes de luz e calor. É aconselhável esperar pelo menos 2-3 semanas antes de consumir a geleia. Uma vez aberto cada pote, conserve na geladeira e consuma no prazo de 3-4 dias no máximo.

Conselho

Nota técnica fundamental: obtenha luvas, coloque-as e não as remova até que você termine de limpar e cortar as pimentas. Agora que os olhos estão seguros, podemos falar de outra coisa, por exemplo, o fato de que colocar as metades das pimentas sob água corrente ajudará a remover as sementes com mais facilidade.

IMPORTANTE

A preparação caseira de conservas e geleias pode apresentar riscos à saúde. Em um ambiente doméstico, não é possível criar condições e medidas necessárias para garantir a segurança e a adequação dos alimentos, que, ao contrário, os processos industriais são capazes de assegurar para prevenir contaminações perigosas. Portanto, é importante seguir rigorosamente as diretrizes de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas é necessário sempre lembrar que nunca se obterá a mesma segurança alimentar que as conservas e geleias produzidas profissionalmente apresentam. Para uma correta preparação de conservas caseiras, remetemos às diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.