Geleia de ameixa e gengibre

/5

APRESENTAÇÃO

Uma explosão de sabor e energia com a geleia de ameixa e gengibre, é exatamente o que se consegue ao espalhar um pouco desta deliciosa compota no pão, ou em torradas, especialmente no café da manhã, quando se precisa de energia. O sabor levemente azedo da fruta junto com o retrogosto picante e perfumado de limão da raiz, conferem à geleia de ameixa e gengibre aquele algo a mais que encanta os paladares mais refinados e os mais curiosos.

INGREDIENTES
Ingredientes para cerca de 1 kg de geleia
Ameixas 1 kg - pretas sem caroço
Gengibre fresco 30 g
Açúcar 350 g

Preparação

Para preparar a geleia de ameixa e gengibre comece pela sanitização dos potes e tampas, conforme indicado nas diretrizes do Ministério da Saúde mencionadas no final da receita. Depois de realizar esta operação, passe para as ameixas: lave-as e corte-as ao meio 1, retire o caroço 2 e depois corte-as em cubos 3.

Com a ajuda de um descascador ou uma faquinha, descasque o gengibre 4. Coloque uma panela bem ampla no fogo e adicione as ameixas 5. Em seguida, adicione o açúcar 6.

Rale o gengibre 7 e misture com uma colher de pau para distribuir bem o açúcar 8. Mexa de vez em quando, cozinhando sempre em fogo médio por cerca de 30 minutos, e deixe que o composto atinja a temperatura de 108° 9.

Assim que estiver cozida, passe a geleia pelo passa-verduras, de preferência de malha fina, 10 depois despeje-a ainda quente nos potes que você sanitizou 11, tomando cuidado para deixar 1 centímetro da borda do frasco 12. Bata levemente os recipientes em uma superfície para que a geleia de ameixa e gengibre assente. Feche os potes e deixe-os esfriar. Se você usar potes com tampas de vedação de borracha, ao consumir a geleia, você pode fazer o teste de vácuo puxando a lingueta apropriada: se ao puxá-la produzir um som seco, significa que o conteúdo foi preservado com o vácuo correto. Caso contrário, se ao puxar a lingueta a vedação estiver "mole", significa que o vácuo não foi criado corretamente e é melhor não consumir o conteúdo. Se, no entanto, você usar potes com tampas de rosca, depois de envasar a geleia ainda quente, rosqueie bem as tampas, mas sem apertar muito, e deixe os frascos esfriarem. Você pode virá-los de cabeça para baixo ou evitar esta etapa: graças ao calor, o vácuo será formado de qualquer forma, permitindo que o produto se conserve por um longo tempo. Uma vez que os potes tenham esfriado, verifique se o vácuo ocorreu corretamente: você pode pressionar o centro da tampa e, se não ouvir o clássico "click-clack", o vácuo terá ocorrido. Depois de verificar que a conservação foi bem-sucedida, sua geleia de ameixa e gengibre está pronta para ser saboreada!

Conservação

A geleia de ameixa e gengibre se conserva por cerca de 3 meses, desde que o vácuo tenha ocorrido corretamente e os potes sejam armazenados em um local fresco e seco, longe de fontes de luz e calor. Recomenda-se esperar pelo menos 2-3 semanas antes de consumir a geleia. Uma vez aberto cada pote, conserve na geladeira e consuma em no máximo 3-4 dias.

Conselho

Ameixas e gengibre, uma combinação nada mal! Eu as experimentei há algum tempo e desde então não consigo mais ficar sem. Não só no café da manhã e no lanche, mas também para acompanhar queijos doces e carnes brancas, a geleia de ameixa e gengibre sempre me surpreende! O sabor levemente azedo das ameixas e o picante do gengibre são realmente uma dupla vencedora!

IMPORTANTE

A preparação caseira de conservas e geleias pode apresentar riscos à saúde. Em um ambiente doméstico, não é possível criar condições e medidas necessárias para garantir a segurança e a idoneidade dos alimentos, que, ao contrário, os procedimentos industriais conseguem assegurar para evitar contaminações perigosas. É, portanto, importante seguir rigorosamente as indicações de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas é sempre necessário ter em mente que nunca se poderá obter a mesma segurança alimentar apresentada pelas conservas e geleias produzidas em nível profissional. Para uma correta preparação de conservas caseiras, consulte as diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.