Massa com favas, abobrinha e bottarga

/5

APRESENTAÇÃO

Está com vontade de um prato principal saudável, mas rico em sabores?
Hoje, nós do GialloZafferano propomos a massa com favas, abobrinha e bottarga para um almoço leve ou um jantar informal sem abrir mão do sabor. Você obterá um prato colorido e rico em propriedades!
As favas, de fato, são ricas em magnésio, potássio e ferro, enquanto as abobrinhas têm baixo conteúdo calórico.
Depois de cozidas e salteadas as verduras na frigideira com a massa, adicione a bottarga em pó ou em lascas a gosto. Extraída dos ovos de tainha ou de atum, a bottarga é rica em Ômega 3 e confere um sabor único ao prato com seu gosto marcante e um retrogosto de amêndoas.
Para realizar esta receita, você pode escolher a massa que preferir: o espaguete ou as linguine reterão em cada fio o molho, tornando a massa com favas, abobrinha e bottarga um prato cremoso e convidativo!

INGREDIENTES
Espaguete 400 g
Grãos de fava 1 kg - a limpar
Abobrinhas 340 g
Bottarga de tainha quanto baste - em pó
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Alho 1 dente - (opcional)

Preparo

Para preparar a massa com favas, abobrinha e bottarga, comece a limpar as favas frescas. Retire a extremidade de cada vagem e divida-a ao meio, pressionando no centro com os dedos. Extraia delicadamente as sementes 1 e remova a pelinha externa delas 2. Se usar favas já limpas, você precisará de cerca de 400 g. Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite com um dente de alho (pode omiti-lo se não gostar) e adicione as favas. Você pode facilitar o cozimento adicionando água suficiente 3. Cozinhe as favas por cerca de 15 minutos, salgue e coloque pimenta a gosto.

Enquanto as favas cozinham por mais 15 minutos na frigideira, retire metade delas 4 e bata-as no liquidificador, adicionando um pouco de água quente para obter um creme liso e denso (5-6). Reserve o creme obtido.

Enquanto isso, lave as abobrinhas, retire as duas extremidades e corte-as em tiras finas 7. Para este passo, você pode consultar o guia da escola de culinária: como cortar legumes. Junte as tiras de abobrinha às favas na frigideira nos últimos 5 minutos de cozimento, misture e refogue os legumes 8. Em seguida, adicione o creme de favas, misture os ingredientes e desligue o fogo 9.

Em uma panela grande, ferva a água, salgue a gosto e cozinhe o espaguete 10. Uma vez cozido, escorra e passe na frigideira para dar sabor com o molho em fogo médio. Termine de saltear a massa adicionando a quantidade de bottarga de tainha ou de atum que desejar 11. Você também pode usar a bottarga fresca para ralar diretamente na frigideira. Sirva esta leve e deliciosa massa com favas, abobrinha e bottarga bem quente 12!

Conservação

A massa com favas, abobrinha e bottarga pode ser conservada por um dia na geladeira em um recipiente hermético ou coberta com filme plástico.
Não é recomendado congelar.

Dica

O charme deste prato está no delicado equilíbrio de sabores, no entanto, quem gosta de gostos mais acentuados deve anotar: a bottarga inteira, usada em lascas, tem um sabor mais intenso e, se desejar, você pode guarnecer a massa com algumas folhas aromáticas de hortelã e alguns tomatinhos cereja.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.