Massa com puntarelle cozidas

/5

APRESENTAÇÃO

As puntarelle são um vegetal pouco utilizado no Norte da Itália, mas que se tornaram tão famosas graças a uma receita típica do Lácio: a salada de puntarelle à romana, onde as puntarelle são servidas cruas acompanhadas de um delicioso molho de anchovas. Hoje queremos propor os mesmos sabores em um prato principal realmente saboroso: a massa com puntarelle cozidas. Escolhemos um formato realmente especial, os bucatini, porque apesar de serem uma massa longa conseguem absorver o creme preparado com a parte mais externa das puntarelle. Anchovas e pimenta enriquecem esta preparação, mas o verdadeiro destaque deste prato será a cascata final de pão ralado que dará uma agradável nota crocante.

INGREDIENTES
Bucatini 320 g
Puntarela 450 g
Pão 50 g - (apenas miolo)
Queijo pecorino 50 g
Azeite virgem extra 40 g
anchovas em óleo 5 filés
Alho 2 dentes
Pimenta fresca 2
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar a massa com as puntarelle cozidas, comece limpando-as. Lave bem em água corrente, retire com uma faca a parte final do talo; retire apenas as folhas centrais, as menores e mais tenras 1, reservando as outras por um momento. Usando uma faquinha, separe-as do talo 2 e corte-as em julienne 3.

Coloque-as imediatamente em água com gelo, dessa forma não estragarão 4. Coloque no fogo uma panela suficientemente grande cheia de água, salgada a gosto. Pegue as puntarelle mais externas e com uma faca retire a parte final do talo, a parte branca que ao cozinhar ficaria dura 5. Assim que a água começar a ferver, escalde as puntarelle externas por cerca de 10 minutos 6.

Quando estiverem macias, escorra-as conservando a água de cozimento (que servirá para batê-las e para cozinhar a massa) 7 e deixe esfriar. Transfira-as para um triturador 8, coloque cerca de 50 g da água de cozimento 9 e bata as puntarelle até obter um creme.

Coe em outra tigela 10, adicione o queijo Pecorino ralado e a pimenta do reino; misture 11 e reserve seu creme. Em outra panela, coloque cerca de 20 g de óleo, 2 dentes de alho e os filés de anchovas escorridos do seu óleo 12.

Neste ponto, pegue uma das 2 pimentas, divida ao meio e retire as sementes e o pedúnculo externo. Adicione ao tempero na panela 13 e acenda o fogo. Cozinhe por alguns minutos até que as anchovas derretam e o alho esteja levemente dourado, em seguida, retire tanto o alho quanto a pimenta usando uma pinça de cozinha 14. Enquanto isso, leve a água de cozimento das puntarelle reservada anteriormente para ferver. Escorra as puntarelle centrais da água com gelo e coloque-as no refogado 15. Cozinhe por cerca de 7 minutos até que fiquem macias e desligue o fogo.

Enquanto isso, coloque a massa na água que agora terá começado a ferver. Enquanto a massa cozinha, ocupe-se de tostar a farinha de pão. Coloque um fio de óleo em uma panela e adicione a pimenta restante, sem sementes e picada. Deixe dourar levemente e adicione a farinha de pão esfarelada grosseiramente à mão 16. Mexa continuamente até que esteja bem tostada 17. Assim que os bucatini estiverem cozidos, escorra-os e coloque-os diretamente na panela com as puntarelle em julienne 18; em seguida, adicione o creme de puntarelle 24.

Adicione então o creme de puntarelle 19 e salteie tudo por alguns instantes 20. Sirva a massa com puntarelle cozidas adicionando em cada prato uma colher de sopa de pão ralado tostado 21 e saboreie ainda quente!

Conservação

Recomenda-se consumir a massa com as puntarelle cozidas imediatamente. Alternativamente, pode ser armazenada na geladeira em um recipiente hermético por no máximo um dia.

Conselho

Se você não gosta de anchovas, pode omiti-las ou substituí-las por alcaparras que darão ao refogado o sabor certo!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.